Historia da Copa do Mundo de 1930

Copa Libertadores 2018: Brasil vs Argentina


Campeões da Libertadores   + Artigos / Noticias

A Copa Libertadores será retomada após a Copa do Mundo dentro de um contexto bastante claro: o torneio acontecerá com as equipes sul-americanas, jogando contra o Brasil e, mais especificamente, a competição será Brasil vs. Argentina.
Brasil x Argentina
Fonte: FIFA World Cup via Facebook

A Copa Libertadores teve muitas reorganizações nos últimos dois anos, sendo a principal o fato de que o torneio é jogado com mais calma durante todo o ano (de fevereiro a dezembro), em vez de competir de forma apertada durante o primeiro semestre do ano. Esta reorganização no calendário, afetou diretamente as equipes mexicanas e argentinas, cujas ligas seguem o formato europeu, jogando de agosto a maio. Por esse motivo, os mexicanos decidiram não participar da competição, como Notícias Futebol explica em detalhes na seção Copa Libertadores, abrindo assim mais vagas para as equipes brasileiras e argentinas.

Desta forma, após a fase de grupos do torneio e o intervalo que levará a competição para que os jogadores participarem da Copa do Mundo, das 16 equipes classificadas para a rodada dos playoffs 6 são brasileiras e 6 são argentinas. Das 16 classificadas as únicas equipes que conseguiram passar sem grandes problemas foram Libertad e Cerro Porteño, do Paraguai, enquanto Atlético Nacional da Colômbia e Colo Colo do Chile, conseguiram se filtrar também, jogando dentro do único grupo que não continha times do Brasil ou da Argentina.

Vale destacar que das 6 equipes brasileiras cinco delas avançaram como líderes de seu grupo (Grêmio, Cruzeiro, Santos, Corinthians e Palmeiras), deixando apenas em segundo o Flamengo, que não conseguiu alcançar o River Plate da Argentina no topo de seu grupo.

Do lado dos argentinos, o River Plate foi o único na frente de seu grupo (como mencionado acima), enquanto os outros cinco clubes (Atlético Tucumán, Racing, Estudiantes, Independiente e Boca Juniors), ficaram em segunda posição em seus respectivos grupos, atrás dos brasileiros. Por causa disso pelo menos três das oito partidas nos playoffs serão encontros memoráveis entre brasileiros e argentinos, e o Flamengo, segundo do seu grupo, tem chances muito altas de enfrentar uma das outras cinco equipes brasileiras na ronda dos playoffs.
River Plate
Fonte: Conmebol Libertadores via Facebook

Brasil tem as melhores chances de vencer a Copa Libertadores

Com base na análise anterior, e no fato de que a liga brasileira segue o mesmo formato de competição da Copa Libertadores, jogando de fevereiro a dezembro, ao contrário dos argentinos, que jogam a sua Superliga de agosto a maio, o Brasil é o grande favorito para ganhar a Copa Libertadores 2018. Os clubes brasileiros tiveram uma sólida passagem no torneio, colocando-se como primeiros de seus grupos, e com a única exceção do Flamengo, que apesar de ter talentos jovens como Lucas Paquetá e Vinícius Júnior (que vai jogar no Real Madrid), mas não conseguiram conter o incontrolável River Plate.

O problema que vão enfrentar as equipes argentinas como o River Plate, quando a Libertadores recomeçar em 7 de agosto, é que, ao contrário dos brasileiros, que continuarão jogando o Brasileirão mesmo depois que a Copa do Mundo finalizar, elas terão mais tempo fora de atividade, e isso pode diminuir seriamente seu desempenho na Libertadores.
Comemoração da Conquista
Fonte: Conmebol Libertadores via Facebook

Como a Superliga Argentina segue um calendário de competição europeu, seu torneio local não terá início até 10 de agosto, aumentando o risco de que seus jogadores reduzam seu nível de competitividade. Além do mais o mercado de transferências argentino pode provocar saídas importantes de jogadores das suas equipes durante a grande pausa que os argentinos vão ter após a Copa do Mundo.


Sidney Barbosa da SilvaPor Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 08/Junho/2018.

 

Shopping Campeões do Futebol