Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do São Paulo FC (SP)

HISTÓRIA DO RIO CLARO (PARTE 5)

  História »   Memorial   |   Parte I   |   Parte II   |   Parte III   |   Parte IV   |   Parte V
  Títulos   |   Hino   |   Evolução Escudos   |   Todos os Jogos   |   Diversos             + CLUBES
GALERIA DOS PRESIDENTES DESDE 1909

O Rio Claro FC teve 37 presidentes de 1909 a 2009 ao longo dos 100 anos de história. Na era romântica do futebol o mais importante foi Antonio Padula Neto e na era do profissionalismo foi José Carlos Baungartner pelas conquistas durante a sua gestão.

José Geraldo Tomazella, bateu o recorde de permanência no cargo, 12 anos seguidos nos tempos difíceis, mas nunca abandonou o seu time de coração e é um dos mais lembrados.

Não figura na Galeria dos Presidentes, a foto e o nome do senhor Celso de Lima, porque recentemente tivemos acesso ao jornal O Alpha de 1909 no Arquivo Histórico do Município de Rio Claro, onde está registrado que ele foi o primeiro presidente. Por ter sido o primeiro presidente seu nome ficará em destaque neste memorial.

O atual diretor senhor Klebs de Moura e Silva merece destaque, porque foi o mais dedicado de todos os tempos, quase 50 anos consecutivos no cargo.

Confira a relação de todos os ex-Presidentes do clube

O MAIOR ARTILHEIRO E O MAIS IMPORTANTE

O maior artilheiro do Rio Claro FC de todos os tempos foi o atacante Fortunato Catuzzo, o Nato, que jogou de 1940 a 1953, estimamos mais de 200 gols porque os jornais da época muitas vezes não mencionavam quem fez os gols. Fizemos esta estimativa pela média dos gols em que os jornais o citou, comparando com os outros atacantes.

O mais importante atleta de todos os tempos foi o goleiro Augusto Reginato, o Ducho que jogou de 1937 a 1950, no Rio Claro FC, em jornadas inesquecíveis e ainda porque junto com os seus irmãos Luizito, Carritel e José Reginato, todos atletas, foram fiéis e enalteceram o clube durante suas vidas.

O ATLETA MAIS LEMBRADO PELOS TORCEDORES

Vamos homenagear todos os atletas que passaram no Rio Claro FC nestes 100 anos na figura do atleta mais lembrado pelos esportistas e principalmente pelos torcedores do Rio Claro FC. Rubinho Pinhatti, que jogou de 1958 a 1972, quando se despediu dos gramados recebendo inúmeros presentes em 09.04.1972 em um amistoso entre o Rio Claro FC 1x1 C.A. Juventus-SP.

Carlos Trindade, meio de campo nos anos 50 e 60 não deve ser esquecido. Na época atual vamos destacar Luciano Gigante, pela participação em importantes nas conquistas.

Todos os demais atletas desde 1909 serão homenageados ao serem mencionados na Coluna Resultados e Elencos em nosso site: www.memorialrioclarofc.com.br e em nosso livro.

TÉCNICOS QUE MERECEM DESTAQUE

Os técnicos que merecem destaque são: Antenor dos Santos, conhecido por Guácho, Norberto Lopes, conhecido por Queijinho, Antonio dos Santos Nascimento, conhecido por Tonho e Paulo Roberto Santos, que levou o time da 5ª. para a 1ª. divisão do futebol paulista.

Todos os demais desde 1909 são lembrados em nossa história, pois estão mencionados em nosso site e livro.

ENTIDADES QUE APOIAM A DIRETORIA DO RIO CLARO FC

Várias entidades apóiam a diretoria do Rio Claro FC através de voluntários. Sociedade Amigos do Rio Claro FC, Grupo de Apoio do Memorial do Rio Claro FC e as organizadas Torcida Sangue Azul, Torcida Galo Azul, Torcida Garra Azul e Torcida Carcaça Azul.

NEW TIME SPORTS – MARKETING ESPORTIVO

No dia 06.11.2006 a diretoria do Rio Claro FC, seguindo tendência mundial fez parceria com a New Time Sports – Marketing Esportivo que tem como sócio majoritário o coreano senhor Hei Suk Yang conhecido como Charles Yang. O senhor Teddy Sidany Coutinho é o Gerente Geral. Jorge Luiz Silvestre é o responsável pela administração do estádio.

Ao contrário de outras parcerias, esta empresa tem administrado bem o clube, apesar das dificuldades financeiras que o mundo está enfrentando, refletindo no Brasil, está fazendo de tudo para que o time volte à elite do futebol paulista.

SEDE SOCIAL - CLUBE ÁGUAS DO RIO CLARO

Após dedicação e perseverança por parte da diretoria no dia 09.05.1992 foi inaugurada a Sede Social conhecido na cidade como Clube Águas do Rio Claro, em um área de 25.000 metros quadrados, que está localizada no fim da Rua 6, passando o pontilhão do Bairro Cervezon.

A idéia desse clube foi do então diretor Paulo Soares de Carvalho, sob a presidência de José Geraldo Tomazella, mas quem trabalhou incansavelmente para a construção do clube foi os senhores Álvaro Baungartner, in memorian, e o seu filho e também Presidente do clube José Carlos Baungartner.

Este clube tornou-se tão importante na cidade que a Tigre S.A. Tubos e Conexões, firmou parceria com o Rio Claro FC para que os seus funcionários usem o clube.

O Clube possui 3.200 sócios na Categoria Remido “B”. Em algumas partidas do futebol esses sócios tem desconto nos ingressos. Qualquer pessoa da cidade pode se associar.

A HISTÓRIA DO BASQUETE DO RIO CLARO FC

Em 31.05.1939 foi formada a primeira diretoria que se chamava Rio Claro FC – Cestobol, sob a presidência do Sr. Domingos Reginato. Foram formadas três categorias. Masculino, Feminino e Juvenil.

O primeiro jogo foi em Limeira em 07.01.1940 – Nosso Clube 26x37 Rio Claro FC - Cestobol

Conforme livro Ata do Rio Claro FC – Cestobol a inauguração da quadra que ficava onde hoje existe um jardim na Rua 6 com a Avenida 10 no centro ocorreu no dia 04.07.1940 em jogos contra o EC Bandeirantes de nossa cidade. Ficou em atividade até o ano de 1942.

Voltou em 1973 com o nome de Basquetebol, onde na primeira apresentação em 19.05.1973 também jogando em Limeira amistosamente o Rio Claro FC – Baquetebol ganhou da Seleção de Limeira por 67x59. Pouco tempo depois paralisou as atividades.

Em 2003 volta novamente com o nome de Baquete, cuja apresentação do elenco se deu em 09.08.2003 e participou de campeonato oficial representando a cidade com o nome de Rio Claro FC/CBTA/Glarus, onde realizou um bom campeonato.

Nesse ano de 2009 representa novamente a cidade participando de campeonato oficial denominado Novo Milênio, seletivo para a Série A-1 com o nome de Rio Claro FC/Seme.- Quando encerramos esta história era vice-líder do campeonato.

DIRETORIA DO RIO CLARO FC – 2009

No início deste memorial mencionamos a primeira diretoria do Rio Claro FC no ano de 1909. A seguir a diretoria que tomou posse 100 anos depois no dia 1º de janeiro de 2009.

Presidente Executivo: José Carlos Baungartner
Presidentes de Honra: Dr. Álvaro Perin e Dr. Marco Antonio Padula
1º Vice-Presidente: Antonio Carlos Bortolai
2º Vice-Presidente: René Paulo Iost
3º Vice-Presidente: Valdeci Antonio de Almeida
Secretário Geral: Klebs de Moura e Silva
1º Secretário: Dr. Luiz Gonzaga Bovo
Tesoureiro: Wagner Aparecido Baungartner
Departamento Médico: Dr. Renato Romani e Dr. Silvio Carvalho
Departamento de Marketing: Hugo Leonardo Baungartner
Departamento de Patrimônio: Nirlei Baungartner
Diretores de Futebol: César Sampaio e Teddy Sidany Coutinho
Presidente do Conselho Deliberativo: Marcos Antonio Baungartner
Vice-Presidente do Conselho: Fábio Vidal Mina Junior

AGRADECIMENTO ESPECIAL À MÍDIA ESPORTIVA

Ao terminar de escrever a síntese da história de um dos mais importantes clubes paulista, o Grupo de Apoio do Memorial do Rio Claro FC, não poderia deixar de registrar o apoio dado ao clube pela mídia esportiva, principalmente de nossa cidade e da região, sem o qual não teríamos condição de fazê-lo porque as informações foram pesquisadas nos jornais desde 1909 e muitas informações anotadas através dos programas das emissoras de Rádio e Televisão.

ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO

Os documentos que precisávamos para pesquisas estavam interditados ao público, principalmente a partir do ano de 1909, ano da fundação do Rio Claro FC. Com a indicação da nova Superintendente do Arquivo senhora Maria Teresa de Arruda Campos a partir de janeiro de 2009 atendendo nosso pedido gentilmente abriu os arquivos, motivo pelo qual a história do clube foi completada.

Destacamos com maior satisfação os nomes dos funcionários que nos atenderam de forma magnífica sem o qual não teríamos condição das pesquisas. Kátia Cristina Guidotti, Luiz Gustavo Barrote, Onivaldo Dagnolo, Amilcar Guevara, Gilberto Rossetti, Artur Fernando Carvalho, Aline Picelli, Ibrahim César Nogueira de Souza e Gisele Fernandes.

Grupo de Apoio do Memorial do Rio Claro FC = Rio Claro.SP, 30/abril/2009

Contato: josecarlosarnosti@yahoo.com.br

Fonte: www.rioclarofc.com.br
  História »   Memorial   |   Parte I   |   Parte II   |   Parte III   |   Parte IV   |   Parte V
  Títulos   |   Hino   |   Evolução Escudos   |   Todos os Jogos   |   Diversos             + CLUBES
Fonte: Grupo de Historiadores do Memorial do Rio Claro, disponibilizado em www.visiterioclaro.com.br, e nos Arquivos www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 01 de março de 2011.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Rio Claro FC - 100 Anos
Documentário

Tempo: 8min e 55s



Rio Claro FC - 102 Anos
Documentário

Tempo: 4min e 18s
RPS Carrões - para os apaixonados por super-máquinas História do Corinthians Paulista
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador