Arquivo
  Especiais
  + Futebol
Parnayba SC PARNAHYBA SPORT CLUB
Fundado em 01 de maio de 1913
Endereço: Praça Santo Antônio, 634 - Centro
Parnaíba/PI - CEP.: 64200-361
Estádio Petrônio Portela » veja histórico
Site oficial: www.parnahyba.com.br
  História   |   Pedro Alelaf   |   Títulos   |   Hino   |   Diversos             + CLUBES
História
A Fundação

Em sessão solene realizada a 1° de maio de 1913, os desportistas parnaibanos reunidos sob a presidência do Industrial José de Moraes Correia, deliberaram, por unaminidade, fundar um clube de futebol com o nome de Parnaíba Sport Club.

Na solenidade de fundação foi eleita a primeira deretoria, sendo composta por:
Presidente: José de Moraes Correia; Vice-presidente: Ozias de Moraes Correia; Secretário: Colibri Alves; Tesoureiro: Oton Ramos; Orador: Hilton Lopes; Diretor de Esporte: José Leite; Diretor Técnico: Mario Reis.

Primeira Excursão

Em 1920 José de Moraes Correia leva o time ao Rio de Janeiro, lá o desempenho não poderia ter sido melhor, os nomes Leiteiro, Colibri, Ramos e Mário ocuparam as colunas esportivas dos jornais cariocas; foi a consagração do futebol piauiense e a recompensa por tantos esforços a um esporte que já estava nascido em todo o Piauí e no Brasil.
 
Recesso e Reativação

Afazeres profissionais distanciaram os dirigentes, e consequentemente, "O Mais Querido" - título dado pelo povo parnaibano - sofreu uma prolongada inatividade.

Em 1936, Pedro Alelaf reúne outros bons jogadores e reativa o Parnaíba, que surgiu com um plantel famoso, destacando-se os nomes de Zé dos Santos, Medeiros, Vavá, Ricardo Lira, Brasilino, Odilon e Aleixo.

Neste mesmo ano (1936) assume a Presidência do clube o médico João Orlando de Moraes Correia, grande desportista e conhecedor profundo das regras e da legislação desportiva, organizou a nova entidade solidamente. No jogo de reinício de atividades o Parnaíba goleou o Flamengo por 5 a 2, em 7 de dezembro de 1936.

Depois dêle vieram outros importantes e ilustres presidentes, que tiveram grandes momentos na vida do clube: Leônidas Mourão, Nemésio Câmara, Elias Magalhães, Sargento Zemaria, Abelardo Teixeira, Antônio Gutemberg, Dr. João Silva Filho, José Caldas e Elias Ximenes do Prado, último da fase amadora.
 
Excursão de 1945

Neste ano o Parnahyba fez uma excursão ao estado do Maranhão, onde disputou três partidas. Os jogadores que participaram desta empreitada foram: Toinho, Chicão, Barros, Luizão, Zé David, Ição, Miguel Nascimento, Zezé, Luís David, Pantone, Salomão, Valdemar, Leiterinho, Abraão, Cangalha e Cardoso.
Os jogos: vitória por 3 x 2 sobre o Maranhão Atlético Clube, empate por 1 a 1 com o Sampaio Correia e apenas uma derrota para o Moto Club, sob o score de 5 x 1, por desonestidade do juiz, que escandalosamente tomou a partida.

Clube centenário

Em 1° de maio de 2013 se tornou o primeiro clube de futebol com 100 anos no futebol piauiense, e um dos poucos no Brasil. Veja » Clubes Centenários do Brasil
Fontes: "O Esporte" - Órgão de Apoio ao Esporte Piauiense - Ano II, N° 6, de 01 de maio de 1983 e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 25 de maio de 2011 - revisada em 01/Maio/2013.
  História   |   Pedro Alelaf   |   Títulos   |   Hino   |   Diversos             + CLUBES
Pesquisa personalizada
comments powered by Disqus
Mascote do Parnahyba SC
Tubarão é o mascote



Tradicional Camisa do Parnahyba SC
Camisa do Parnahyba (2008/09)



Escudos anteriores
Parnahyba SC

Parnahyba SC

Parnahyba SC
(os três - acima - da década de 80)
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador