Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada

HISTÓRIA DO OESTE DE ITÁPOLIS

Oeste FC de ItápolisOESTE FUTEBOL CLUBE DE ITÁPOLIS
Fundado em 25 de janeiro de 1921, legalizado em 18 de outubro de 1927
Endereço: Estádio Ideonor Picardi Semeghini
Rua dos Expedicionários s/n - Itápolis - SP - Cep 14.900-000
Site: www.oestefc.com.br
+ Clubes SP »  Comercial FC  |  Guarani FC  |  Inter de Limeira  |  Jabaquara AC      + CLUBES
FUNDAÇÃO

Antes do Oeste, Itápolis possuiu as seguintes agremiações esportivas que se sucederam : O Esporte Clube Itapolitano em 1912, o Guarani em 1914, o Garibaldino em 1915, e o "7 de Setembro" da Sociedade Dançante Recreativa do mesmo nome em 1919.

Sendo portanto, o Oeste, a quinta organização futibolistica que se fundou em Itápolis, em 25 de janeiro de 1921, sob a presidência do Dr. Valentim Gentil, tendo como Secretário o Dr. Victor Lapenta, e como Tesoureiro Paulo Rodrigues e Silva, escrivão do cartório de paz que além de treinador do "quadro", jogava no gol quando havia jogos com adversários mais fortes.

A denominação "Oeste Futebol Clube de Itápolis" foi sugerida por Victor Lapenta. O seu primeiro campo foi no terreno situado entre as Avenidas Dr. Eduardo do Amaral Lyra, 7 de Setembro, Capitão Venâncio de Oliveira Machado e Rua Odilon Negrão. Por se tratar de um campo pequeno, logo o Oeste mudou-se para o campo do Jatobazeiro, que ficava além da serraria que era de propriedade de Carlos Adolfson e, mais tarde, deixou o Jatobazeiro e transferiu-se para o campo improvisado no terreno onde hoje se encontra o Asilo e o Lar São José. Só em 1929, definitivamente, adquiriu a sua praça de esportes, o atual Estádio "Picardão".

O primeiro uniforme dos seus jogadores constava de calção preto e camisa branca.

Na Ocasião da fundação deste tradicional clube que chegou a conquistar o título de "Campeão da Douradense", foram os seus primeiros jogadores : João Benedito Siqueira (Carabina), José Oliva, Joaquim Antonio Machado, Maurilio Leite (menino de ouro), Antonio Pereira ( Toniquinho ), Augusto Botacin, Manoel Rodrigues ( Maneco Seleiro ), Luiz Parângeli, Zé Seleiro e Carlos Martins.

A primeira bandeira do Oeste participou da delegação esportiva que representou Itápolis no desfile dos festejos comemorativos da Independência do Brasil, que se realizou em São Paulo, no dia 7 de Setembro de 1922.

A Legalização

Apesar de ter sido fundado no ano de 1921, o Oeste Futebol Clube só teve sua diretoria e estatutos legalizados no dia 18 de outubro de 1927, quando reuniram-se na residência de Domicio Marconi, que se localizava na Rua Florêncio Terra, 1032; um grupo de pessoas da comunidade, dentre eles, o Dr. Valentim Gentil que já ocupava o cargo de presidente provisório da agramiação, para compor a diretoria definitiva e legalizar o registro do time itapolitano.

Após a abertura da sessão, Antenor da Costa Sene, pediu a palavra e propôs que fosse conservado o nome de OESTE FUTEBOL CLUBE DE ITÁPOLIS, e que o patrimônio pertence ao time, fosse doado para o Hospital de Misercórdia da cidade, no caso de dissolução. Também o sócio Osvaldo Bueno de Camargo solicitou a palavra para propor que as pesssoas que contribuiram para a aquisição do terrono para o campo, tivessem direito de inscrição no quadro dos sócios contribuintes, por outro lado, que ficassem os sócios divididos em classes beneméritos, remidos e contribuintes e, por fim, que os sócios que subscrevessem aquela data, fossem considerados fundadores.

As propostas foram aprovadas juntamente com a que apresentou para apreciação dos presentes Guido Comparini, que se aclamassem os nomes seguintes para os diversos cargos da diretoria : Presidente : Dr. Valentim Gentil, 1º Vice-Presidente : Antenor da Costa Sene, 2º Vice-Presidente : Pedro Santana, Secretário Geral : Alverto de Castro Pereira, 1º Secretário : Francisco Gentil de Guzzi, 2º Secretário : Alexandre Burihan, Tesoureiro Geral : Francisco Gentil de Luiz, 1º Tesoureiro: Domingos Lapenta, 2º Tesoureiro: Maurilio Leite.

Nomes estes que já compunham a diretoria provisória e que só foi extinta a partir do dia 28 de outubro de 1930 . Os demais membros que assinaram a ata, num total de 42, ficou assegurado o direito de serem sócios fundadores da entidade desportiva.

TODOS OS TITULOS

Campeão Brasileiro da Série C (Terceira Divisão): 2012
Campeão Paulista da Série A2: 2003
Campeão Paulista da Série A3: 1992, 2002
Campeão Paulista da Série B1: 1998, 2007
Campeão Paulista da Série B2: 1997
 
LETRA DO HINO

Olê olê olê
Olê olê olá
A garra rubro-negra
Tá botando pra quebrar

A minha alegria
É ver meu time jogar
Quando minha equipe está beleza
É alegria pra lá e pra cá
Mas quando o jogo aperta
Eu grito é na moral

Oeste, aqui estou!
E dá-lhe rubro
É gol, é gol,
É gol, é gol, é gol

Olê olê olê
Olê olê olá
A garra rubro-negra
Tá botando pra quebrar
O seu futuro,
É certo e não tem zebra não.

Pois a galera mirim
Quer ver o time, campeão
Veja que beleza
A festa do meu povão
Oeste, aqui estou!
E dá-lhe rubro

É gol, é gol,
É gol, é gol, é gol
Olê olê olê
Olê olê olá
A garra rubro-negra
Tá botando pra quebrar
 
O ESTÁDIO (FOTO DE 2008)

Nome: Ideonor Picardi Semeghini

Estádio Ideonor Picardi Semeghini em 2008
+ Clubes SP »  Comercial FC  |  Guarani FC  |  Inter de Limeira  |  Jabaquara AC      + CLUBES
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e www.oestefc.com.br
Página adicionada em 01 de março de 2015.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Camisa 1 do Oeste FC em 2008
Camisa 1 - Utilizada em 2008


Camisa 2 do Oeste FC em 2008
Camisa 2 - Utilizada em 2008


Camisa 1 do Oeste FC em 2007
Camisa 1 - Utilizada em 2007
SBSites Internet - Diretório de Links História do America FC (RJ)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador