HISTÓRIA DO FUTEBOL PARAENSE


Federação Paraense de FutebolFEDERAÇÃO PARAENSE DE FUTEBOL
Fundada em 02 de dezembro de 1969
Endereço: Rua Paes de Souza, 424 - Guamá
Belém/PA - CEP 66075-030
Site oficial: www.fpfpara.com.br



História 1ª Divisão 2ª Divisão Copa 100 Anos da FPF Arquivo + ESTADUAIS

       

Várias são as versões sobre a história do futebol paraense e sua introdução. Destacamos duas versões neste artigo para uma melhor compreensão dos fatos:

1ª Versão adicionada até 07 outubro de 2016, em pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.

A Introdução do futebol no Pará

Dentre os modismos importados da Europa, o futebol chega em Belém antes mesmo do século XX, com ele uma série de modificações nas relações e construções culturais da sociedade paraense, isto é, a entrada do futebol em Belém do Pará ocorre por volta de 1896, onde algumas partidas desse esporte já estavam sendo praticadas na área da Praça Batista Campos.

Os ingleses se destacaram como o grupo de estrangeiros que tiveram grande importância para o desenvolvimento dessa prática esportiva no Estado do Pará, contribuindo de forma direta para o começo das ligas de futebol na capital, pois, muitas famílias abastadas mandavam seus filhos para estudar na Europa devido à própria facilidade de locomoção para o Velho Continente e também pelo contato com os funcionários das companhias comerciais, telegráficas, energia elétrica, dentre outras empresas estrangeiras, que mantinham ligações econômicas com a região, proporcionando um desenvolvimento do “soccer” na capital do estado.

Dessa maneira, é possível perceber que o contato com sujeitos sociais que possuíam tradições esportivas ligadas à modernidade possibilitou aos belenenses, isto é, os que tinham ligações com estas empresas estrangeiras e a juventude dos setores mais abastados da sociedade que podiam estudar na Europa, a participação como agentes preponderantes para que as primeiras jogadas do futebol ocorressem na capital. Um relato de um periódico do inicio do século XX, explicita como foram organizadas as primeiras partidas de futebol em Belém e quais os sujeitos que participavam:

“(...) efetuou-se no domingo 11 de março de 1906, às 4, 30 da tarde, um jôgo de futebol entre dois bons disputantes da época. A partida foi realizada na praça de S. Braz, estando os dois conjuctos assim formados:

Lloyd; Redigg e Clissold; Wright, Melio e White; Dehr, Balley, Compton, Delfim Guimaraes, e A. Andrade.

O outro conjucto disputante foi este:

Bill Balley; Timbridge e Breach; Wesley, Ruiz e Borges; J. Borges Alves, C. Andrade, P. Palmério, Danin e Weitzman


2ª Versão adicionada 01 Agosto 2017, em pesquisas de Felipy Chaves dos Santos.

A História do Futebol Paraense

A prática do futebol em terras paraenses tem início no final do século XIX, quando a capital Belém passava pela sua Belle époque, um período de transformações e desenvolvimento da cidade proporcionadas pela riqueza gerada no Ciclo da Borracha da Amazônia. Nesse contexto, era comum que nas famílias mais abastadas, os filhos costumassem viajar para a Europa a fim realizar os seus estudos. Esse intercâmbio permitiu o contato com os elementos da cultura europeia, dentre os quais estava o futebol.

Nessa época, o comércio belenense, no que diz respeito principalmente à extração e ao látex, estava sob influência de diversas empresas estrangeiras, sobretudo dos ingleses. Foi este grupo em especial que teve fundamental importância para a introdução do futebol em Belém, promovendo disputas e contribuindo diretamente para o começo das ligas esportivas. Alguns estudiosos afirmam que a prática do futebol paraense tenha iniciado antes mesmo do retorno de Charles Miller ao Brasil em 1894.

Segundo o historiador Loris Baena Cunha, em 1890 teria sido disputado um jogo entre os funcionários ingleses da Amazon Steam Navigation Company, da Parah Gaz Company e da Western Telegraph. Já F. F. Alves da Cunha informa que em 1892 os membros do Clube de Esgryma, organizados por Jean Louis de La Rocque, treinavam e jogavam no Largo de Nazaré (onde atualmente fica a Praça Justo Chermont). Registros antigos dão conta de que desde 1896 o futebol era praticado na Praça Batista Campos e que já haviam sido disputadas partidas antes daquela data.

Em 1906, a Parah Football Association League organizou um campeonato com as participações de várias equipes de nomes ingleses, inclusive nas posições dos jogadores. A primeira partida ocorreu no dia 16 de dezembro e terminou com uma sonora goleada de 10 a 0 do Pará Football sobre o Belém Football. Apesar de alguns jogos terem sido realizados em 1907, o campeonato não teve sucesso e foi encerrado antes do seu término, devido a brigas internas entre os seus organizadores, o que evidenciava a alta competitividade entre os participantes.

Mesmo com o fracasso, essa tentativa foi o pontapé inicial para a criação do primeiro Campeonato Paraense da história em 1908 pela Nacional Foot-Ball Association, fundada em 19 de agosto daquele ano. O grande campeão foi o União Sportiva, clube fundado em 1902. Dessa forma, o Pará configura-se como o quarto estado do Brasil a instituir oficialmente o seu campeonato, atrás somente de São Paulo (1902), Bahia (1905) e Rio de Janeiro (1906).



Nota Campeões do Futebol sobre as Ligas e Federações

A principal entidade do futebol paraense foi fundada por um grupo de desportistas em 1969, e instalada em 02 de julho de 1970. Seu primeiro presidente foi Rodopiano de Azevedo Barbalho, sendo este sucedido por seis desportistas até 02/12/2011: Hélcio Mayrink de Carvalho, Coronel José Azevedo Bahia Filho, Juvêncio Virgolino Dias, Nelson Leite da Silva, Euclides Freitas Filho e o Coronel Antonio Carlos Nunes de Lima. Em sua existência, a FPF realizou inúmeras competições, atendendo todas as categorias. Graças ao crescimento e desenvolvimento do futebol paraense com o trabalho do Coronel Antonio Carlos Nunes de Lima, que conseguiu implantar e interiorização, pela primeira vez o Pará teve em 2011, um campeão do interior do estado: o Independente Tucuruí, feito repetido em 2012 pelo Cametá SC, de Cametá.

Em mais de 100 anos de disputa, o futebol paraense foi gerido, em seus Campeonatos Oficiais, pelas seguintes Entidades:

1908 - Nacional Foot-Ball Association, fundada em 19 de agosto de 1908.

1913 - Liga Paraense de Futebol

1917 - Liga Paraense de Futebol Esporte Terrestre

1928 - Federação Paraense de Desportos

1932 - Liga Atlética Paraense

1941 - Federação Paraense de Desportos (2ª Entidade fundada com a mesma denominação)

1970 - Federação Paraense de Futebol.

Logos da Federação

Federação Paraense de Futebol   Federação Paraense de Futebol
O atual (2016) e o utilizado anteriormente.


Versão 1: Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva, tendo como fontes: Dissertação - Diversão, Rivalidade e Política: O Re x Pa nos festivais futebolísticos em Belém do Pará (1905-1950), de Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, ano 2007; Federação Paraense de Futebol; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Versão 2: Pesquisas de Felipy Chaves dos Santos, tendo como fontes: "O início do futebol paraense", do Diário Online (disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticia-355824-.html) e o livro "Parazão Centenário - A História do Campeonato Paraense de Futebol" (2012), do historiador Ferreira da Costa.
Página adicionada em Maio/2009 - atualizada em 01/Agosto/2017.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo