Futebol Maranhense - Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada

HISTÓRIA DO FUTEBOL MARANHENSE - PARTE 1

Federação Maranhense de FutebolFederação Maranhense de Futebol
Fundada em 11 de Janeiro de 1918
Endereço: Rua do Alecrim, 415 - Ed. Palácio dos Esportes
Centro - São Luís/MA - CEP 65010-040
Site Oficial: www.fmfma.com.br
 História »  Parte I    |    Parte 2    |    Parte 3    |    Parte 4    |    Torneio de 1909
 Campeões »  1ª Divisão   |   2ª Divisão   |   Outras Competições   |   Diversos     + ESTADUAIS
Introdução

No Maranhão, o esporte veio diretamente do exterior por meio de Nhozinho Santos, que ao regressar da Inglaterra em 1905 - onde fora estudar para técnico em indústria textil, na cidade de Liverpool -, tornara-se um ardoso praticante do “football”, e não se esqueceu de trazer em sua bagagem os apetrechos necessários à prática desse esporte: chuteiras, apitos, bolas, etc., como também para outras atividades esportivas, como o “croket”, “crickt”, tênis.

Assim, naquele final de 1905 reuniram-se na residência da família Santos, na rua Grande, n.1018, em São Luis, onde funcionava o Instituto Zoé Cerveira, o líder Nhozinho Santos, seus irmãos Totó e Maneco, alguns amigos e convidados para tratar da implantação do “foot ball association” no Maranhão. Estiveram presentes: John Shipton, John Moon, Ernest Dobler, ingleses empregados na Boat Steamship Co. Ld. (Mala Real Inglesa) e na Booth Line & Co. Ld., e os maranhenses Izidoro Aguiar, Edmundo Fernandes, Afonso Gandra, José Ramos Bastos, Antero Novaes, Carlos Neves, Antero Serejo, e outros mais (Martins, 1989:284).

Nesta reunão ficou estabelecido que na vasta área da fábrica de têxteis “Santa Izabel”, seria construído um campo para a prática do futebol, nascendo assim o Fabril Athletic Club - FAC. Neste terreno, localizado na área central da cidade, foram sacrificadas algumas árvores para que tivesse as dimensões necessárias para a prática do esporte. E posteriormente houve alguma dificuldade para se arranjar os onze jogadores para se formarem os times e os treinamentos eram realizados com dois quadros de oito jogadores cada.

As competições no campo do FAC começaram a despertar a curiosidade dos transeuntes que assistiam as partidas através de aberturas, no cercado da Fabril. Ninguém entendia do que se tratava, ao observarem os rapazes correndo atrás da bola, pois havia muita disputa e muita algazarra: “Sucederam-se os treinamentos com os esportistas apurando a forma técnica, entendo melhor as regras... não havia treinamentos físicos. A resistência vinha em decorrência do maior tempo dos coletivos que, às vezes, processavam-se até não ser mais enxergada a bola. Assim, decorreu o ano de 1906, uma ou outra disputa entre as duas formações, usando camisas e chuteiras e as bolas importadas” (Martins, 1989: 284-285).

A partir destes experimentos, deu-se início ao desenvolvimento do futebol maranhense, conforme os relatos de memória que se seguem até a fase de 1917, ano em que o esporte e o futebol, em particular, no Maranhão se mostravam consolidados.

As primeiras partidas de futebol

Embora Djard Ramos Martins registre a data de 28 de maio de 1907 como sendo a da primeira partida oficial, ocorreu uma partida antes, em 12 de abril daquele ano, entre as equipes internas dos “Pretos” ( Black and White) e a dos “Encarnados” ( Red and White), com a duração de 50 minutos, com dois tempos de 25, com a vitória dos “pretos”, por 1 x 0. O jogo teve prosseguimento por mais 15 minutos, permanecendo o resultado.

Com a instituição do Fabril Athletic Club e a constituição das duas equipes, e por força das sucessivas disputas, criou-se uma rivalidade importante para despertar o maior entusiasmo pela conquista de belos feitos: “O primeiro embate oficializado pelo F.A.C. aconteceu a 28 de maio de 1907. No final, ocorreu a igualdade (2 a 2). Essas equipes disputaram outras partidas: 26.05.1907 - Black and White 2 x Red and White 2. Naquele tempo, um jogo empate reclamava logo a realização de outro para conhecer-se o vencedor. Isso ocorreu a 16 de junho de 1907, desta feita com a vitória do ‘Black and White’ (1 a 0)”. (Martins, 1989: 285).

As equipes eram formadas pelos times do “Black and White”: João Mário; A. Vieira e G. Costa Rodrigues; E. Simas, Moraes Rego e Joaquim Ferreira Belchior; F. Machado, John Shipton, John Moon, M. Lopes e C. Gandra. O do “Red and White” era formado por: João Alves dos Santos; Izidoro Aguiar e Alcindo Oliveira; Afonso Guilhon, Aluízio Azevedo e José Ramos Bastos, Antero Novaes, Ernesto Dobler, Carlos Neves, Manoel Alves dos Santos e Antero Serejo.

Outras partidas preparatórias realizadas neste mês: 25.06.1907 - Black and White 2 x Red and White 2; 23.06.1907 - Black and White 1 x Red and White 1; 26.06.1907 - Black and White 1 x Red and White 3. Em 07 de julho de 1907 nova partida - Black and White 0 x Red and White 2; em 14.07.1907 - Black and White 0 x Red and White 1.
 História »  Parte I    |    Parte 2    |    Parte 3    |    Parte 4    |    Torneio de 1909
 Campeões »  1ª Divisão   |   2ª Divisão   |   Outras Competições   |   Diversos     + ESTADUAIS
Fontes: DA COSTA, Lamartine (Org.) - Atlas do Esporte no Brasil - Rio de Janeiro - CONFEF, 2006; Citações de notícias de jornais (1905 – 1917) adotadas no texto, seguidas das respectivas referências; MARTINS, Djard Ramos. Mergulho no Tempo. São Luís: Sioge, 1989.

Autor: Leopoldo Gil Dulcio Vaz - professor de educaçao fisica, pesquisador-associado do Atlas do Esporte e socio do IHGM.
Página adicionada no Campeões do Futebol em 01 de março de 2009
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Federação Maranhense de Futebol

Logo anterior da Federação Maranhense de Futebol
Portal SBSites Adicione seu site em nosso Diretório GRÁTIS
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador