UEFA  O TROFÉU DA LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA


HISTÓRIA   CAMPEÕES   ARTILHEIROS   O TROFÉU         + CONTINENTAIS

       

Troféu de 1960 erguido pelo Real Madrid Troféu erguido pelo Ajax nos anos 70 Troféu erguido peloLiverpool em 2005

O 1° Troféu arrebatado pelo poderoso Real Madrid; em seguida o do Ajax que foi três vezes consecutivas campeão europeu nos anos 70, sendo a primeira equipe a conseguir tal feito desde o novo design do troféu, em 1967; depois o o treinador Rafael Benítez ergue o troféu em 2005, tornando o Liverpool a última equipe a ter o direito de manter uma versão original.

O atual Troféu da UEFA Champions League, que mede 73,5 centímetros de altura e pesa 8,5 quilos, remonta a 2006.

Uma norma, introduzida em 1968/69, permitiu que a Taça se torne propriedade de qualquer clube que vença a competição cinco vezes ou em três ocasiões seguidas. Isso significa que Real Madrid CF, AFC Ajax, FC Bayern München, AC Milan e, desde 2005, Liverpool FC, todos têm um exemplar original na sua sala de troféus. De acordo com os novos regulamentos, qualquer clube que conquiste o troféu por três vezes consecutivas ou por cinco vezes no total recebe uma distinção especial, com esse clube a começar um novo ciclo.

O troféu que o capitão da equipe vencedora vai erguer no Estádio de Wembley, em Londres, é a quinta versão do atual design. Depois de o original ter sido entregue ao Real, em 1966, o Secretário-geral da UEFA, Hans Bangerter, decidiu criar um novo design e pediu a ajuda de um especialista local de Berna, Jürg Stadelmann, para a sua concepção.

"O meu pai, Hans, e eu fomos até ao escritório de Bangerter e cobrimos o chão de desenhos", relembra Stadelmann. "Ele fez comentários como, 'os búlgaros gostariam do fundo dessa. Os espanhóis gostariam dessa, mas os italianos prefeririam essa e os alemães escolheriam esta'. Depois juntámos tudo, como um puzzle. Foi um design constituído por várias partes, ainda assim gosto dele e penso que todos do futebol sentem o mesmo".

"Lembro-me de que tinha de estar terminada antes de 28 de Março", acrescentou Stadelmann, "porque ia me casar e levar a minha mulher a Los Angeles, numa viagem de barco que ia durar dez dias. O troféu demorou 340 horas até estar acabado. Fiz o melhor trabalho possível, que depois foi concluído pelo gravador Fred Bänninger.

Troféu atual da Liga dos Campeões

Jürgen Klinsmann e Bebeto apresentam o atual Troféu da UEFA Champions League, que teve lugar nos Estados Unidos.


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: UEFA.com.
Página adicionada em 23/Setembro/2012.

 

 

Pesquisa personalizada

 

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo