O que é?

Premio Puskas FIFAO Prêmio Puskás da FIFA — criado em 2009 para homenagear Ferenc Puskás, capitão e ídolo da seleção húngara dos anos cinquenta — é entregue ao jogador ou à jogadora que marcar o gol mais bonito do ano. Em sua segunda edição, Hamir Altintop levou o troféu graças a um golaço marcado pela Turquia em partida contra o Cazaquistão.

Como exemplo para critérios utilizados, em 2011 quem elegeu o mais belo dos gols foi o leitor do FIFA.com, votando em um dos dez vídeos pré-selecionados pela Comissão de Futebol da FIFA. Os critérios utilizados pela Comissão de Futebol para selecionar os dez gols entre os milhares de inscritos são os seguintes:

1) estética (critérios subjetivos: chute de longa distância, jogada coletiva, gol acrobático, etc.);
2) importância da partida (critério objetivo, por ordem decrescente: equipes nacionais "A", torneios continentais e campeonatos da primeira divisão);
3) ausência do fator sorte ou de erro da equipe adversária que tenha contribuído para a marcação do gol;
4) fair-play: o jogador não deve ter se comportado mal durante a partida nem ter sido acusado de doping, por exemplo;
5) data: gols marcados entre janeiro de 2011 e 18 de outubro de 2011.

VENCEDORES:

2009- Cristiano Ronaldo, em jogo da UEFA Champions League de 15 de abril de 2009, FC Porto versus Manchester United.

2010- Hamir Altintop levou o troféu graças a um golaço marcado pela Turquia em partida contra o Cazaquistão, em jogo da fase de qualificação da UEFA Euro 2012.

2011- Neymar (Santos FC/BRA), num gol marcado contra o Flamengo.

2012- Miroslav Stoch (Fenerbahce/TUR). O eslovaco fez um golaço no jogo Fenerbahce versus Genclerbirligi, pela Super Liga da Turquia, no dia 03 de março de 2012.

2013- Zlatan Ibrahimovic (Seleção da Suécia), num gol de bicicleta de fora da área marcado num amistoso de sua seleção contra a Inglaterra.

2014- James Rodríguez, da Seleçao Colombiana num extraordinário voleio em jogo das oitavas de final contra o Uruguai, pela Copa do Mundo 2014.

2015- Wendell Lira, quando jogava pelo Goianésia-GO, em 11 de março de 2015, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, no Serra Dourada. Veja a noticia.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol




Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fonte: www.fifa.com.
Página adicionada em 11 de abril de 2010; atualizada em 11 de janeiro de 2016.






Pesquisa personalizada






Ir ao Topo