Historia da Copa do Mundo de 1930

Saiba quais são as principais torcidas femininas do Brasil


+ Futebol Feminino + Pesquisas de Torcidas + Artigos / Noticias

Torcida Feminina
Times mais populares entre as mulheres no Brasil

Todos sabem que o futebol é a paixão nacional dos brasileiros, e entre as brasileiras, essa realidade não é diferente. Há algum tempo, a Pluri Consultoria realizou um levantamento bastante amplo e completo com o intuito de descobrir quais são os clubes de futebol com o maior número de torcedoras mulheres. Essa pesquisa entrevistou mais de 10 mil brasileiras de 23 estados diferentes e chegou a conclusões bem interessantes.

Primeiramente, é preciso destacar que a população brasileira é de aproximadamente 193 milhões de pessoas, e que desse total, 51% são mulheres, ou seja, cerca de 98 milhões. A partir desse número, a pesquisa constatou que 68,9% das mulheres do país torcem para algum time de futebol filiado a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Em primeiro lugar na preferência das brasileiras está o Flamengo, com cerca de 14,1 milhões de torcedoras, o que representa 14% da preferência entre as mulheres do país. O segundo colocado nesse ranking é o Corinthians, com 11,7 milhões e aproximadamente 12% do total de torcedoras do Brasil. Entre os cinco primeiros clubes ainda estão o São Paulo, em terceiro lugar, o Palmeiras, em quarto, e o Vasco na quinta colocação.

Importância da torcida feminina

De acordo com esse levantamento da Pluri Consultoria, a importância das mulheres para as maiores torcidas do país, especialmente a do Flamengo e Corinthians, está cada vez maior. Em uma análise acerca da proporção da torcida feminina em comparação com a torcida geral, foi constatado que as mulheres representam nada menos que 48% da torcida total do Flamengo, e cerca de 47% da torcida do Corinthians.

Isso demonstra que o antigo conceito de que o futebol é um esporte masculino ficou no passado. Nos últimos anos, inclusive, a presença das mulheres nos estádios está cada vez mais expressiva, e os próprios clubes brasileiros já começaram a demonstrar um interesse crescente pelo público feminino.

O Flamengo, clube brasileiro com a maior torcida feminina, lançou recentemente uma ação chamada “Lugar de mulher é na arquibancada. Lugar de mulher é no campo. Lugar de mulher é onde ela quiser”, com o intuito de aumentar ainda mais o numero de torcedoras presentes nos estádios ao longo da temporada. Além disso, o Flamengo também tem investido no lançamento de produtos licenciados exclusivos para as mulheres. Outros clubes de grande porte como Corinthians, Cruzeiro e Botafogo também adotaram estratégias similares.

Diferenças entre homens e mulheres no futebol

Torcida Futebol

A razão pela qual as mulheres ainda não superaram os homens como maioria nas torcidas dos clubes brasileiros é porque cerca de 30% das brasileiras afirmaram não torcer para nenhum time de futebol, enquanto a porcentagem entre os homens é mais baixa, somente 11% não acompanham o esporte. Porém, essa diferença está se tornando cada vez menor, e o próprio levantamento indica que ela pode ser revertida no decorrer dos próximos anos.

Paralelamente, dentro de campo, as diferenças entre os jogadores e as jogadoras de futebol também está sendo reduzida, tanto em termos de salário como também na estrutura oferecida ao futebol masculino e ao feminino. Como exemplo disso, jogadoras de várias nacionalidades estão ganhando cada vez mais espaço para falarem publicamente sobre a igualdade de gênero no esporte.


Sidney Barbosa da SilvaPor Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 25/Maio/2018.

 

Shopping Campeões do Futebol