HISTÓRIA DO PETRO ATLÉTICO DE LUANDA


Petro Atlético de LuandaATLÉTICO PETRÓLEOS DE LUANDA
Fundado em 14 de Janeiro de 1980
Endereço: Rua Gamal Abdel Nasser (junto ao Eixo-Viário)
Município das Ingombotas - Província de Luanda - Angola
Site oficial: www.petroatletico.co.ao


+ Clubes do Brasil + Clubes do Mundo + Clubes Amadores

       

Fachada da sede do Petro Atlético em 2010A Fundação
O Atlético Petróleos de Luanda, vulgo Petro de Luanda, é uma agremiação de caráter desportivo, associativo e administrativo, gerida juridicamente e de forma autônoma. Foi fundado em 14 de Janeiro de 1980, da fusão de três clubes da época: Grupo Sonangol; Clube Atlético de Luanda e o Benfica de Luanda.

O nascimento do clube, é fruto do cooperativismo empresarial e o relançamento do desporto numa Angola Independente. Por isso, tem como objetivo social principal, promover a prática e a expansão dessas atividades no seio da juventude e dos seus associados, proporcionando igualmente aí, um serviço em prol da cultura e recreação.

O surgimento do Atlético Petróleo de Luanda, teve diferentes motivos:
1°- Responder a estratégia da companhia petrolífera nacional no que tange a sua integração com a comunidade contribuindo para o engrandecimento do desporto nacional, pondo ao seu serviço a sua capacidade organizativa e financeira.

2° Responder a superior diretriz emanada pela Secretaria de Estado da Educação Física e Desportos (SEEFD) que preconiza que seriam as empresas o motor de arranque e elemento dinamizador das atividades desportiva no seio das massas tralhadoras do país.

Nesta conformidade, homenagem deve ser rendida ao camarada Hermínio Escórcio, ao senhor António Couço Cabral Júnior e ao então Ministro dos Petróleos, Sr. Jorge Morais. Inteligente e oportunamente foi associada ao clube Atlético de Luanda, do qual herdou o patrimônio humano de atletas, com uma rica tradição de luta, tanto pela emancipação do desporto em prol das populações, assim como, por ter servido de balcão incubador do Comité de Acção de Lugar (CAL).

Camisa do Petro Atlético
Camisa utilizada em 2009


Treinadores
Petro Atlético (Luanda)
Carlos Silva
1987- António Clemente
1988- António Clemente
1989- Carlos Queirós
1990- Carlos Queirós
1993- Goiko Zec
1994- Goiko Zec
1995- Osvaldo Saturnino
1997- Jorge Ferreira
2000- Djalma Cavalcanti
2001- Djalma Cavalcanti
2008- Bernardino Pedroto
2009- Bernardino Pedroto
 
A instituição Atlético de Luanda em associação com o então Sport Luanda e Benfica deu origem ao Atlético Petróleo de Luanda o que lhe permitiu, ter instalações desportivas compatíveis com as aspirações preconizadas pelo novo clube formado.

Direções do Clube
Após consumar-se a sua criação, os responsáveis pelo clube viram-se obrigados a indigitar elementos que passariam a dirigir os destinos do clube. Foi assim que se realizou a primeira Assembleia Geral que criou dois Órgãos Diretivos da nova equipe.

Os órgãos criados foram:

Mesa da Assembleia Geral, constituída por um Presidente: - Hermínio Escórcio; Um Vice Presidente: - António do Couto Cabral; e dois Secretários: - Sérgio F. dos Santos e Luís F. Rita, respectivamente.Direção composta por um Presidente: - António Barroso Mangueira; um Vice Presidente: - José Luís de Melo Brigham; e dois Vogais: - Telmo Guerreiro e Miguel Bernardo.

Com esta direção o Petro começou a dar os seus primeiros passos começando com a integração dos atletas dos clubes que fizeram parte da sua constituição, no ajuste do staff administrativo bem como na gestão das novas infraestruturas (que pertenciam ao extinto Benfica de Luanda, e ao Atlético de Luanda).

Modalidades Esportivas
A primeira modalidade a ser inscrita a nível oficial foi o Futebol. Participou no Campeonato da 2ª Divisão, em 1980, sagrando-se campeão. Com essa conquista teve acesso ao Campeonato da 1ª Divisão, o qual se agrou campeão pela primeira vez em 1982. A seguir, depois do Futebol, foram inscritos o Hóquei em Patins, a Ginástica, o Basquetebol, o Handebol e outras.

Com o Futebol o nome do Petro de Luanda subiu muito cedo aos quatro ventos, seguindo-se as modalidades de Hóquei em Patins, de Basquetebol e Handebol (esta última é uma das mais importantes no continete africano).

Com o crescimento e desemvolvimento desportivo e, porque se tornava necessário, foi criado mais um Órgão Diretivo: - O Conselho Fiscal e de Disciplina, que era constituído por um Presidente: - Júlio Sampaio; Um Vice Presidente: - Domingos de S. Lima Viegas; Um Secretário: - Raúl de Couto Cabral e um Relator: - José F. Lima.

Nesta altura aumentou-se o número de Vice Presidentes de Direção e, lhes foi atribuída funções específicas bem como se criou o posto de Secretário Geral (encabeçado por Armando Machado, uma figura conhecida nas ostes do desporto).

No ano de 1987 foi criado mais um Órgão. O Conselho Geral, que comportava um Presidente: - António de Couto Cabral Júnior; Um Vice Presidente: - Júlio Sampaio; e dois Secretários: - Sérgio F. dos Santos e Francisco José Gonçalves.

Daí para frente o clube tem sido gerido por elementos nomeados nas Assembleias Gerais e Extraordinárias, que são realizadas, há algum tempo, a cada quatro anos.

Treinadores
Muitas são as pessoas que têm os seus nomes associados a historia deste clube, na construção da digna trajetória do APL. Ficou mais que provado que foi extremamente importante o papel de todos aqueles que tiveram na história do Futebol do clube. Entre todos que mais se destacaram diretamente ligados à organização da Área de Futebol, uma palavra de apreço aos treinadores, orientadores e formadores. Ao Sr. Telmo Guerreiro que foi o primeiro chefe desta estrutura e Dirigente.

Alguns dos incontestáveis nomes que passaram e que marcou a todos pela sua competência e entrega à causa do APL, é sem dúvida o treinador de Futebol – Carlos Queirós. E ainda, destacamos de entre outros, os treinadores Carlos Silva, António Clemente e Goyko Zec (Ver listagem na aba lateral).

Curiosidades
Osvaldo Saturnino de Oliveira (Jesus) foi o artilheiro dos dois primeiros campeonatos conquistados pelo Petro Atlético: em 1982 (21 gols) e 1984 (19 gols). Êle ainda seria o artilheiro do campeonato angolano em 1985, com 19 gols.

José Lourenço, fundista do Petro foi o 2° classificado na Corrida de São Silvestre em 2005.

O seu primeiro título continental viria em 1993 no Benin, só que não foi no futebol, e sim no Handebol.

Petro Atlético de LuandaSobre o emblema
Formado por um círculo com borda preta e fundo amarelo. Tem por base uma sonda de exploração petrolífera de cor vermelha, que representa a sua afiliação com esta indústria em Angola. Tem também o nome oficial do Clube, Atlético Petróleos de Luanda na parte superior e, Petro – Atlético na parte inferior a preto, situando-se os asterísticos entre as palavras.

TODOS OS TÍTULOS

Competições Nacionais

Campeonato Angolano: 1982, 1984, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1993, 1994, 1995, 1997, 2000, 2001, 2008 e 2009.

Campeonato Angolano da Segunda Divisão: 1980

Taça de Angola: 1987, 1992, 1993, 1994, 1997, 1998, 2000, 2002, 2012 e 2013.

Supercopa de Angola: 1988, 1993, 1994, 2002 e 2013




Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva; e Rafael de Paula da Silva.
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; jornaldosdesportos.sapo.ao, e www.petrodeluanda.net (desativado).
Página adicionada em 25 de junho de 2011 - atualizada em 19/Junho/2016.

 



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo