HISTÓRIA E CAMPEÕES DA PAPUA NOVA GUINÉ


Liga Nacional     ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA PAPUA NOVA GUINÉ
    Fundada em 1962
    Afiliada Fifa desde 1963 - OFC desde 1966
    Endereço: P.O Box 957, Lae 411 Morobe Province PAPUA NEW GUINEA
    Site: www.pngfootball.com.pg.


+ NACIONAIS    

       

História do futebol na Papua Nova Guiné
O futebol foi introduzido pela primeira vez no ano de 1884 em Finschafen, na provincia de Morobe, pelos missionários alemães da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha.

Durante a época colonial do então Território de Papua e da Nova Guiné, o futebol era jogado como um evento social entre os Administradores europeus. Em pouco tempo, o novo jogo se espalhou, sendo jogado por todo o país e, principalmente nas escolas.

A Papua-Nova Guiné Football Association (PNGFA) foi fundada sem uma sede, sendo seus assuntos administrativos executados dentro da casa dos administradores. Basicamnente sem apoio financeiro, sobreviveu com o apoio dos fãs do futebol, jogadores e de seus dirigentes.

Somente a partir de 1999, através do financiamento da OFC e da FIFA, é que construiu sua primeira sede na cidade de Lae. Neste periodo a PNGFA foi dirigida por um secretário-geral que recebia salários.

Nascimento da associação
Noticias e relatórios do South Pacific Post, afirma que a Associação de Futebol Port Moresby foi criada em janeiro de 1962 por altos funcionários que vieram da Austrália: Sir Allan Cleland foi eleito o primeiro presidente.

Um outra organização central, reconhecida por aqueles que jogavam o futebol nas quatro regiões, Papua, Highlands, Momase Nova Guine e nas Ilhas, tornou-se necessária para se criar os assuntos do crescente jogo.

Ainda, em 1962, a Papuásia-Nova Guiné Football Association foi criada com o intuito principal de unir e coordenar as associações provinciais de futebol e, facilitar a participação do novo jogo a nivel nacional e internacional.

No ano seguinte, em 1963, a Papua Nova Guiné Football Association foi afiliada à FIFA - o órgão máximo do futebol mundial.

Em 1966 a OFC - Oceania Football Confederation foi fundada por Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Fiji e a Papua Nova Guiné.


Liga Nacional
Escudo da National
Soccer League
O campeonato nacional de clubes
O Campeonato Nacional é o segundo maior torneio do país e é jogado logo após os torneios regionais das quatro regiões: Highlands, Momase, Nova Guiné e Ilhas do Sul que enviam o campeão e o vice para a disputa. O Campeonato nacional é o único torneio sancionado pela PNGFA. O campeão nacional de Clubes é quem representa a Papua Nova Guiné nos campeonatos da OFC.

O futebol no país ainda é semi-profissional.

 Ano  Campeão  Vice
2016 Hekari United Lae City Dwellers FC
2015 Lae City Dwellers FC Madang Fox
2014 Hekari United Lae City Dwellers FC
2013 Hekari United PAG Port Moresby
2012 Hekari United Eastern Stars
2011 Hekari United Eastern Stars
2010 Hekari United --
2009 Hekari United --
2008
Liga
Campeonato
 
Hekari United
Sunammad FC
-
-
2007 -- --
2006 University FC (Port Moresby) --
2005 Sobou FC (Lahi) --
2004 Sobou FC (Lahi) --
2003 Sobou FC (Lahi) --
2002 Sobou FC (Lahi) --
2001 Sobou FC (Lahi) --
2000 Unitech FC (Lae) --

 

Livros Digitais Campeões do Futebol




Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e www.pngfootball.com.pg
Página adicionada em 17/Março/2008 - atualizada em 06 de maio de 2016.


Ir ao Topo