Arquivo
  Especiais
  + Futebol
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Diversos                                      + CLUBES
Manchester United Manchester United Football Club
Fundado em 1878
Endereço: Sir Matt Busby Way, Old Trafford
Manchester - M16 0RA - Inglaterra
Estádio Old Trafford - 76 000 lugares (todos sentados)
Site oficial: www.manutd.com
História do Manchester United
  História   |   A Tragédia de 1958
Fundação do Newton Heath, futuro Manchester United
A equipe do Newton Heath em 1891/1892
Fundado com o nome Newton Heath LYR (Lancashire e Yorkshire Railway) no ano de 1878 por um grupo de trabalhadores ferroviários. Logo passaram a disputar partidas contra outros departamentos e outras empresas ferroviárias.

Apesar de o clube ter sido fundado 10 anos antes da criação da Football Association, o clube não foi um dos fundadores da FA por não se considerar preparado o suficiente a adentrar na Liga- o que ocorreu apenas em 1892.

O clube chegou perto da extinção no início do século XX por problemas financeiros na empresa ferroviária, no entanto, o clube foi preservado por um empresário do ramo de cerveja local, John Henry Davies. Diz a lenda que êle soube da situação do clube quando encontrou um cão pertencente ao capitão da equipe, o sr. Harry Stafford.

John Henry Davies decidiu investir no Newton Heath com interesse em admnistrá-lo. Para isso sugeriu a mudançao de nome - inicialmente foi proposto a mudança para Manchester Central (rejeitado) e Manchester Celtic (rejeitado). Em abril/maio de 1902 foi aprovado o atual nome: Mancheter United. Em setembro de 1903, Ernest Mangnal é nomeado secretário da equipe, mas é reconhecido como sendo o primeiro Gerente do Clube.
 
Em 1885 o clube se profissionalizou e, em 1888, foram admitidos na Football Alliance. O Newton Heath jogou por três anos na Football Alliance, terminando a primeira temporada em 8°, a segunda em 9° e a terceira em 2°, com somente três derrotas em 22 jogos, e com 69 gols marcados. Em 1892 foram admitidos pela a Football League para jogar a Divisão One, uma vez que esta foi expandida de 14 para 16 times, e uma segunda divisão adicionada. O jogo inaugural do Newton Heat foi em 3 de setembro de 1892 contra o poderoso Blackburn Rovers. O público foi de 8.000 pessoas e foi jogado em uma chuva torrencial, com os Heathens perdendo por 4-3. Um escocês chamado Robert Donaldson se tornou o primeiro jogador a marcar um gol na liga pelo time que seria o Manchester United.
 
Primeiros campos

Old Trafford em 1910Durante anos o clube jogou num campo de lama, o North Road, até 1893. Depois passaram a jogar no campo de Bank Street, mas este também se mostrou ser um campo com poucas condições de jogo.

As palavras Old Trafford entrou no folclore do futebol pela primeira vez durante a temporada 1909/10 (foto de 1910, ao lado). O terreno em que o estádio foi construído foi comprado pelo Manchester Brewery Company (John Henry Davies) e foi cedido ao clube. A construção começou em 1908 sob a supervisão do arquiteto Archibald Leitch.

O primeiro jogo do United em Old Trafford foi jogado em 19 de fevereiro de 1910, perdendo por 4 a 3 para o seu primeiro visitante, o Liverpool. 80 000 pessoas se acomodaram na nova casa do United para esta partida. Dois dias antes, o velho estádio de madeira em Bank Street (segunda casa do clube) havia sido derrubada por ventos fortes.

Primeiro Derby na Liga

1894 foi o ano do primeiro derby de Manchester, jogado em 3 de novembro no campo do Manchester City, Ardwick. Os times já haviam se encontrado na Manchester Cup, na Football Alliance, e até na FA Cup, mas esse foi o primeiro jogo na Liga dos dois grandes rivais. O jogo foi assistido por 15.000 pessoas em um tempo ameaçador. Os Heathens jogaram a primeira pedra em seus vizinhos, vencendo por 5-2 (também ganharam o jogo de volta, 4-1). O jogo foi notável também pela estréia em casa de um jogador do City chamado Billy Meredith, que posteriormente seria a primeira grande estrela do United.

Primeiro títulos

Em 1908 dois títulos, a FA Community Shield, e a principal divisão (Premier Legue).
Na Community Shield venceu o o Queens Park Rangers, vencedor da Southern League, por 4 a 0 após empate na primeira partida por 1 a 1. Na principal divisão somou 52 pontos em 38 partidas. Em 1909 conquistou o seu terceiro troféu, a Copa da Inglaterra, ao bater o Bristol City por 1 a 0, graças ao gol de Sandy Turnbull.
 
  História   |   A Tragédia de 1958
Pesquisa personalizada
Fontes: www.manutd.com, www.manutdbr.com e Arquivo Campeões do Futebol
Página adicionada em 04 de maio de 2011
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Diversos                                     + CLUBES
Mascote do Man United
Diabo Vermelho
O mascote oficial



Camisa N 1 do Man United
Camisa 1 - 2010/2011



Escudo utilizado em camisa
Escudo da Camisa


Escudo utilizado de forma geral
Escudo no site - 2011
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador