Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Clubes Centenários do Brasil
Alexandre Berwanger - Clássico Vovô

HISTÓRIA DO PRIMEIRO CLÁSSICO VOVÔ "OFICIAL" BOTAFOGO X FLUMINENSE

por Alexandre Magno Barreto Berwanger
  O primeiro clássico Vovô "Oficial"   »   Súmulas dos jogos no exterior      + CLÁSSICO VOVÔ
  História do Botafogo            História do Fluminense
Clássico VovôO jornal O Paiz, de 14/05/1906, descreveu o ambiente da partida (respeitada a grafia da época):

Vai em successo crescente a disputa do campeonato de foot-ball: o match de hontem no ground da rua Guanabara foi um successo colossal, talvez unnico nos anaes do bello sport. O campo do Fluminense ficou repleto de povo, notando-se nas arquibancadas incalculável número de familias, que seguiam com enthusiasmo delirante o bello jogo dos teams de Fluminense e do Botafogo, applaudindo enthusiasticamente ora esse ora aquelle, pelos passes brilhantes, pela segurança impeccavel com que atacavam os adversários, pela harmonia irreprehensivel do jogo.

Sobre o primeiro clássico em partidas oficiais disputado no Brasil, o Correio da Manhã publicou no dia 14/05/1905, respeitada a grafia da época, assim como os diversos erros gramaticais e de identificação de jogadores contidos na redação, seja nos nomes, seja na autoria de um dos gols, seja na identificação dos clubes:

FLUMINENSE FOO-TBALL CLUB versus BOTAFOGO FOOT-BALL CLUB
Fluminense vencedor - 8 goals a 0

Para disputar o terceiro match do campeonato de foot-ball, apresentaram-se hontem, no esplendido ground da rua Guanabara os teams do Fluminense Foot-Ball Club e do Botafogo Foot-Ball Club.

O team do Fluminense foi o mesmo que jogou contra o Paysandú, havendo apenas a substituição do half-back, Sr. Naegeli, pelo sr. J. Araújo. O team do Botafogo, composto de rapazes, quasi todos estudantes e moços, apresentou-se muito disciplinado, sendo bem merecidos os constantes applausos que receberam dos muitos sportsmen e sportswomen, que tiveram o bom gosto de ir assistir ao interessante match de hontem.

Embora vencidos, os distinctos foot-ballers do Botafogo patentearam-se perfeitos conhecedores do hygienico sport a que se dedicam, notando-se, pelos bonitos passes a que assistimos, possuirem uma bem organizada linha de fowards que muito dará o que fazer aos seus adversários nos futuros matches.

Não fosse a incomparável defesa do Fluminense, constituída pelos temíveis full-backs, V. Esthegaray e Salmond, estamos certos que o Botafogo teria conseguido marcar alguns goals, pois diversas vezes, com bonitos dribbligins e passes, seus fowards conseguiram atravessar o campo, só sendo compelidoserfeitos full backs citados.

O march teve começo às 4 horas e 7 minutos da tarde, sendo o place-kick ou kick off dado por Cox, center-foward do Fluminense. Estes, em poder da bola, avançam para o goal contrário, atacando com energia, porém sem efeito desta vez devido a um bem dado munhecaço de Alvaro Werneck, gol-keeper do Botafogo, que manda a bola para o centro do campo; segue logo um foul do Botafogo e um corner também contra este, sendo então marcado por Costa Santos, o primeiro goal do Fluminense. Recomeçando o jogo, o Fluminense conserva-se na offensiva, Cox skoota e A. Werneck rebate bem. N. Hime apodera-se da bola e em dribbling leva-a para o campo contrário, onde encontra F. Walter que defende muito bem o seu goal.

O Fluminense torna a atacar, ha um bom passe de Cox a E. Etchgaray, que, por sua vez, passa a Costa Santos, este shoota, sendo o gol do Botafogo defendido por seu goal-keeper.

Continuava o jogo, sempre muito bem disputado pelos dois teams, quando depois de um trow-in, Bucham apanha a bola no meio de campo, e chutando contra o goal, marca o segundo goal do Fluminense.

Continua o Fluminense na offensiva; ha diversos passes bem feitos pelos dois teams e mantinha-se indeciso o jogo, quando I. Duque Estrada marca o terceiro goal do Fluminense. Dado o place-kicki o Botafogo toma a offensiva, porém, sem efeito, sendo, então, dado pelo referee o signal de half-time.Depois de dez minutos de descanso, recomeçado o jogo, o Fluminense desenvolve o ataque, os fowards do Botafogo apoderam-se da bola, procurando leva-la para o campo contrário, quando ha um foul do Fluminense.

Pouco depois, firma-se o Fluminense no ataque, sendo então marcado por Costa Santos o quarto goal do seu team.

Sempre atacando o team fluminense, V. Etchgaray, depois de bellos dribblings, passa a Costa Santos, que shoota contra o goal. A. Werneck rebate, F. Farias recebe a bola na extrema-esquerda, marcando depois de bem dado shoot o quinto goal do Fluminense. Depois deste goal, a offensiva do Fluminense foi constante até o final do match, sendo marcados mais tres goals, feitos por Cox, Duque Estrada e Gulden.

Campeonatos de 2º teams.

Foi tambem disputado as 2:1/2 horas da tarde, um match do campeonato dos 2º teams, pelos mesmos clubs, sendo vencedor o Fluminense por 5 goals a 2.

FICHA TÉCNICA
Fluminense 8 x 0 Botafogo
Motivo: Campeonato Carioca
Data / hora: Domingo, 13/05/1906 / 16hs:07mins.
Local: Campo da rua Guanabara (FFC)
Árbitro: F. C. Moreton
Gols : Horácio da Costa Santos, A. Buchan e Phortos Duque Estrada (1º Tempo); Horácio da Costa Santos (2), Félix Frias, Edwin Cox e Edgar Gulden (2º Tempo)

FFC: Francis Walter; Victor Etchegaray, W. Salmond, Clyto Portella, Albert Buchan, Edgar Gulden, Phortos Duque Estrada, Horácio da Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias.

BFC: Álvaro Werneck; Otávio Werneck e João Leal; Raul Rodrigues, Antônio Rodrigues e Ademaro de Lamare; Norman Hime, Flávio Ramos, Ataliba Sampaio, Gilbert Hime e Rolando de Lamare.
  O primeiro clássico Vovô "Oficial"   »   Súmulas dos jogos no exterior      + CLÁSSICO VOVÔ
  História do Botafogo            História do Fluminense
Página adicionada em 03 de outubro de 2012 - revisada em 08/Janeiro/2013.
Fonte: citadas no texto - Pesquisas de Alexandre Magno Barreto Berwanger.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Sigao Campeões do Futebol no Facebook Livro Grátis A Unificação dos Títulos Brasileiros
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador