HISTÓRIA DO RIO CLARO (PARTE 3)

Rio Claro FCRIO CLARO FUTEBOL CLUBE
Fundado em 09 de maio de 1909
Cidade/UF: Rio Claro/SP


Grupo do Memorial História Títulos Hino Escudos Galeria Ex-Presidentes Todos os Jogos ARQUIVO   + CLUBES

       

RIO CLARO FC x SANTOS FC EM 1922

Chegou a hora do Rio Claro FC no dia 18.06.1922 de enfrentar o já famoso Santos FC. Recebeu convite e foi até a Vila Belmiro. Vitória do Santos FC 5x2.

Santos FC: Bálio, Paulino e Bilú, Rosa, Gama e Zéca, Martin, Chico, Constantino, Muller e Edgar.
Rio Claro FC: Laudelino, Jonas e Romeu, Colabone, Nenê e Gino Capello, Petroni, Gancho, Juca, Lemenhe e Zaia.

Árbitro do jogo: Raimundo Ferreira. Estava em disputa a Taça Cia. Castellões de Cigarros.

O Rio Claro FC mandou os seus jogos de 1914 ao ano de 1930 no campo do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista e em algumas partidas no ano de 1931.

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO EM 1931 - HOJE ESPAÇO LIVRE-CENTRO

No começo do ano de 1931 após esforço enorme da diretoria o Rio Claro FC finalmente conclui a construção de seu moderno estádio em estilo inglês, que não mais existe, onde hoje fica o Espaço Livre-Centro. A prefeitura cedeu o terreno e o clube arcou com o arruamento e com todas as despesas da construção. Registrado em Ata os detalhes da construção.

O moderno estádio para a época foi inaugurado em 1931, mas por falta de jornais da época e outros registros não conseguimos saber com exatidão com qual clube o estádio foi inaugurado.

O Rio Claro FC após estupenda participação no Campeonato Regional organizado pela APEA Associação Paulista de Esportes Atléticos no ano de 1931 sagrou-se o grande campeão da 5ª. região.

O Rio Claro FC segue sua trajetória vitoriosa nas décadas seguintes, inclusive enfrentando grandes clubes brasileiros, como sempre fez desde a sua fundação.

RIO CLARO FC x SÃO PAULO FC EM 1938

Por ter se sagrado Tri-Campeão pelo campeonato organizado pela Liga Regional Rioclarense nos anos de 1935-1936-1937 o Rio Claro FC convidou o então novato São Paulo FC fundado em 1935 para um jogo festivo que aconteceu em 20.02.1938. Resultado 3x3.

Rio Claro FC: Miguel, Junqueira e Tó, José Traina (Guerino Guerra), Carritel Reginato, José Cresta, Lázinho e Nelson, Cambuy, Luizito Reginato, e Ruy (Durce) – Técnico: Antenor dos Santos, o popular Guácho.
São Paulo FC: Caxambu, Sydnei, (Aníbal) e Bruno, Cozinheiro, Damasco e Felipelli, Ministrinho, Milani, Elyseo, Carioca e Junqueirinha. Técnico: Tito Rodrigues.

O Rio Claro utilizou o antigo Estádio Municipal onde está situado hoje o Espaço Livre-Centro de 1931 até 1972.


Rio Claro FC - 100 Anos
Documentário

Tempo: 8min e 55s


Rio Claro FC - 102 Anos
Documentário

Tempo: 4min e 18s
 
INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DR. AUGUSTO SCHMIDT FILHO

Em 28.01.1973 era inaugurado o Estádio Dr. Álvaro Perin, posteriormente através do decreto 2.263 de 12.05.1977, assinado pelo prefeito Nevoeiro Junior o estádio passa a se chamar Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho.

O jogo inaugural foi contra o SC Corinthians Paulista que ganhou por 2x1. Os gols foram marcados pela ordem Tião Marino e Rivelino pelo Corinthians e Sérgio Moraes para o Rio Claro.

Rio Claro FC: Tonho, Elói e Jurandir, Aroldo, Foguinho e Poióca, Cardosinho, Gustavo, Carlos Franck, Sérgio Moraes e Canhoto. Técnico: Norberto Lopes.
SC Corinthians Paulista: Ado, Zé Maria e Baldochi, Luiz Carlos, Tião e Miranda, Vaguinho, Mirandinha, Tião Marino, Rivelino e Marco Antonio.

A partir do ano 2000 com o técnico Paulo Roberto e com o comando de José Carlos Baungartner que em 2003 se tornaria Presidente, juntos mudaram o perfil do Rio Claro FC, inclusive da torcida onde após algumas pesquisas sérias na cidade demonstrou o aumento impressionante de seus torcedores em sua maioria jovens.

Mas foi no ano de 2001 que começou a nova fase do clube com um time que seria a base de importantes conquistas nos próximos anos. Nesse ano O Rio Claro FC foi o vice-campeão paulista da série B-2.

RIO CLARO FC - CAMPEÃO PAULISTA DE 2002 - SÉRIE B-1

No ano de 2002, na série B-1, foi o grande momento do clube por tornar-se o Rio Claro FC Campeão Paulista de futebol, ao ganhar na última partida aqui na cidade de Rio Claro no dia 24.11.2002 por 3x0 do Guaratinguetá EC.

A ultima partida da série A-3 realizada no dia 19.06.2005 contra o XV de Jaú em Jaú, quando o Rio Claro FC ganhou no minuto final por 2x1, gol de Luciano Gigante consolidou a firmeza da equipe nas competições e passamos para a série A-2.

Neste mesmo ano após sensacional participação na Copa Federação Paulista de Futebol onde tivemos o melhor numero de pontos no campeonato infelizmente em Rio Claro no dia 27.11.12005 perdemos do EC Noroeste por 4x2, mas por sermos o vice ganhamos o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da série C do ano de 2006.

Na série A-2 de 2006 mantendo a base do time anterior realizamos um campeonato maravilhoso e ao derrotar a SE Palmeiras B em 20.05.2006 no Parque Antártica por 2x0 finalmente conseguimos chegar ao tão sonhado Paulistão, a elite do futebol paulista.

Há um divisor na história do Rio Claro FC antes e depois da Rede Vida de Televisão. Antes um time respeitado e conhecido no Estado de São Paulo. Com a transmissão ao vivo de inúmeros jogos desde o ano de 2001, ficou conhecido no Brasil inteiro.

CONFIRA A HISTÓRIA » Página anterior  PARTE 1 Página anterior  PARTE 2 PARTE 3 Próxima Página  PARTE 4 PARTE 5

Fonte: Grupo de Historiadores do Memorial Rio Claro FC, disponibilizado em www.visiterioclaro.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 01/Março/2011.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo