CAMPEÕES DA MERIDIAN CUP (UEFA x CAF)



+ FUT-SELEÇÕES    


Formato mais recente

A Taça Meridian foi disputada, em 2007, entre a seleção da União Européia de Futebol Associado (UEFA) e a seleção da Confederação Africana de Futebol (CAF), em dois jogos - ida e volta, na categoria Sub-18. Foi apresentada em Lisboa, Portugal, a 30 de Janeiro de 1997, englobada no Projecto Meridian, um acordo da cooperação entre o organismo máximo do futebol europeu e africano. Este acordo visa promover a partilha cultural e possibilitar aos jovens futebolistas uma oportunidade de aprendizagem única, englobada numa atmosfera festiva do futebol.

Antigo formato

Entre 1997 e 2005, participavam do torneio bi-anual quatro das mais fortes seleções nacionais de jovens na categoria Sub-17 de cada um dos continentes. A Nigéria venceu a primeira edição da Taça Meridian ao vencer a Espanha, por 3 a 2, na final que se realizou em Alverca, a 9 de Fevereiro de 1997. Dois dos outros representantes europeus lutaram pelo terceiro lugar, com a vitória de Portugal sobre a Grécia, por 2 a 1.

Em 1999, o título ficou na Europa, com a vitória da Espanha sob a Seleção de Gana (2x1), no estádio Athlone, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a 7 de Fevereiro. Egito e Portugal disputaram o terceiro lugar; após empate por 0x0, foi decidido nas penalidades, com vitória de Portugal. Os outros representantes africanos foram a África do Sul, país sede, e a Nigéria, enquanto a Europa foi ainda representada pela República da Irlanda e pela Itália.

A edição de 2001 da Taça Meridian, que foi organizada na zona de Puglia, no sul de Itália, foi palco da primeira mudança em seu formato, com as equipes jogando contra as seleções nacionais do outro continente, em sistema de pontos corridos. Neste ano, ocorreu uma das maiores zebras do torneio em sua história. Ao vencer a Itália, por 1 a 0, graças a um gol de Aderemi Obey, a Nigéria permitiu à Espanha ficar com o título, com apenas um ponto de diferença sob a seleção italiana.

A Europa conseguiu manter o domínio em 2003, graças aos excelentes desempenhos dos seus quatro representantes nesta edição, que teve como sede o Egito. A Espanha deu o exemplo, com quatro vitórias em quatro jogos, enquanto a Suíça, a Inglaterra e a França também não perderam dos representantes africanos, que foram o Burkina Faso, a Nigéria, o Egito e Mali.

No ano de 2005, a Europa prolongou o seu domínio na quinta edição da Taça Meridian, realizada na Turquia. Os quatro representantes europeus foram a França, a Espanha, Portugal e a Turquia, um grupo que conseguiu 14 vitórias em 16 jogos. Só o Egito e a Serra Leoa conseguiram arrancar pontos para os africanos, ao empatarem por 0x0 com Portugal. Os outros representantes africanos foram o Camarões e a Nigéria.

Nova alteração na fórmula de disputa

Após a edição de 2005, o formato da Taça Meridian volta a ser alterado. Deixa de haver uma fase final com oito equipes e a final passa a ser jogada em ida e volta (apenas dois jogos) por Seleções dos Continentes (Seleção da Europa x Seleção da África), na categoria Sub-18.

Observações:
Em * 2007, a disputa foi entre a Seleção da UEFA contra a Seleção da CAF, em dois jogos - Resultados: UEFA 6x1 CAF e UEFA 4x0 CAF.

 Ano  Campeão  Vice
2007 * Seleção Européia Sub-18 Seleção Africana Sub-18
2005 França Espanha
2003 Espanha França
2001 Espanha Itália
1999 Espanha Gana
1997 Nigéria Espanha

Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; e Uefa.com .
Página adicionada em 07/Agosto/2007 - atualizada em 25/Junho/2010.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo