Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Moto Club

HISTÓRIA DO SAMPAIO CORRÊA

Sampaio Correa FCSAMPAIO CORRÊA FUTEBOL CLUBE
Fundado em 25 de Março de 1923
Endereço: Avenida General Arthur Carvalho, S/N
Bairro Turu Velho - São Luís/MA
Estádio
Site: www.sampaiocorreafc.com.br
  História     |     Títulos     |     Hino     |     Diversos                                            + CLUBES
FUNDAÇÃO E PRIMEIRA DIRETORIA

Nesta mesma data foi escolhida a primeira diretoria do clube, que teve como presidente Abrahão Andrade; Vice Presidente: Luis Vasconcelos; Primeiro Secretário: João Almeida; Segundo Secretário: Plasco Moraes Rego; Tesoureiro: Valdemar Zacaria de Almeida; Diretor de Esportes: Almir Vasconcelos; Auxiliar da Diretoria: Manoel Brasil.

Com o passar do tempo o Clube ficou conhecido por diversos nomes, entre eles Auri-rubro, devido a camisa ser amarela com detalhes vermelhos e, depois, como Tricolor de São Pantaleão, Esquadrão de Aço, Tricolor de Aço, Mais Querido da Cidade, Bolívia Querida e Tubarão.

COMPETIÇÕES

Com apenas um mês de fundação, começou a se destacar no futebol vencendo por 1 x 0 o Luso Brasileiro, campeão maranhense e maior potência do estado na época. Dentro do Campeonato Maranhense de futebol profissional é o Clube com maior quantidade de títulos com 32 conquistas ( a primeira em 1933 ), sendo oito de forma invicta. Seu primeiro "maior" artilheiro no estadual foi Mundiquinho, em 1927, com 19 gols. O Sampaio é também o único clube do Maranhão a participar de um torneio internacional oficial: a Copa Conmebol de 1998, terminando como terceiro colocado atrás do Santos FC e do Rosário Central, da Argentina.

Em 1934, 14 gols foram marcados num só jogo pelo atacante Duval Brochado da Rocha, o famoso Mascote. Ele teria feito os gols contra o Santos Dumont terminada em 20 a o para o Sampaio Corrêa, uma das maiores goleadas do futebol brasileiro. O recorde, no entanto, nunca foi oficializado por falta dos documentos que provasse tal feito.

Em 1972, no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, o Sampaio Corrêa classificou-se para a grande final, disputada em um jogo apenas, contra o Campinense – PB. A partida ocorreu em São Luís, numa verdadeira batalha campal, terminando em 1 x 1 no tempo normal e 0 x 0 na prorrogação. O Sampaio venceu na cobrança de pênaltis por 5 x 4, levantando o troféu de campeão. Encerrou sua participação com dezessete jogos, oito vitórias, quatro empates, cinco derrotas, 19 gols pró, 8 gols contra, 11 gols de saldo e o artilheiro da competição: Pelezinho, com 8 gols.

Nos anos 80, com o sucesso do filme Tubarão, o Sampaio Correa ressuscitou um antigo apelido lá dos anos 50, que trouxe de volta o seu mascote oficial. O tricolor simplesmente papou o pentacampeonato estadual (1984-1988) e, folgando em 1989, veio papar mais um tri em seguida (1990-1992), como um verdadeiro tubarão assassino, não dando chance a ninguém. O time ainda conseguiu a façanha de ficar 46 jogos sem perder entre 1988 e 1989.

Em 1997, no Estádio Castelão com mais de 70 mil pessoas, o Sampaio Corrêa sagrou se campeão Brasileiro Invicto da Série C após o triunfo de 3x1 diante da AA Francana (de Franca/SP). Assim, numa campanha de 18 jogos, obteve 12 vitórias; 6 empates: nenhuma derrota.

Em 1998, venceu a Copa Norte, registrando um placar de 5 x 1 contra o São Raimundo, de Roraima, na primeira fase, e 10 x 0, na partida em casa. A vitória do campeonato lhe deu direito de participar da Copa Conmebol de 1998.

DÉCADA DE OURO

Estamos na segunda década do século 21. E o Sampaio está num momento dos mais brilhantes de sua história. De 2010 até a presente data (maio/2014) conquistou o Campeonato Maranhense em 2010, 2011, 2012 e 2014; foi campeão do Brasileiro da Série D em 2012 de forma invcta; e vice-campeão nacional da Série C em 2013, para figurar entre os 40 maiores clubes do Brasil em 2014. É também um dos recordistas em públicos nas competiçoes nacionais, mostrando que sua torcida cresce e se apaixona cada dia mais. Salve a Bolivia Querida!
  História     |     Títulos     |     Hino     |     Diversos                                            + CLUBES
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: www.esportenordeste.com.br; www.sampaiocorreafc.com.br; Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; e Revista Placar 500 Maiores Times do Brasil, Maio/1997.
Página adicionada em 05 de maio de 2014
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Mascote do Sampaio Correa
Tubarão é o mascote atual do clube, que tem o apelido de Bolivia Querida



Camisa 1 do Sampaio Correa em 2014
Camisa 1 - utilizada em 2014
Fotos e curiosidades sobre carrões importados e nacionais História do Maranhão AC, de São Luis (MA)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador