HISTÓRIA DO FUTEBOL MARANHENSE - PARTE 1


Federação Maranhense de Futebol  FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL
  Fundada em 11 de Janeiro de 1918
  Endereço: Rua do Alecrim, 415 - Ed. Palácio dos Esportes
  Centro - São Luís/MA - CEP 65010-040
  www.fmfma.com.br e www.futebolmaranhense.com.br


História - Parte 1 História - Parte 2 Torneio de 1909 1ª Divisão 2ª Divisão Outras Competições Arquivo   + ESTADUAIS


Introdução

No Maranhão, o esporte veio diretamente do exterior por meio de Nhozinho Santos, que ao regressar da Inglaterra em 1905 - onde fora estudar para técnico em indústria textil, na cidade de Liverpool -, tornara-se um ardoso praticante do “football”, e não se esqueceu de trazer em sua bagagem os apetrechos necessários à prática desse esporte: chuteiras, apitos, bolas, etc., como também para outras atividades esportivas, como o “croket”, “crickt”, tênis.

Assim, naquele final de 1905 reuniram-se na residência da família Santos, na rua Grande, n.1018, em São Luis, onde funcionava o Instituto Zoé Cerveira, o líder Nhozinho Santos, seus irmãos Totó e Maneco, alguns amigos e convidados para tratar da implantação do “foot ball association” no Maranhão. Estiveram presentes: John Shipton, John Moon, Ernest Dobler, ingleses empregados na Boat Steamship Co. Ld. (Mala Real Inglesa) e na Booth Line & Co. Ld., e os maranhenses Izidoro Aguiar, Edmundo Fernandes, Afonso Gandra, José Ramos Bastos, Antero Novaes, Carlos Neves, Antero Serejo, e outros mais (Martins, 1989:284).

Nesta reunão ficou estabelecido que na vasta área da fábrica de têxteis “Santa Izabel”, seria construído um campo para a prática do futebol, nascendo assim o Fabril Athletic Club - FAC. Neste terreno, localizado na área central da cidade, foram sacrificadas algumas árvores para que tivesse as dimensões necessárias para a prática do esporte. E posteriormente houve alguma dificuldade para se arranjar os onze jogadores para se formarem os times e os treinamentos eram realizados com dois quadros de oito jogadores cada.

As competições no campo do FAC começaram a despertar a curiosidade dos transeuntes que assistiam as partidas através de aberturas, no cercado da Fabril. Ninguém entendia do que se tratava, ao observarem os rapazes correndo atrás da bola, pois havia muita disputa e muita algazarra: “Sucederam-se os treinamentos com os esportistas apurando a forma técnica, entendo melhor as regras... não havia treinamentos físicos. A resistência vinha em decorrência do maior tempo dos coletivos que, às vezes, processavam-se até não ser mais enxergada a bola. Assim, decorreu o ano de 1906, uma ou outra disputa entre as duas formações, usando camisas e chuteiras e as bolas importadas” (Martins, 1989: 284-285).

A partir destes experimentos, deu-se início ao desenvolvimento do futebol maranhense, conforme os relatos de memória que se seguem até a fase de 1917, ano em que o esporte e o futebol, em particular, no Maranhão se mostravam consolidados.

As primeiras partidas de futebol

Embora Djard Ramos Martins registre a data de 28 de maio de 1907 como sendo a da primeira partida oficial, ocorreu uma partida antes, em 12 de abril daquele ano, entre as equipes internas dos “Pretos” ( Black and White) e a dos “Encarnados” ( Red and White), com a duração de 50 minutos, com dois tempos de 25, com a vitória dos “pretos”, por 1 x 0. O jogo teve prosseguimento por mais 15 minutos, permanecendo o resultado.

Com a instituição do Fabril Athletic Club e a constituição das duas equipes, e por força das sucessivas disputas, criou-se uma rivalidade importante para despertar o maior entusiasmo pela conquista de belos feitos: “O primeiro embate oficializado pelo F.A.C. aconteceu a 28 de maio de 1907. No final, ocorreu a igualdade (2 a 2). Essas equipes disputaram outras partidas: 26.05.1907 - Black and White 2 x Red and White 2. Naquele tempo, um jogo empate reclamava logo a realização de outro para conhecer-se o vencedor. Isso ocorreu a 16 de junho de 1907, desta feita com a vitória do ‘Black and White’ (1 a 0)”. (Martins, 1989: 285).

As equipes eram formadas pelos times do “Black and White”: João Mário; A. Vieira e G. Costa Rodrigues; E. Simas, Moraes Rego e Joaquim Ferreira Belchior; F. Machado, John Shipton, John Moon, M. Lopes e C. Gandra. O do “Red and White” era formado por: João Alves dos Santos; Izidoro Aguiar e Alcindo Oliveira; Afonso Guilhon, Aluízio Azevedo e José Ramos Bastos, Antero Novaes, Ernesto Dobler, Carlos Neves, Manoel Alves dos Santos e Antero Serejo.

Outras partidas preparatórias realizadas neste mês: 25.06.1907 - Black and White 2 x Red and White 2; 23.06.1907 - Black and White 1 x Red and White 1; 26.06.1907 - Black and White 1 x Red and White 3. Em 07 de julho de 1907 nova partida - Black and White 0 x Red and White 2; em 14.07.1907 - Black and White 0 x Red and White 1.

Em janeiro de 1908 registra-se o primeiro jogo entre duas agremiações distintas, entre o FAC - o grêmio fabrilense fora formada com o recrutamento dos melhores atletas que militavam nos quadros internos do Black and White e do Red and White - e o Maranhense Foot-Ball Club, formado por rapazes empregados no comércio (Martins, 1989).

Em fevereiro, no período em que antecedia o Carnaval, as disputas não se limitavam apenas aos jogos de futebol ou à prática de outras atividades esportivas. Em uma nota sobre o Carnaval, noticiava-se a realização de um baile no salão do F.A.C. na noite de sábado. Na mesma nota, comentavase sobre a matiné do domingo, em que ocorreu um jogo de football, em que reinou muita animação, com batalhas de confete, rodós (lança-perfume) e serpentina, de acordo com O Maranhão de 24 de fevereiro de 1908.

Em março, o Maranhense Foot-Ball Club disputou um jogo com o Derby Club: Animada esteve antehontem a 1ª partida entre o Derby Club e o Foot-Ball Club. Após o jogo, houve uma pequena soireé, em que tomaram parte gentís senhoritas e distintos cavalheiros.

Já no período carnavalesco, as partidas eram interrompidas, voltando somente após a quaresma, conforme chamada de maio de 1908, conclamando os sócios a comparecerem ao clube, para reiniciarem as atividades:
Fabril Athletic Clube - Depois de uma pequena interrupção, haverá uma partida de Foot-ball, para isso estão inscritos os seguintes sócios:
Moraes Rego Junior - W. Reis - J. Moon - J. Shipton - A. Vieira - J. Prado Costa - A. José Rego Serra - J. Mário - C. Guilhon - Raul S. Martins - Aluízio Azevedo - Antero Novaes - José A. Santos - Alcindo Oliveira - M. Neves - A. Gandra. Começará às 4 1/2 hora da tarde.

Para essa festa reina grande animação entre os seus associados, havendo segundo nos consta enorme procura de convites por parte das famílias. Agradecendo o delicado convite que se dignaram de nos enviar, desejamos à sympathica sociedade, bom exito. É o que noticia O Maranhão de 23 de maio de 1908.

Em setembro deste ano era apresentado o programa de uma matineé sportiva que seria realizada no domingo seguinte, na sede do F.A.C., reunindo os Team Riachuello - Estrella Preta e o Team Humaitá - Estrella Branca, ambos da Escola de Aprendizes Marinheiros, marcada para as 15:45 horas, seguida de outros jogos, como o Concurso gaiato, marcado para as 16:20 horas, sendo concorrentes: A. Novaes, J. Santos Sobrinho, A. Azevedo, A. Vieira. Houve também um Concurso gaiato infantil que foi disputado por: Ivar, Luiz, Celso, Bráulio, Soeiro Filho. Para a quarta prova do programa, Concurso de Agilidade, estavam inscritos: Franklin, Zuza, Maneco Neves, Gui e Aluísio. Para o match foot-ball, entre o F.A.C. e o Maranhense, os jogadores inscritos constam do Box adiante neste capítulo. Após a partida de futebol foi realizada a Tug of War (cabo de guerra), inscritos: Fausto - Antoninho - Ruy - Zeca - Carlos Alberto - Soeiro Filho - Gastão - Yoyô - Lady - Lúcio - José - Adolpho Salles, segundo o jornal O Maranhão de sábado de 26 de setembro de 1908. Em outubro, houve um jogo de futebol com o Maranhense, terminando em 0 x 0 por conta das comemorações do primeiro aniversário do F.A.C. No mês seguinte outro jogo e nova derrota do Maranhense, desta vez, por 3 x 0.

A primeira partida de futebol entre crianças

Em janeiro de 1909 há a convocação de uma disputa entre crianças, conforme registrado pela imprensa da época: ... Para o Match de Foot-ball Infantil estão inscriptos os seguintes: Team Black & White - Fausto Seabra, Francisco Mello, José Pedraça, Celso C. Rodrigues, Ruy C. Rodrigues, Carlos Alberto Telmo Carneiro, José Vieira, Antonio Santos, Silvio Serra, Tevelindo Guapindaia; Team Red & White - Gastão Vieira, João Peixoto, Stenio Carneiro, José Lentini, Luiz Santos, Ivar C. Rodrigues, Joaquim Martins, Bráulio Seabra, José Soeiro, A. Salles, Carlos leite, Flávio Berredo. Os teams serão organizados no campo, os jogadores devem estar no ground às 2 da tarde e o kick às 3 horas (O Maranhão, 30 de 01 de 1909).

Realizou-se em seguida outro encontro entre o Maranhão Foot-Ball Club e o F.A.C., como partida preparatória para o festival de inauguração: Fabril Athletic Club - Match de Foot-ball em 31 de janeiro de 1909; Team do Fabril Athletic Club: Goal - J. Santos; Full backs - A. Azevedo, E. Simas; Half backs - A. Vieira, A Soeiro, J. Alvim; Forwards - A. Neves, Ary Faro, T. R. Dowey, João Baptista, J. Santos, J. Santos Sobrinho; Reserve - R. Martins, F. Ribeiro, M. Neves; Team do Maranhense Foot-ball Club: C.E. Clissold; Goal - J. Mário; Full backs - J. Torres, J. Ferreira; Half backs - J. Santos, B. Queiroz, D. Rodrigues; Forwards - A. Lobão, R. Nunes, J. Gomes, S. Bello, A, Santos; Reserve - A. Figueiredo, A. Gonçalves. - Kick of às 4 da tarde - Os jogadores devem estar no ground às 3 horas... (O Maranhão, 30 de 01 de 1909).

Inaugurado o Futebol em Alcântara

Também na cidade de Alcântara-MA o futebol fora inaugurado, em 1909:
O Foot-Ball em Alcântara - Perante grande concorrência de senhoras e cavalheiros inaugurouse hontem na fronteira cidade de Alcântara um club de foot-baal. Os teams foram animadamente disputados, sendo vencedores os do partido vermelho e branco. Durante o festival organizado para essa inauguração travou-se animada batalha de confetti e rodés entre as senhoras e cavalheiros presentes.A banda de muzica alcantarense executou escolhidas peças durante essa festa sportiva, que produziu em todos agradavelmente impressão.(O Maranhão, 08 de fevereiro de 1909).

Federação Maranhense de Futebol   Federação Maranhense de Futebol
Logo atual da Federação Maranhense de Futebol (Jan/2008) e o anterior.


Fontes: DA COSTA, Lamartine (Org.) - Atlas do Esporte no Brasil - Rio de Janeiro - CONFEF, 2006; Citações de notícias de jornais (1905 – 1917) adotadas no texto, seguidas das respectivas referências; MARTINS, Djard Ramos. Mergulho no Tempo. São Luís: Sioge, 1989.
Pesquisas de Leopoldo Gil Dulcio Vaz - professor de educaçao fisica, pesquisador-associado do Atlas do Esporte e socio do IHGM.
Página adicionada no Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br em 01 de março de 2009 - revisada em 12/Janeiro/2018.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo