HISTÓRIA DO SABUGY (PB)


Sabugy Fc de Santa Luzia (PB)   SABUGY FUTEBOL CLUBE
  Fundado em 09 de abril de 1923
  Cidade: Santa Luzia - PB
  Site oficial: não tem



História Foto Galeria         + Fut-Paraiba     + Clubes do Brasil

       

O Primeiro Time do Sabugy Fc de Santa Luzia (PB)Histórico

Uma das mais antigas equipes de futebol da Paraíba, o Sabugy Esporte Clube foi fundado no dia 09 de abril de 1923 - acima foto da primeira equipe, em 1925.

Participou com sucesso de vários torneios regionais, sagrando-se campeão com vitórias obtidas em São José do Seridó e Caicó. Foi digno de troféu em disputa na cidade de Patos com participação entre as equipes de São Mamede, Junco, Juazeirinho e Soledade.

Na década de 1980 parou por 10 anos suas atividades.

A partir da década de 90 mais precisamente no dia 10 de março de 1992 a equipe ressurgiu após a realização de uma competição municipal na qual os desportistas das equipes dos Bambas do Sabugy e da Pousada da Serra se uniram e fizeram uma fusão entre as duas equipes surgindo assim o Sabugy Futebol Clube. Dai por diante a equipe começou a colecionar títulos.

Em 2005, a equipe do Sabugy foi profissionalizada e disputou o Campeonato Paraibano da 2ª Divisão (ver resultados no topo da página) com jogos no Domingão em São José do Sabugi. Na oportunidade tinha um plantel com grandes jogadores, onde podemos citar: Lano, Dedé, Golberi, Tiago, Giancarlo, Cigano, Naldinho, Petinha, Alexandre Jatobá, PC, Betinho Cruz, Claúdio e tantos outros. Esta a única participação do futebol profissional da equipe em competições da Federação Paraibana de Futebol.

Agora o Sabugy está trabalhando forte nas divisões de base onde vem ganhando vários titulos e jogadores sendo bem vistos por grandes olheiros do futebol do Brasil.

Estádio Machadão

O 1° campo do Sabugy foi construído na área onde se encontra o Grupo Escolar Coelho Lisboa (por onde passava a antiga rodagem).

O Segundo Campo do Sabugy Fc de Santa Luzia (PB)O 2° campo do Sabugy (foto ao lado), a partir da casa do Sr. Sabino Eugênio (atual Loja Criart), foi inaugurado a 12 de dezembro de 1928, com um embate entre o Sabugy, e o Vila Nova de Caicó, tendo o Sabugy vencido por 3 x 0.

Em novembro de 1934, foi criada e fundada a Diretoria de Football com o nome de “Humaytá Sport Club”, onde a maioria dos jogadores pertencia ao “Team Sabugy Sport Club”. Motivo: Dissolução da 1ª Organização (1923), em conseqüência das secas que tanto assolaram o Nordeste.

O 3° campo do Sabugy – quando o açude novo sangrou pela primeira vez em 12 de março de 1934, as águas invadiram o local do 2° campo, tornando-se inviável os jogos nesse local. Foi escolhido então um novo local (o atual), que foi construído na área pertencente ao major Inácio Machado, cuja escritura de doação foi lavrada pelo seu filho, Jovino Machado da Nóbrega, tendo posteriormente recebido o nome de “Machadão” em homenagem ao seu filho Augusto Machado da Nóbrega.

Pessoas engajadas na procura desse 3° local para sediar o campo de futebol: Valdemiro Graciano e seu irmão José Graciano, Ernani da Veiga Pessoa, Eugênio de Manoel Eugênio, Dr. Augusto da Silveira Paula, Pedro Claudino de Souza, Inácio Peba, Barto Medeiros e outros.

O projeto e a planta da 1ª frente do estádio foram feitas pelo Sr. Barto Medeiros. O pedreiro construtor foi José Arcanjo de Araújo.

Na gestão do então prefeito Dr. José Ney Cavalcante, foi dada outra visão a frente do respectivo Estádio, onde continua até nossos dias, porém com algumas modificações.


Sabugy FC na 2ª Divisão do Campeonato Paraibano de 2005

28/08- 0x2 Picuí (F)
07/09- 1x1 Cruzeiro de Itaporanga (C)
11/09- 1x1 Esporte de Patos (C)
25/09- 1x1 Picuí (C)
02/10- 0x0 Cruzeiro de Itaporanga (F)
09/10- 2x2 Esporte de Patos (F)

O Sabugy ficou na 4ª posição, entre os 4 participantes de seu grupo, com 5 pontos ganhos, sendo eliminado da fase final.
(C) jogos em casa; (F) jogos fora
Títulos

Campeonato Paraibano Sub-20 - 1 título

Campeonato Santaluziense - 12 títulos

Copa do Sertão - 1 título

Copa Roberto Germano Sub-17 - 1 título

Copa AM Parelhas - 1 título

Copa Borborema - 1 título

Copa RN/PB - 1 título

Confira a Galeria de Imagens e Videos do Sabugy FC


Pesquisas realizadas por Otoniel Medeiros - História, fotos e títulos do Sabugy; e Sidney Barbosa da Silva - resultados do clube na 2ª divisão do paraibano de 2005.
Fonte: Arquivo dos autores deste artigo - Página adicionada em 28 de novembro de 2013.

 

Pesquisa personalizada

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo