Arquivo
  Especiais
  + Futebol
  História     |     Posters     |     Sede/Troféus                               + CLUBES
SERRANO FUTEBOL CLUBE
Fundado em 05 de junho de 1978
Endereço: Av. Marginal Anchieta, 170
Bairro Alemoa - Santos/SP
Site oficial: www.serranofutebolclube.blogspot.com
Email: serranofutebolclube@gmail.com
História do Serrano
  História     |     Projeto Escola
O Serrano Futebol Clube foi fundado em 05 de junho de 1978, às 19h30 numa conversa entre cinco amigos que queriam formar um time de futebol. A conversa foi realizada no bar denominado "Bodinho".

A partir daí formaram a primeira diretoria, tendo como primeiro Presidente José Valdelício de Jesus, o Naná. Os demais membros fundadores e que fizeram parte de sua primeira diretoria foram: Cochê (Vice-Presidente), Osvaldo (Diretor), Chilica (Tesoureiro) e Bodinho (Secretário); Francisco das Chagas, o Chico, foi o padrinho do clube.
 
Seu primeiro uniforme foi "achado" no lixão por Naná - e era de um time denominado Vila São Jorge. Este jogo de camisas serviram para as primeiras disputas amistosas do clube, no entanto, quando alguém as puxava elas se rasgavam, sendo assim, os cinco amigos resolveram comprar um jogo de camisas do Vasco e o time passou a se chamar "Vasquinho". Porém não foi muito longe, pois Bodinho teve a idéia de comprar um jogo de camisas, cujas cores eram pretas com golas brancas e o calção vermelho, assim o time voltou a se chamar Serrano Futebol Clube. Depois disso, como Cochê e Chilica faleceram, Osvaldo e Bodinho foram embora do bairro e Naná ficou sozinho mantendo o nome do time vivo de 1979 à 1989 ocupando vários cargos como: Presidente, Diretor de Esporte, Tesoureiro e Técnico.

Em 1990 "Beto Bufão" assumiu o time e foi formada uma nova diretoria, que assim ficou formada: Presidente: Naná; Vice Presidente: Beto Bufão; Diretor Esportivo: Moreira; Tesoureiro: Pateta e outros colaboradores.

Origem do escudo

Em busca de uma identidade própria, o Serrano criou seu distintivo inspirado em dois clubes da cidade: O Santos FC e o Império Serrano. A escolha foi feita por cinco amigos, um deles torcedor do Império e quatro do Santos.
 
Equipe que marcou época

Durante os seus mais de 30 anos de história, assim como em outros clubes, houve uma formação que marcou época no Serrano. Vinte dois atletas faziam parte desta formação histórica, são eles (titulares/reservas):
Goleiros: Aílton e Emiliano; Laterais (Direita): Nino e Baitola; Laterais (Esquerda): Pedrinho e Vivi; 4° zagueiro: Pateta e Ivanildo; Zaga Central: Paulão e Naná; Volantes: Zé Carlos e Wanderley; Ponta Direita: Caveirinha e Afonso; Ponta Esquerda: Aurélio Miguel; Meio Direita: Ticão e Parceirinho; Meio Esquerda: Geraldo; Centro-Avante: Cacau e Kiochi.

Dentre esses vinte dois atletas, o que marcou mais no time do Bairro da Alemoa foi o goleiro Ailton. Era "baixinho", mas parecia um gato, fazia defesas mirabolantes: Pulava muito, dificilmente rabatia uma bola.

Em uma excursão, realizada na cidade de Registro/SP, jogando contra a equipe do Bamburral, Tição, um dos craques da equipe, fez um dos gols mais bonitos na história do clube. Foi de puxeta e todos passaram a lhe chamar de craque, e era mesmo.
  História     |     Projeto Escola
Fontes das Informações: Arquivo de Fábio Goulart e José Valdelício de Jesus
Página adicionada em 04 de Dezembro de 2008.
  História     |     Posters     |     Sede/Troféus                               + CLUBES
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador