Arquivo
  Especiais
  + Futebol
  PERFIL                                                                                          + Artigos
São Luiz de Ijuí: um caso de investimento na força da comunidade e nos jovens atletas

O time Sub-15 do São Luiz, do Rio Grande do Sul, representa o Brasil em um tradicional torneio da categoria, em território francês. O clube de Ijuí, município do interior gaúcho, aposta na base e oportuniza aos jovens da região uma chance ímpar de entrar no mundo esportivo, aprendendo a conviver como cidadãos e tendo uma experiência inesquecível. Vivência esta que vale para toda a vida. Este trabalho realizado pelo São Luiz serve de exemplo e pode ser reproduzido por outros clubes do Brasil, visando a inclusão social, o aprendizado e a prática esportiva saudável, além de oportunizar aos envolvidos a chance de se tornar profissional do futebol.
 

Publicado em 28 de abril de 2011            Por Luciano Patussi *
São Luiz na França
Podemos considerar o Brasil como sendo um país produtor de futebol. Este esporte é praticado com fervor, seja através das categorias de base dos grandes clubes ou das agremiações menores, através de escolinhas independentes de qualquer clube esportivo profissional, ou ainda nos campos de várzea e nas instituições educacionais. De fato, o futebol é um esporte que, além de alimentar o sonho de muitos jovens que desejam atuar profissionalmente pelo Brasil afora, serve para auxiliar na formação dos futuros cidadãos do país. Isso quando é tratado de forma correta e coerente pelas entidades que promovem o esporte.

Sabendo que os clubes mais populares do país não possuem uma confortável situação econômica e financeira, embora estejam cada vez mais buscando profissionalizar sua gestão, podemos a partir daí ter noção das dificuldades encontradas pelos clubes sediados em comunidades menores e que estão espalhados por todo o território nacional. Neste quesito, vale destacar o trabalho que está sendo realizado pelo Esporte Clube São Luiz, do município de Ijuí, distante há pouco mais de 400 quilômetros de Porto Alegre. Profissionalmente, a agremiação de Ijuí faz parte da principal divisão do futebol gaúcho, tendo finalizado o campeonato estadual de 2011 com uma participação apenas modesta, posicionado na 12ª colocação.
 
Entretanto, este ano é um marco para o clube e para a comunidade local. O time Sub-15 do São Luiz representa o Brasil na 34ª edição do campeonato mundial de La Saint Pierre, em Nantes, importante cidade francesa. Na primeira partida, vitória por 3 a 0 contra o time local do La Roche. Mais do que a vitória no jogo inaugural, a excursão para a França tem valor imensurável. Os garotos do São Luiz recebem, com o apoio do clube e dos seus parceiros, uma oportunidade ímpar de integração, tendo a chance de conhecer outro país, uma cultura diferenciada e, desta forma, levar essa vivência pelo resto da vida, independentemente de seguir, ou não, a carreira de futebolista profissional.

O Esporte Clube São Luiz e a comunidade da região de Ijuí estão de parabéns pela realização deste trabalho e pelo apoio prestado aos jovens, meninos estes que sonham ter uma oportunidade de crescer na vida. O futebol, mais do que um esporte e um negócio, pode servir também como apoio social e educacional. Basta ter criatividade e investimento em pessoal qualificado e em boas ideias. Por esta atitude, o São Luiz deve servir de exemplo para outras agremiações do país. Mesmo com as dificuldades que até mesmo os grandes clubes do Brasil atravessam, o São Luiz faz um trabalho de base, acredita na gurizada e oportuniza aos jovens envolvidos no projeto uma vivência inesquecível, representando o país em um tradicional torneio internacional que já conta com quase 40 edições.
Share |
 
* Luciano Bonfoco Patussi é Pós-graduando em Gestão Esportiva - Unisc & Sport Club Internacional; Bacharel em Ciências Contábeis - Unilasalle

Blog Pessoal: www.futebolartegarra.blogspot.com
  PERFIL                                                                                          + Artigos
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador