Arquivo
  Especiais
  + Futebol
RADIUM FUTEBOL CLUBE
Fundado em 1° de maio de 1919
Endereço: Praça Pacífico Costa Lima s/n°
Bairro: Vila Quintino Cep: 13.736-000 Mococa-SP
Estádio: Olímpico São Sebastião
Site: www.radiumfc.com.br (desativado)
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Estádios   |   Diversos                + CLUBES
História - Da Fundação ao Profissionalismo
  História   |   Anos 50 a 80   |   Anos 80 a atualidade   |   Arquivo
Em 1915 surge em Mococa dois clubes de futebol: O Operário Futebol Clube e o Mocoquense Futebol Clube.

A falta de um grande Estádio prejudicava o crescimento desses dois clubes. Surgiu então a idéia de unir essas duas equipes e formar apenas um clube.

No dia 1° de maio de 1919 foi realizada no Teatro municipal uma reunião com o objetivo de fundar em Mococa uma equipe de ampla representatividade no futebol brasileiro. Estavam presentes nomes como os de Jayme Rehder, João Bruno Biazin, Ricardo Mônaco, Antonio Azaloni, Gabriel Ribeiro da Silva, Waldomiro Lopes, Pascoal Luiz Gagliardi, Antonio Amadi, Franscisco Pedro, entre outros. O apoio da torcida era muito grande, e seu entusiasmo animava os dirigentes.

O único problema registrado foi na hora de escolher o nome da nova agremiação esportiva.

Foram apontados nomes como Palestra, São Paulo, Paulistano, Corinthians, São Bento, entre outros, porém, nenhum conseguiu a aprovação da maioria, o que quase acabou com o sonho dos mocoquenses. Muitos dos presentes já deixavam o teatro, quando um dos esportistas, apresentou a sugestão salvadora: Pedro Daniel sugeriu o nome Radium, em homenagem à cientista Madame Curie, que havia descoberto um novo elemento químico que batizara de Radium.
Os que estavam saindo voltaram, foi aceito o nome de Radium Futebol Clube, houve uma grande comemoração. No mesmo instante foi escolhida a Primeira Diretoria do novo clube, formada por Presidente: Pascoal Luiz Gagliardi; Vice-Presidente: Gabriel Ribeiro da Silva; Secretário: Waldomiro Lopes; o qual era chefe da estação Mogiana, em Mococa, e que acabou se mudando para São Sebastião do Paraíso, deixando o cargo com Jayme Rehder. O sucesso da reunião tinha sido alcançado, Mococa tinha um novo clube de futebol.

Desde sua fundação, o Radium utiliza o mesmo escudo e as mesmas cores, o verde e branco. Por causa delas e da Estrada de Ferro Mogiana, que passava pela cidade, o clube acabou ganhando o apelido de o “Verdão da Mogiana”. O distintivo é a marca registrada do clube, sendo formado simplesmente por um círculo verde de contorno branco, com a letra “R” estampada também em branco no centro.

Não se sabe ao certo o porquê da escolha das cores, mas o mais provável é que seja em homenagem à vegetação de Mococa, conhecida como a “Cidade das Palmeiras Imperiais”.

O primeiro jogo treino do Radium, foi realizado no dia 21 de Setembro de 1919, com um empate em 0X0 contra a Associação de Guaranésia.

Em busca do profissionalismo na década de 40

Durante 30 anos o Radium se dedicou a disputa apenas de campeonatos amadores, ganhando diversos títulos, sendo assim a torcida começou a cobrar o profissionalismo da diretoria. Em 1949 com a criação da Lei de Acesso, o Radium disputou a Segunda divisão Profissional do Futebol Paulista. O clube, carinhosamente chamado de "Verdão da Mogiana" estreou no Campeonato Paulista de 1949 no dia 22 de maio, perdendo para o Palmeiras Futebol Clube por 1 a 0 na cidade de Franca.

O elenco de 1949 contava com: Brazão, Sidney, Jorge, Baía, Aguinaldo, Reinaldo, Brejinho, Armando, Bagunça, James e Ary. Além de Ié ( goleiro), Laércio, Jeca e Wilfredo.
A Diretoria era composta por: Presidente, Christovam Lima Guedes; Vice-presidente, Otávio Pereira Lima; Tesoureiro, Antonio Molo Sobrinho; Primeiro-secretário, André Masili; Segundo-secretário, Edgard de Freitas; Segundo-tesoureiro, João Elpidio; Diretores Esportivos, Guilherme Brisighelo e Orosimbo Bernardes.
  História   |   Anos 50 a 80   |   Anos 80 a atualidade   |   Arquivo
Fontes: www.radiumfc.com.br, www.futebolpaulista.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 18 de março de 2013 - Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Estádios   |   Diversos                + CLUBES
Pesquisa personalizada

Periquito da Mogiana, o mascote




O mascote de 1950
Em 1950, o "periquito" no trono simbolizando a conquista do Camp. Paulista da 2ª Divisão de Profissionais




Camisa - 2012
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador