HISTÓRIA DO SOUSA EC

Sousa Esporte ClubeSOUSA ESPORTE CLUBE
Fundado em 10 de julho de 1991
Endereço: Rua Capitão Manoel Gadelha Filho, 57
1° andar - Sousa/PB - CEP: 58800-000
Estádio Municipal Gov. Antônio Mariz (Marizão)
WebSite: sousaesporteclube.com.br e www.sousaesporteclube.hpg.ig.com.br

CLUBES DO BRASIL   CLUBES DO MUNDO   CLUBES AMADORES

       

O Sousa Esporte Clube foi fundado em 10 de julho de 1991 com o apoio do empresário Valdeci Oliveira e outros abnegados do futebol sousense. O clube já nasceu profissionalizado com o objetivo de recolocar a cidade de Sousa no cenário esportivo paraibano.

Inicialmente atletas das equipes amadoras da cidade formaram o primeiro plantel, responsável pela conquista da Copa Integração de 1991, competição promovida pela FPF e que garantiu o Sousa nas disputas do Campeonato Paraibano a partir de 1992.

Em 1993, o clube se viu ameaçado de não ter condições de continuar na Série A do estadual devido a pendências financeiras. Surge a imagem do presidente Aldeone Abrantes que reestrutura o clube tornando-o uma das principais forças do futebol da Paraíba.

O Sousa surpreende e em 1994, conquista o Campeonato Paraibano e o vice-campeonato no ano seguinte. Em 1995, disputou a Copa do Brasil e participou ainda dos Campeonatos Brasileiros da série C de 1996 e 1997.

História contada no site www.sousaesporteclube.hpg.ig.com.br

No limiar da década de 90, a Federação Paraibana de Futebol teve a feliz iniciativa de criar a Copa Integração, porta de acesso das equipes sertanejas ao campeonato da divisão de profissionais. A competição em apreço, hoje a segunda divisão, foi realmente o inicio da política de interiorização do futebol paraibano. Em Sousa, no ano de 1992, o Guarani foi o campeão municipal, ganhando assim o direito de participar do certame da Segundona.

Suas pretensões, entretanto, foram de água abaixo, no momento em que o empresário Valdeci Oliveira e outros abnegados do futebol sousense fundam em 1991 o Sousa Esporte Clube. Ao Guarani, faltou a força política que sobrou no Sousa junto à Federação Paraibana de Futebol. O “Dinossauro” entra para a competição, basicamente formado por jogadores do Independente e mais alguns atletas do Guarani, Náutico, Portuguesa e Cruzeiro. A política da “ Prata da casa” deu certo e Aldeone Abrantes assume o comando técnico da equipe, conquista o titulo da então Copa Integração (segundona) e ganha o direito de representar o município no certame profissional do Estado.

Apesar de estreante na divisão especial, o Sousa não decepciona, pelo contrário realizou uma campanha bastante regular, terminando entre os seis melhores times da temporada de 1992. Até hoje não se esclareceu a origem da crise que explodiu no Sousa. No final do ano, Valdeci Oliveira deixa a direção, sendo seguido por outros companheiros de diretoria. O clube estava na eminência de fechar definitivamente as suas portas, encerrando de vez todas suas atividades futebolísticas.

Mascote
Mascote do Sousa EC
O Dinossauro foi criado em 1991,
logo após a fundação.
 
Aldeone Abrantes parece ser mesmo um predestinado nos grandes desafios. Ele fez um trabalho de articulação junto aos desportistas, articula a sociedade e assume a direção da equipe. Convoca um elenco de abnegados sousenses e, apesar de todos pertencerem à classe média, toca o barco pra frente. No primeiro turno, houve um verdadeiro massacre da imprensa, dos torcedores e dos que abandonaram o time à sua própria sorte.

É que o time, no campeonato de 93, já estava acumulando nove derrotas seguidas e o protesto não deixava de ser até natural. Entretanto, no segundo turno, as coisas começaram a melhorar, devido aos investimentos procedidos por Aldeone, que chegou a vender seu próprio carro, para arrecadar recursos e garantir uma melhor campanha. No terceiro turno do campeonato, o time esteve a pique de decidi-lo. A torcida, paulatinamente, começou a retornar ao Paulão, em São Gonçalo, proporcionando boas arrecadações.

No final do ano de 1993, no período de ferias dos jogadores, Aldeone Abrantes reúne a sua diretoria e afirma taxativamente: " Vamos formar um time para ser campeão paraibano de 1994, embora que para tanto seja necessário um sacrifício de todos nós!" Enquanto o Prefeito Marizinho trabalhava para concluir o estádio Marizão, o guerreiro do povo começava a articular a realização do Torneio Inicio na cidade e os ex-diretores passaram a lhe chamar de louco. Moral da história: O Torneio Inicio foi mesmo concretizado no Marizão e o time dos "Dinossauros" acabou conquistando o titulo.

Por outro lado, os dirigentes dissidentes do Sousa Esporte Clube acabaram formando a Sociedade Esportiva Sousa, para tentar ofuscar a já brilhante ascensão do concorrente. Diz o velho ditado: " Quem não tem competência não se estabelece". Então, porque deixaram o barco à deriva? Só fizeram provocar uma guerra de nervos, um jogo psicológico que jogou torcida contra torcida, tentando pressionar não diretamente a diretora do Sousa, mas principalmente Aldeone Abrantes - o desportista do ano -, e por tabela, o prefeito Marizinho - o torcedor número um.

Quem trabalha, Deus ajuda... "Por isso me dediquei de corpo e alma para que o o Sousa Esporte Clube se tornasse campeão paraibano de 94", com todos os méritos, jubila-se Aldeone Abrantes, ao enaltecer o trabalho de toda a diretoria, a ajuda altamente positiva da Municipalidade, da torcida e da imprensa em geral.

O time do Sousa tem sido responsável por inúmeras revelações do futebol paraibano, a exemplo de Galeguinho, Juninho, Dôver, Inha, Welito, Rafael e outros, oriundos todos eles do futebol amador da cidade.

TODOS OS TÍTULOS

Campeonato Paraibano: 1994 e 2009.

Copa Paraiba: 2001

Copa Integração (2ª divisão-PB): 1991

Torneio Início do Paraibano: 1994

1ª Copa Jornal da Paraíba: 1991 (Invicto)

1ª Taça Cidade de Sorriso: 1999

CAMPANHAS - O clube em diversos campeonatos

Campeonato Paraibano
1994 - campeão
1995 - vice-campeão
1996 – 3° Colocado
1997 – 6° Colocado
1998 – 5° Colocado
1999 – 4° Colocado
2000 – 5° Colocado
2001 – 7° Colocado
2002 – 4° Colocado
2003 – 4° Colocado
2004 – 6° Colocado
2005 – 6° Colocado
2006 – 8° Colocado
2007 – 3° Colocado
2008 – 3° Colocado
2009 - campeão

Participação em campeonatos nacionais
Em 1995, 2008, 2010 disputou a Copa do Brasil e participou ainda dos Campeonatos Brasileiros da série C de 1996 e 1997, e da Série D em 2012 e 2016. Em 1998 participou do Campeonato Brasileiro Juvenil.


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fontes: www.sousaesporteclube.hpg.ig.com.br; Facebook Oficial do Sousa EC; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 04/Maio/2009 - atualizada em 05/Fevereiro/2017.

 

Pesquisa personalizada

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo