HISTÓRIA DO PIRASSUNUNGUENSE (SP)


CA Pirassununguense   CLUBE ATLÉTICO PIRASSUNUNGUENSE
  Fundado em 07 de setembro de 1907
  Endereço: Rua Duque de Caxias, 1629, CEP 13630-095, Pirassununga/SP
  Estádio: Belarmino Del Nero
  Site oficial: não disponível



+ Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores

       

Curiosidade: É o terceiro clube mais antigo do estado de São Paulo, atrás de Ponte Preta (fundada em 1900) e da Internacional de Bebedouro (fundada em 1906).

A primeira partida oficial do clube foi realizada em 23 de fevereiro de 1908, contra o Paulista de São Carlos, obtendo sua primeira vitória, por 2 a 1.

Apesar de fundada em 1907, a agremiação estreou em competições oficiais apenas em 1918, quando jogou o campeonato paulista do interior, competição que disputou em mais oito ocasiões.

Em 1949 é criada a Lei do Acesso (segunda divisão, atual Série A2) do futebol paulista, e o Pirassununguense se inscreveu, representando a cidade de Pirassununga em 1950, onde permaneceu até 1953, quando, por causa de uma determinação da Federação Paulista, não pode continuar disputando a competição. Na época, a Federação exigia que um município deveria ter mais de 50 mil habitantes para participar de suas competições.

Em 1966, voltou a participar de competições profissionais, no Campeonato Paulista da Terceira Divisão. A partir do ano seguinte esteve, até 1972, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, atual Série A3.

Em 1973, disputou o Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2), mas foi rebaixado em 1976 para a Segunda Divisão. O clube manda suas partidas no estádio Bellarmino Del Nero e, no ano de 1978, recebeu seu maior público. Em uma partida amistosa contra o Palmeiras, venceu por 3 a 2, com a presença de aproximadamente 8 mil pessoas.

A partir de 1980, a nomenclatura Primeira Divisão foi mudada para Terceira Divisão e o Pirassununguense disputou a competição até 1983, quando após um período longe dos gramados, voltou três anos depois, em 1996, para mais uma vez participar da Terceira Divisão.

Em 1987, com mais uma alteração no nome das divisões, o clube passou a disputar a Segunda Divisão. Neste mesmo ano, o clube aplicou sua maior goleada em um adversário: 14 a 0 sobre o Piraju, no dia 22 de novembro.

Após mais um curto período fora das competições profissionais da FPF, o Pirassununguense voltou à Segunda Divisão em 1991 e 1992, quando se licenciou novamente das competições profissionais para retornar somente em 2001, na Série B3. Como houve nova alteração no nome dos campeonatos, a partir de 2005 passou a integrar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.


Mascote do CA Pirassununguense
Gigante do Vale é o mascote


Camisa do CA Pirassununguense
Camisa N° 3 do ano de 2013
TITULOS

1 Campeonato Amador do Interior em 1954

LETRA DO HINO

Pirassununga, Oh! C.A.P. te saúda!
Neste canto de amor e de fé!
És da terra orgulho e ajuda!
Conhecido no Brasil hoje és!

Em 1907 tu surgiste!
És o pioneiro
Do futebol que existe
Neste rico Estado Brasileiro

De São Paulo já foste campeão!
Quarto Centenário, vê que emoção!
Trouxeste a taça, a mais perseguida!
Ganhaste-a em luta rnhida!
Teu patrono é vulto altaneiro!
Belarmino Del Nero, o bom companheiro!
Soube bem te conduzir
E teu lindo estádio construir!

Alvinegro tu és sensacional
As tuas cores se agitam a cada gol!
Tua torcida te apóia e é leal!
Quer ver teus craques dando um belo show!
C.A.P, três letras de respeito!
Fazem tremer qualquer competidor
Tua marca enfeita o peito
E exalta o teu jovem jogador!


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e www.futebolpaulista.com.br
Página adicionada em 04 de julho de 2014.

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo