HISTÓRIA DO SPORTING LISBOA

Distintivo do Sporting Lisboa  SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
  Fundado em 01 de julho de 1906
  Endereço: R. Prof. Fernando da Fonseca Apartado, 4120
  1501-806 Lisboa - Portugal
  Estádio: José Alvalade.
  Site oficial: www.sporting.pt.


História Titulos Recordes Arquivo   +Fut-Portugal   + CLUBES

       

Fundação

José Alvalade, fundador e sócio número 1'Vou pedir dinheiro ao meu avô e ele me dará dinheiro para fundar um outro clube', prometeu José Alvalade (foto ao lado) no momento em que ele, os irmãos Gavazzo e um grupo de seguidores (todos amantes do futebol) abandonaram o Campo Grande Foot-Ball Club por discordarem dos rumos que o clube estava seguindo.

Fundado o Sporting Clube de Portugal, em 8 de Maio de 1906 (embora sua existência oficial é de 01 de julho de 1906), José Alvalade formulou o célebre voto: 'Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa'. A sua ambição representou sempre, ao longo desta história centenária, uma meta permanente no horizonte de todos os atletas e torcedores Sportinguistas!

Como dissemos, sua fundação oficial é 01 de julho de 1906, e deveria ter o nome de Grande Sporting Clube de Portugal, por sugestão de José Alvalade. Seus fundadores são: José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade), José Maria da Ponte e Horta Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade), Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique d’ Almeida Leite Júnior, John Henrique Scarlett, Eduardo Francisco Quintela de Mendonça, Afonso Botelho, António Stromp, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Carlos Cruz Seguro, Francisco da Ponte e Horta Gavazzo, Francisco Stromp, Sérgio Rolin Geraldes Barba, José Seguro Borges de Castro, José Cordeiro Ferreira Roquette e João Serrão de Moura.


Escudos comemorativos

Distintivo comemorativo do cinquentenario
comemorativo do cinquentenario

Distintivo comemorativo do centenário
comemorativo do centenário


Camisas

Camisa Sporting Lisboa 2011/2012
Camisa (2011/2012)

Camisa 3 Sporting Lisboa 2010/2011
Camisa n. 3 , a famosa "Stromp" (2010/2011)

Taças

A Taça Vencedores de Taças
A Taça Vencedores de Taças (Recopa)
 
José Alvalade fez história ao fundar um clube verdadeiramente eclético numa altura em que a cultura desportiva em Portugal era ainda muito incipiente. Este jovem fundador (com apenas 21 anos), foi o 3° Presidente da história do Sporting Clube de Portugal, integrou numerosas direções, mas foi sobretudo um extraordinário promotor de instalações desportivas, fator determinante para o rápido crescimento e primeiros sucessos desportivos do emblema leonino. Em sua homenagem, e porque os Estatutos do Clube assim o estabelecem, o principal recinto desportivo tem o seu nome, o Estádio José Alvalade.

O clube nasceu com cinco modalidades: tenis, futebol, corridas e saltos (atletismo), exercícios físicos (ginástica) e luta de tração à corda. No ano seguinte já de praticava o críquete e o hóquei em campo, logo seguido da esgrima. O ciclismo surge em 1911 e por aí fora. Eles eram ao mesmo tempo dirigentes e atletas, jogavam futebol, faziam atletismo, praticavam tenis, esgrima, críquete, ginástica, hóquei ...

O Escudo

Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado como símbolo do Sporting, ‘... Não de oiro armado de vermelho em campo azul, como nos Pombeiros, mas de prata armado em preto, em campo verde, como correspondia às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores’, recorda Júlio de Araújo. O verde fora, de fato, sugerido pelo Visconde de Alvalade, simbolizando a sua esperança no novo clube que tanto ajudara a formar.
Abaixo evolução dos seis escudos utilizados até hoje (2011)
Todos os Distintivos do Sporting

Primeira partida

A 3 de Fevereiro de 1907 realizou-se o primeiro jogo de futebol do Sporting. Não se pode dizer que tenha estado à altura dos êxitos vindouros: derrota por 5 a 1, em segundas categorias, frente ao Cruz Negra, em partida disputada em Alcântara. Do lado dos vencedores jogaram alguns desportistas que depois ingressaram no Sporting: Alípio da Motta Veiga, Octávio Teixeira Bastos, António das Neves Vital, entre outros. D. João de Vila Franca marcou o gol de honra desse jogo, que assim se tornou o primeiro da história do Sporting.

Rivalidade Sporting x Benfica

Em 1 de Dezembro de 1907 nasceu uma longa e eterna rivalidade. O Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa (que só viria a chamar-se Sport Lisboa e Benfica no ano seguinte) disputaram o seu primeiro confronto, no Campo da Quinta Nova, em Sete Rios. O Sporting, que nos primeiros tempos vestira de branco, estreou nesse encontro o seu novo uniforme, camisa dividida verticalmente numa faixa verde e outra branca (hoje conhecida por ‘Stromp’), com calções brancos. O Sporting venceu por 2 a 1 (gols de Cândido Rosa Rodrigues e de Cosme Damião, contra).

O arquirrival de Lisboa foi crucial, 20 anos depois, para a alteração do uniforme. Em uma viagem ao Brasil em 1928, o Sporting usou a camisa de rúgbi, com listras horizontais verdes e brancas, porque ela era menos quente — e gostou. A ratificação veio em uma partida contra o Benfica, jogada sob um temporal no mês de outubro. O Sporting teve de trocar de uniforme no intervalo, vestiu as camisas de rúgbi e acabou vencendo o jogo.

Décadas de ouro

As décadas de 1940 e 1950 foram os anos dourados do clube, que ganhou nesse período dez dos seus 18 títulos do campeonato nacional, além de quatro Taças de Portugal. Foi a época dos "cinco violinos", um ataque mágico formado por Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos e Albano. Com eles, o Sporting chegou a marcar 123 gols em um certame de 26 rodadas — média de quase cinco por jogo.

Internacionalmente, os leões tiveram a honra de abrir a primeira edição da Copa dos Campeões, precursora da atual Liga dos Campeões da UEFA. O jogo contra o Partizan de Belgrado no dia 4 de setembro de 1955 terminou em 3 a 3 após João Martins marcar o primeiro gol da história do torneio.

A maior conquista

Mas foi só em 1964 que os torcedores alviverdes viveram o momento mais doce da história do clube: depois de um empate em 3 a 3 na grande decisão da Taça Vencedores de Taças, a Recopa Européia, contra o MTK de Budapeste, um jogo extra teve de ser disputado, e o Sporting saiu vitorioso por 1 a 0. A campanha daquele ano teve como destaque a goleada por 16 a 1 sobre o Apoel de Nicósia nas oitavas de final. Logo em seguida, o time lisboeta perdeu o jogo de ida das quartas para o Manchester United por 4 a 1, mas conseguiu se recuperar em casa com uma sublime vitória por 5 a 0. Como a Recopa deixou de ser disputada em 1999, o Sporting pode orgulhar-se de ser a única equipe portuguesa a tê-la conquistado.

Momento atual (2011)

O momento atual Após um grave jejum na década de 1990, com apenas uma Taça e uma Supertaça, o novo milênio trouxe novos sucessos e vários títulos, entre eles a liga nacional duas vezes. Especialmente emocionante foi a conquista do campeonato de 2000, que encerrou 18 anos de espera. Além disso, os torcedores puderam acompanhar em casa a final da Copa da UEFA contra o CSKA de Moscou em 2005. A alegria só não foi completa porque o time perdeu por 3 a 1.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: www.sporting.pt; Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; e Fifa.com.
Página adicionada em 01/Agosto/2011.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo