Shopping Campeões do Futebol

Quão global é o futebol?



Campeões da Copa do Mundo   + Artigos / Noticias


Futebol global

O mercado do futebol Europeu cresceu de tal maneira que na época de 2012/2013, obteve mais de 25 biliões de dólares em receitas. As principais contribuições foram dadas por cinco das maiores ligas europeias, a Inglesa, Alemã, Espanhola, Italiana e a Francesa, que juntas fizeram cerca de 12 biliões de dólares. Este mercado teve um crescimento de cerca de 60% nos últimos 10 anos, tendo que a estrela deste ano foi a liga Inglesa – a Premier League - que teve 3.8 biliões de dólares em receitas no total, e assim, a Premier League é a líder mundial em termos de receitas, para além de ser a liga mais promissora para crescer.

O Médio-Oriente tem um papel muito importante no futebol europeu, especialmente através de parcerias comerciais. Como exemplo, temos o Manchester City, um clube que pertence a um grande empresário de Abu Dhabi, e a sua maior rival Manchester United, que juntas fizeram mais de metade das receitas da Premier League em 2012/2013. Alexander Thorpe, consultante da Sports Business Group, comentou: “A habilidade do futebol europeu para se manter relativamente imune das pressões econômicas mais amplas, é devido ao apelo global das suas ligas e equipes. Atrair audiência, patrocinadores e empresários do exterior da Europa tem sido chave, com o Médio-Oriente sendo o principal mercado para alcançar este objetivo. Esta temporada viu os Ingleses, Franceses, e outros campeões europeus com camisetas patrocinadas pelo Médio-Oriente.”

O futebol é o jogo mais popular do mundo, que segundo a FIFA, tem cerca de 265 milhões de jogadores ativos, o que equivale a cerca de 4% da população terrestre. O jogo é relativamente simples em que o objetivo é marcar gol, e pode ser jogado em qualquer espaço aberto, visto que pode utilizar quaisquer objetos para marcar as balizas. Isto permite que crianças e jovens em todo o mundo possam replicar um campo de futebol, mesmo nas zonas do mundo mais pobres. Os jogadores têm que se manter sempre em excelente forma física, e ao contrário de outros esportes, a altura não influencia quão bom você se pode tornar neste jogo, invés, a sua agilidade e rapidez são os principais fatores para uma carreira de sucesso.

Algo que torna este esporte mundialmente famoso é o fato de que há sempre jogos a decorrer! Enquanto existem esportes que deixam de estar em época e, portanto, deixa de haver competição, no futebol existem sempre torneios a decorrer. Seja a liga nacional, torneio para a taça, liga dos campeões, torneios internacionais como a FIFA World Cup, as suas equipes preferidas estão constantemente no ativo! Esportes como Basquete, Críquete, e futebol americano são alguns dos esportes que têm temporadas onde decorrem, e depois ficam alguns meses parados, no entanto, esportes como o futebol, esportes motorizados, golf e até mesmo esportes menos convencionais como é o caso do pôquer, têm continuidade todo o ano! No caso do pôquer, este tem vindo crescendo exponencialmente no Brasil, que se tornou um ponto de referência mundial nessa modalidade.

Mas independentemente do sucesso de outros esportes, o futebol traz uma enorme paixão por parte dos fãs, e aos poucos se tornou o que é hoje. Torneios como a Copa do Mundo FIFA juntam todas as nações de futebol, e tem alguns dos jogos mais intensos onde podemos observar os melhores jogadores do mundo a competir pelo prêmio final. Isto é um jogo em equipe, onde qualquer um pode marcar o gol decisivo. A técnica e agilidade dos jogadores deixam sempre os fãs na beira de suas cadeiras, enquanto esperam pela jogada que pode virar o jogo e permitir que suas equipes levem o troféu para casa. É um jogo lindo de ver, e o gosto é sempre partilhado pelos fãs, os comentadores e os jogadores.


Sidney Barbosa da SilvaPor Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 10/Abril/2018.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo