Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Vitória (BA)

HISTÓRIA DO RIO CLARO (PARTE 2)

  História »   Memorial   |   Parte I   |   Parte II   |   Parte III   |   Parte IV   |   Parte V
  Títulos   |   Hino   |   Evolução Escudos   |   Todos os Jogos   |   Diversos             + CLUBES
PRIMEIRA PARTIDA REALIZADA NO GRÊMIO EM 1914

Após um longo período de treinamentos e tendo realizado um amistoso contra o SC Flor da Mocidade em 10.05.1914, no empate de 1x1, um clube também de Rio Claro, cujo campo ficava no Alto da Santa Cruz, mas não era campo do Grêmio, finalmente o Rio Claro FC convidou o XV de Piracicaba para o jogo inaugural.

Para o grande evento de 16.08.1914, um domingo, pagou quatro grandes anúncios durante a semana no jornal O Alpha para divulgar o match, palavra inglesa que quer dizer jogo, muito usado na época.

Terça-feira, 18.08.1914 o jornal divulgou em suas palavras em grande estilo. “No match de foot-ball realisado ante-hontem nesta cidade entre o Club 15 de Novembro de Piracicaba e o Rio Claro Foot-Ball Club, do Grêmio, sahio vencedor este victorioso por 8 goals a 1, conseguindo o primeiro team 4 a 0 e o segundo team 4 a 1. O match foi abrilhantado pela banda musical do Grêmio”. O jornal não deu a escalação dos times.

A entrada custou 500 réis em benefício da sociedade Amparo aos Lázaros.

No dia 20.09.1914 chegou à vez de enfrentar o famoso SC Germânia ex-clube de Joaquim Arnold, um dos fundadores e agora atleta do próprio Rio Claro Foot-Ball Club. Após destaques especiais antes e depois do jogo no jornal, foi divulgado o placar. 1x1. Gol do Rio Claro marcado por Joaquim Arnold.

No ano de 1915 pela primeira vez o Rio Claro Foot-Ball Club participa de um campeonato oficial. Foi fundada a Liga Regional D’Oeste de São Paulo, mas o jornal não citou qual cidade ficava a Liga. Participaram o Rio Claro FC, Ideal Club de São Carlos, White Team de Campinas, Araraquara College, AA Bebedourense e Jaboticabal Atlético. Olhando os resultados tivemos uma participação regular, e o jornal não mencionou quem foi o campeão.

O jornal divulga que no ano de 1915 foi criado o time Juvenil do Rio Claro Foot-Ball Club.

No ano de 1916 o time não participa de nenhum campeonato oficial, porem é um ano para jamais ser esquecido.

INAUGURAÇÃO DA ARQUIBANCADA NO GRÊMIO EM 1916

No dia 27.08.1916 é inaugurada oficialmente uma linda e moderna arquibancada no campo do Grêmio construída às expensas da diretoria do Rio Claro FC com enorme destaque na imprensa rio-clarense porque recebemos a visita para uma partida da AA das Palmeiras, participante da 1ª. divisão do campeonato paulista e campeão de 1915, pela A.P.E.A. - Associação Paulista de Esportes Athléticos.

Rio Claro FC 1x0. Renda do jogo 748$500 (setecentos e quarenta e oito mil e quinhentos réis).

Para conhecer a arquibancada do Grêmio em 1916 na Internet acesse o site Google. Na coluna pesquisa escreva Centenário de Rio Claro parte 4, e em um filme de 9 minutos em um evento referente aos 100 anos da cidade de Rio Claro em 1927, aparece a linda arquibancada.

RIO CLARO FC x SC CORINTHIANS PAULISTA EM 1916

No dia 25.12.1916 dia de Natal a diretoria do Grêmio da Cia. Paulista realiza um grande festival e agenda uma partida entre o Rio Claro Foot-Ball Club e o campeão paulista da 1ª. divisão o SC Corinthians Paulista, que veio a Rio Claro pela primeira vez. 3x2 Corinthians.

Rio Claro FC: Tarante, Oscar e Ribeiro, João Gemignani, Lydio Camparoto, Collabone e Dario, Bento, Tonico, Nenê e Coli.
SC Corinthians Paulista: Casemiro I, Fulvio e Casemiro II, Pollici, Plínio, César e Américo, Constantino, Amílcar, Marconi e Néco.

RIO CLARO FC x PALESTRA ITÁLIA - HOJE S.E. PALMEIRAS EM 1917

Continuaram os jogos amistosos e dentre eles o realizado em 15.04.1917 foi o mais importante de todos porque o Rio Claro FC recebeu a visita do Palestra Itália, hoje Sociedade Esportiva Palmeiras, sendo recebido com todas as honrarias possíveis. Palestra Itália 2x0. Por se mostrar um clube simpático foi convidado e voltou várias vezes nos anos seguintes.

Pela vitória o senhor José Castellano ofereceu como prêmio ao Palestra Itália uma chique medalha de ouro com quatro brilhantes com elegante gravação simbólica.

Rio Claro FC: Laudelino, Paschoal e Oscar, Collabone, Lydio Camparoto, João Gemignani e Gino, Bento, Nenê, Jonas e Dictinho. Capitão: Nenê - Reservas: Pessenda e Paulo.
Palesta Itália: Flosi, Grimaldi e Bianco, Piccagli, Bertolini, Fabbi e Caetano, Ministro, Ettore, Orlando e Martinelli. Capitão: Bianco – Reservas: Forte II e Machelli.

No dia 08.12.1917 a APEA – Associação Paulista de Esportes Athléticos da Capital aceita o Rio Claro FC como federado, ou como filiado.

Em 06.03.1918 o jornal noticiou a criação do time Infantil do Rio Claro Foot-Ball Club.

As atividades esportivas a partir de setembro de 1918 foram suspensas por medo da gripe espanhola que estava matando pessoas no Brasil.

Em 1919 a A.P.E.A. realizou pela primeira vez o Campeonato do Interior, oficial, sistema eliminatório e incluiu o Rio Claro Foot-Ball Club. C.A. Pirassununguense por 1x0.

Prosseguimos em 1919 com importantes amistosos, porque enfrentamos o XV de Piracicaba em Piracicaba 2x1 Rio Claro, Comercial FC em Ribeirão Preto 2x1 Rio Claro, Guarani FC de Campinas em Rio Claro, 4x1 Guarani e AA Ponte Preta em Rio Claro. Rio Claro 1x0.

TROFÉU INESQUECÍVEL – UM GRANDE RELÓGIO DE PAREDE

Um jogo amistoso que merece destaque foi o realizado em 31.08.1919 contra o Rio Branco FC da Vila Americana hoje é o Rio Branco EC da cidade de Americana. Rio Claro 2x0 e pela vitória foi premiado pelo comerciante senhor Carlos Elias Cassab com um grande relógio de parede, de dar corda e passados 90 anos, encontra-se na Secretaria do Clube, incrível, funcionando.

RIO CLARO FC CAMPEÃO DE 1921 – O PRIMEIRO TÍTULO

No ano de 1921 sagrou-se campeão pelo Campeonato do Oeste, seu primeiro título, ganhando como prêmio a taça Porto Ferreira e o segundo quadro também campeão ganhou a taça Liga Rioclarense.

Alguns clubes desconhecidos do público de hoje participaram desse campeonato como o EC Contadoria de Araraquara, Imperial FC de Taquaritinga, EC 7 de Setembro de Matão, Paulista FC de Rio Claro e outros.

ELENCO DO RIO CLARO FC CAMPEÃO DE 1921

Laudelino, Savoy (goleiros), Hermógenes, José Jonas Hebling, Nenê, Romeu, Gino Capelo, Dario, Bertolozzi, Pilla, Dictinho, Santilli, Polletti, Tuta, Peta, Lemenhe, Conrado Hebling, Olívio, Gancho, João Gemignani, Nico, Juca, Petrone, José Colabone, Lemenhe, Lopes, Arnold, Tarcísio, Sabiá, Totó, Cazuza e Franco.

Em 1921 o Rio Claro Foot-Ball Club nome em inglês que ainda predominava na época era tão famoso que a Cia. Castellões de Cigarros da Capital introduzia dentro dos maços de cigarros figurinhas com as fotos dos atletas, as originais doadas pelo senhor Wahib Hussni, in memorian após 88 anos estão preservadas e pertencem ao acervo do clube.

O Rio Claro FC em 1921 introduz a ginástica obrigatória três vezes por semana aos seus atletas.

Em 20.03.1921 aqui em Rio Claro ganhou do Paulista FC de Jundiaí por 1x0 pelo Campeonato do Interior, organizado pela APEA, mas o jogo foi anulado, por invasão de campo e agressões por parte da torcida. O Rio Claro FC foi suspenso por seis meses, o Paulista FC considerado vencedor, a diretoria não gostou e dez dias depois se retirou da APEA. Depois voltou.

O Rio Claro FC foi o campeão da Zona Alta Paulista do Campeonato do Interior de 1922, organizado pela A.P.E.A. – Associação Paulista de Esportes Atléticos, porque ainda não existia a Federação Paulista de Futebol, com a participação em nossa zona do XV de Piracicaba, União Agrícola Barbarense, e outros.
  História »   Memorial   |   Parte I   |   Parte II   |   Parte III   |   Parte IV   |   Parte V
  Títulos   |   Hino   |   Evolução Escudos   |   Todos os Jogos   |   Diversos             + CLUBES
Fonte: Grupo de Historiadores do Memorial do Rio Claro, disponibilizado em www.visiterioclaro.com.br, e nos Arquivos www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 01 de março de 2011.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Rio Claro FC - 100 Anos
Documentário

Tempo: 8min e 55s



Rio Claro FC - 102 Anos
Documentário

Tempo: 4min e 18s
RPS Carrões - para os apaixonados por super-máquinas História do América Mineiro
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador