Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Velo Clube (SP)

SINTESE DA HISTÓRIA (PARTE 1)

Rio Claro FCRio Claro Futebol Clube
Fundado em 09 de maio de 1909
Endereço: Rua Onze, 122 CEP 13501-280 - Rio Claro/SP
Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho (Schimitão)
Site oficial: www.rioclarofutebolclube.com.br
Site Historiadores: www.memorialrioclarofc.com.br
Site da Torcida: www.sourioclarofc.blogspot.com
  História »   Memorial   |   Parte I   |   Parte II   |   Parte III   |   Parte IV   |   Parte V
  Títulos   |   Hino   |   Evolução Escudos   |   Todos os Jogos   |   Diversos             + CLUBES
1909 - O INÍCIO

O Rio Claro Foot-Ball Club foi fundado em 09.05.1909 por três ferroviários senhores Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine e João Lambach, empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e pelo professor Joaquim Arnold, também atleta de futebol, campeão paulista da 1ª. divisão em 1906 pelo SC Germânia, clube dos descendentes de Alemães, hoje é o EC Pinheiros da Capital com atividades amadoras.

A primeira reunião dos fundadores do Rio Claro Foot-Ball Club foi em 09.05.1909 na Avenida 8 n. 2 no centro da cidade. Levado ao conhecimento da imprensa, o jornal O Alpha noticiou a fundação em 19.05.1909.

Este importante jornal que circulou em Rio Claro e interior do Estado de São Paulo, tem no Arquivo Histórico do Município de Rio Claro arquivo completo de 1901 até o primeiro semestre de 1925 depois exemplares avulsos de 1926 a 1927.

Como a AA Ponte Preta de Campinas, Ferroviária de Araraquara, Nacional AC da Capital, EC Noroeste de Bauru, e tantos outros o Rio Claro FC é considerado um clube oriundo de ferrovias.

O nome adotado foi Rio Claro Foot-Ball Club em inglês porque foi Charles Muller, paulistano filho de ingleses que foi estudar na Inglaterra e trouxe o futebol para o Brasil em 1894.

Com o passar do tempo, o nome Rio Claro Foot-Ball Club foi aportuguesado para Rio Claro Futebol Clube, a exemplo de outros clubes brasileiros.

O nome escolhido Rio Claro foi para homenagear a cidade. Quem nasce em Rio Claro é rio-clarense, quem é torcedor do Rio Claro FC é rioclarista.

O prefeito no ano da fundação do Rio Claro FC, 1909 era o Major José Jacinto de Moraes e a cidade possuía quando muito 30.000 habitantes, mesmo levando-se em consideração que os municípios de Itirapina, Ipeúna, Corumbataí e Santa Gertrudes eram distritos de Rio Claro, portanto faziam parte de nossa cidade. 2009, ano do Centenário do Rio Claro FC o prefeito é Palmínio Altimari Filho e a cidade conta com aproximadamente 190.000 habitantes.

Desde a data da fundação utiliza as cores azul e branca em seu uniforme, mantendo firme esta tradição. O primeiro distintivo ou escudo tinha as letras RC para identificação do clube.

Todo clube de futebol tem um mascote para representá-lo. O mascote do Rio Claro FC é o Galo Azul e seu apelido é Azulão.

PRIMEIRA DIRETORIA

A primeira diretoria no ano de 1909 conforme noticiou o jornal O Alpha foi assim constituída:

Presidente: Celso de Lima
Secretário: José da Silveira Franco
Thesoureiro: Américo Mendes
Procurador: Adelino de Oliveira
Capitão: Fulgêncio de Godoy
Vice-Capitão: José Antonio Braga
Fiscais de Campo: Bernardino Brandão e Augusto Bull.

PRIMEIRO CAMPO EM 1909

O primeiro campo que o Rio Claro Foot-Ball Club treinava e mandava os seus jogos era no Bairro Cidade Nova. Alguns esportistas da cidade confirmaram que o campo ficava entre as Ruas 3-B e 4-B, e entre as Avenidas 10-A e l2-A, local que o jornal O Alpha citou inúmeras vezes como sendo no alto do Bairro Cidade Nova. Hoje esse campo não existe mais.

Este fato é inédito na história do Rio Claro FC porque se acreditava que o clube mandava os seus jogos desde a fundação no campo do Grêmio da Cia. Paulista. Com a abertura dos documentos do Arquivo Histórico do Município de Rio Claro, gentilmente pela nova administração municipal principalmente do jornal O Alpha a partir do ano de 1909, constatou-se a novidade.

No ano da fundação o Rio Claro Foot-Ball Club só treinava visando o primeiro jogo. No dia 08.12.1909 era inaugurado o campo no Bairro Cidade Nova, mas para nossa surpresa não foi uma partida de futebol e sim uma grandiosa festa social, local não mencionado, tendo destaque no jornal O Alpha e no periódico O Alvorada que citou que o orador foi o literato Pedro Alcântara.

PRIMEIRO JOGO REALIZADO EM 23.01.1910 NO BAIRRO CIDADE NOVA

Finalmente chegou o dia do primeiro jogo do Rio Claro FC. Tendo em vista ter dificuldades em arrumar adversários por ser um dos primeiros clubes do interior e do Brasil a ser fundado e por dificuldade de locomoção, sendo que o principal meio de transporte no início do século era o trem o clube jogou pela primeira vez em 23.01.19l0 contra o SC Caramuru da vizinha cidade de Cordeirópolis, por onde passava o tronco da linha férrea. Rio Claro FC 2x0.

O jornal O Alpha, caprichosamente deu a escalação dos dois times:

Rio Claro FC de 1910: Alfredo, Dicto e Fernandes, Zico, Martinho e Bull, Constantino, Saturnino, Rêmulo, Godoy e Ferreira.
SC Caramurú de 1910: Moreira, Pedro e Barbosa, Barroca, Horácio e Valério, Sebastião, Taung, Joaquim, Pierroti e Fontes.

Dentre os clubes do futebol profissional do interior de São Paulo e Capital, que estão participando de campeonatos no ano de 2009 da FPF, o mais antigo é a AA Ponte Preta de Campinas de 1900, seguido da AA Internacional de Bebedouro de 1906 e somente depois do Rio Claro FC fundado em 1909 é que aparecem os grandes clubes da capital como SC Corinthians Paulista de 1910, SE Palmeiras de 1914, São Paulo FC de 1935 e do litoral paulista o Santos FC de 1912.

O Rio Claro FC realizou o seu último jogo, primeiro e segundo quadro em 22.03.1914, no campo no Bairro Cidade Nova contra o SC Ausônia, nome de uma grande empresa no ramo de confecções da época que trouxe emprestado vários atletas titulares do SC Corinthians Paulista.

Por trazer jogadores do Corinthians julgamos que era um campo bem arrumado e com vários titulares do time mosqueteiro o SC Ausônia ganhou do Rio Claro FC por 4x3. Vamos divulgar a escalação do primeiro quadro de cada time.

1. quadro do Rio Claro: Rio Claro, Leite, Ribeiro e João Gemignani, Achilles e Brandão, Fulgêncio, Dario, Joaquim Arnold, Nenê e Titão.
1. quadro do SC Ausônia: Casimiro I, Fulvio e Casimiro II, Américo, Bianchi e César, Manoel e Apparício, Amílcar, Peres e Cotó.

A imprensa da época dava tanto valor aos jogos tanto do primeiro e do segundo quadro, que ao divulgar o evento somava o resultado das duas partidas, neste jogo então não sabemos quanto foi cada partida individualmente. Depois de um tempo começou a separar os resultados.

Curiosidade: O goleiro do Rio Claro FC nesse jogo tinha o apelido de Rio Claro, após pesquisas chegou-se a conclusão que se tratava do esportista Aníbal Jorge que também era ciclista e competia fora de nossa cidade, ganhando o apelido.

O Rio Claro FC treinou e jogou no campo no Bairro Cidade Nova desde a fundação em 1909 até 22.03.1914, quando realizou sua ultima partida.

Tendo em vista o futebol ganhar impressionante popularidade no cenário paulista e brasileiro o Rio Claro Foot-Ball Club solicitou à diretoria do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que cedesse o clube para mandar os seus jogos no local, por ser um recinto fechado e localizado na área central da cidade.

Após algumas exigências por parte da diretoria do Grêmio que constam no Livro Ata do próprio Grêmio à diretoria Rio Claro FC, que as aceitou, foi autorizado. Uma das exigências para justificar a cessão foi que passasse a ser chamado de Rio Claro Foot-Ball Club, do Grêmio.
  História »   Memorial   |   Parte I   |   Parte II   |   Parte III   |   Parte IV   |   Parte V
  Títulos   |   Hino   |   Evolução Escudos   |   Todos os Jogos   |   Diversos             + CLUBES
Fonte: Grupo de Historiadores do Memorial do Rio Claro, disponibilizado em www.visiterioclaro.com.br, www.rioclarofc.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 01 de março de 2011.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Vídeo do Centenário
Video 100 Anos do Rio Claro
História dos 100 anos




Mascote do Rio Claro FC
Galo é o Mascote



Antigo Escudo do Rio Claro FC

Confira a evolução dos escudos




Camisa N. 1
Camisa n° 1 utilizada em 2011



Camisa N. 2
Camisa n° 2 utilizada em 2011
RPS Carrões - para os apaixonados por super-máquinas História do América Mineiro
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador