Arquivo
  Especiais
  + Futebol
  PERFIL                             Tabela Série A 2011                            + Artigos
Pontapé inicial: campeonato brasileiro 2011

O campeonato brasileiro inicia neste sábado e será disputado até dezembro. Muita emoção vai tomar conta de todo o país. A partir de agora, a festa será toda com os torcedores nas arquibancadas. A disputa, em campo, será de responsabilidade dos atletas. A expectativa é enorme. Preparem seus corações. O pontapé inicial é hoje.
 

                                                           Por Luciano Patussi *
Publicado em 21 de maio de 2011 em www.futebolartegarra.blogspot.com
Clubes da Série A 2011
A edição de 2011 do campeonato brasileiro será outra oportunidade para vermos grandes partidas, bem como mais uma chance para ficarmos atentos ao surgimento de novos craques. O Fluminense, que é o atual campeão, manteve no elenco jogadores com potencial diferenciado, tais como Conca e Fred. Se conseguir regularidade de atuações, poderá sonhar com mais um caneco. Junto ao Flu, o Santos e o Cruzeiro aparecem com boas equipes, tendo regularidade, elencos fortes e contando com perspectivas enormes de chegar ao título. Antes de a bola rolar, estes três times são, em minha opinião, os principais favoritos a obter a taça de campeão brasileiro de 2011 ou, pelo menos, conseguir uma das vagas para a Copa Libertadores da América do próximo ano.

Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Internacional, Grêmio e Atlético Mineiro se apresentam, neste instante, como grandes clubes do país, mas ainda sem ter um norte definido. Podem e necessitam se reforçar, encontrar padrão de jogo e buscar regularidade, até mesmo porque muitas situações vão mudar no decorrer do certame: jogadores serão negociados entre as agremiações ou rumo ao exterior, treinadores mudarão de equipe e outros atletas chegarão para reforçar os elencos. É lógico que é possível sonhar com o título, mas em um primeiro momento de avaliações, uma vaga na Copa Libertadores da América já seria de grande valia para estas equipes. Por outro lado, menos do que uma vaga na Copa Sul-Americana seria decepcionante.

 
Como prováveis surpresas positivas, apontaria os times do Coritiba, que vem sendo a grande sensação do futebol brasileiro até a metade desta temporada, bem como o Ceará, que tem uma boa equipe e que conta com jogadores muito experientes. Estes dois times podem ter, dependendo das circunstâncias, uma boa arrancada no início do torneio, mas precisam se reforçar para ter reais condições de manter a regularidade e sonhar mais alto até o final da temporada.

O Botafogo e o Vasco da Gama são grandes clubes dentro do esporte nacional, possuem enorme tradição e apaixonados torcedores espalhados pelo país, mas precisarão encontrar o seu ponto de equilíbrio, além de buscar no mercado alguns reforços diferenciados, visando disputar posições no alto da tabela. Caso contrário, a tendência será brigar na metade de baixo: ou por vaga na Copa Sul Americana, ou contra o rebaixamento. Vivenciam situação parecida, neste momento, clubes como Avaí, Figueirense, Atlético Goianiense e Atlético Paranaense.

As agremiações que necessitarão de reforços de boa qualidade, além de razoável quantidade, são: o popular e tradicional Bahia, além do bem estruturado América de Belo Horizonte. Estes times, inicialmente, deverão lutar contra o rebaixamento. Uma boa arrancada no campeonato seria crucial para alcançar este objetivo. Obter uma vaga na Copa Sul Americana já seria uma campanha digna de aplausos. Isso é possível. O decorrer do campeonato e as variáveis que irão alterar os elencos e toda a realidade do certame é que nos darão as esperadas respostas.

A bola vai rolar. Vai começar o mais equilibrado campeonato nacional do futebol mundial. A partir deste momento, prognósticos ficam no papel, opiniões não mais terão tanta importância e o que vai decidir, de fato, serão os atletas dentro das quatro linhas. Tudo pelos três pontos, pela regularidade, pela emoção e por mais um título.

Share |
 
* Luciano Bonfoco Patussi é Pós-graduando em Gestão Esportiva - Unisc & Sport Club Internacional; Bacharel em Ciências Contábeis - Unilasalle

Blog Pessoal: www.futebolartegarra.blogspot.com
  PERFIL                            Tabela Série A 2011                           + Artigos
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador