Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Siga o Campeões do Futebol no Facebook

A TAÇA IODURAN

 veja também »  Torneio Nacional de Clubes   |   Torneio Quinela de Ouro             + FUT-BRASIL
Nota Campeões do Futebol

Foi criada em 1916 para por frente a frente o campeão carioca contra o campeão paulista, e foi disputada de 1917 a 1919, sendo extinta em 1920. Só teve uma partida disputada em três anos de história. Em 1917, o Paulistano recusou-se a enfrentar o América. Em 1919, o Paulistano novamente recusou-se a jogar. O único jogo disputado pela competição foi no dia 07 de Abril de 1918. O Paulistano venceu o Fluminense por 3 a 2 e ganhou o título.
Abaixo, a conclusão feita por Alexandre Berwanger, depois de exaustivas pesquisas em jornais de época.

Considerações sobre a Taça Ioduran
por Alexandre magno Barreto Berwanger

Em primeiro lugar, segue conclusão tirada por mim das inúmeras leituras feitas, que dariam um livro grosso, tantas foram as páginas publicadas pelos jornais sobre o embate de 1918 (o álbum de 1919 do FLUMEMÓRIA, ao contrário dos demais, não se encontra em boas condições, embora possa ser lido, de modo que declinei neste primeiro momento de fazer a sua leitura):

1- Os jornais da época afirmavam que Fluminense e Paulistano era o clássico mais tradicional do Brasil e os dois clubes eram os grandes campeões de seus estados.

2- Apesar disso, não havia rivalidade (tem gente que acha que clássico de futebol é sinônimo de raiva e rivalidade no sentido anti-esportivo, e não é, e eu espero que estes sentimentos menores desapareçam do futebol) entre eles, muito pelo contrário, já que os sócios tinham direitos recíprocos nos dois clubes, como se estivessem em suas sedes. Os jogos entre FFC e CAP eram disputados em clima de amizade e homenagens recíprocas, aliás, um dos motivos do amistoso de 1925 que lotou as Laranjeiras, era para homenagear a vitoriosa excursão do Paulistano à Europa, tendo o FFC lhe oferecido um bronze belíssimo (foto do bronze em O JORNAL, de 30/05/1925) pela sua vitoriosa excursão.

3- Na maioria dos jogos disputados no Rio contra o Fluminense, o Paulistano vinha jogar reforçado de outros grandes jogadores paulistas, mas no Livro de Registro de Jogos do FFC não consta nenhuma anotação a esse respeito na partida de disputa da Taça Ioduran 1918.

4- O jogo de 1918 foi realizado no campo do Botafogo, pois o Estádio de Laranjeiras estava em construção e imagino que tenha sido escolhido como "campo neutro", já que foi realizada apenas uma partida, mas não pesquisei este fato (por excesso de pesquisas a fazer em um único dia), de modo que deixo uma pergunta não respondida.

5 - Trecho retirado do livro "FOOTBALLMANIA - UMA HISTÓRIA SOCIAL DO FUTEBOL NO RIO DE JANEIRO, 1902/1938", de Leonardo Affonso de Miranda Pereira, Ed. Nova Fronteira (2000), sobre a decisão da Taça Ioduran: "Ainda em 1918, um sportman paulista que visitou o Rio de Janeiro para acompanhar uma partida entre o Paulistano e o Fluminense surpreendeu-se com a impressão de que "os cariocas não são nada bairristas", pois via torcedores de outros clubes cariocas torcendo desesperadamente pela vitória do quadro de São Paulo e mostrando em relação ao Fluminense uma "hostilidade pavorosa". Para além da identidade regional que separava o brasileiro em diferentes regiões, colocava-se, assim, um outro tipo de identificação que, mesmo em cada cidade, criava entre os torcedores múltiplos antagonismos e rivalidades."

6 - Ainda em 1918, em 11 de junho, os campeões carioca e paulista disputariam em São Paulo uma taça desafio, a "Taça O Imparcial", com vitória do Fluminense por 3 a 1.

Sobre o espírito do jogo

Repasso os trechos abaixo, pois eles são muito objetivos em relação a Taça Ioduran, retirados de farto material sobre este assunto publicado nos jornais da época, não me lembrando de ter reparado em outro jogo desta década com tanta coisa publicada a seu respeito:

- Suplemento SPORT, do jornal O PAIZ, de 10/04/1918:

A "Taça Ioduran" - O Clube Atlético Paulistano campeão do Brasil - Está finalmente o Paulistano, desde ontem, com o título de campeão brasileiro.

- No meio do texto, o clima que antecedia a partida, o público e a opinião do cronista sobre o espírito da competição:

"Em disputa da Taça Ioduran, o Clube Atlético Paulistano, campeão de São Paulo e o Fluminense Football Club, campeão do Rio, vão medir-se numa lucta em que se decidirá a supremacia, se não do Foot-ball, pelo menos das forças officiaes das duas cidades."

"Assistencia superior a 5.000 pessoas"

"O Clube Atlético Paulistano não venceu e nem podia vencer o Campeonato Brasileiro de Foot-ball, porque ainda não foi criado este campeonato."

- Seguem outros trechos copiados (não em sequência) do artigo deste mesmo jornal, em 08/04/1918:

Em disputa da Taça Ioduran, o Clube Atlético Paulistano, campeão de São Paulo e o Fluminense Football Club, campeão do Rio, vão medir-se numa lucta em que se decidirá a supremacia, se não do Foot-ball, pelo menos das forças officiaes das duas cidades.

- No mesmo dia 8 , já considerando o resultado da partida, O PAIZ publicou as estatísticas do confronto até então :

As estatísticas demonstram: 8 vitóriias do CAP, 7 do FFC e 3 empates, 24 gols para o Paulistano e 23 para o FFC.
Ano Vencedor Adversário Placar
1919 Fluminense FC CA Paulistano WO x 0
1918 CA Paulistano Fluminense FC 3 x 2
1917 América FC CA Paulistano WO x 0
Alexandre BerwangerPesquisas de Alexandre Magno Barreto Berwanger
Fontes: Fonte: jornal O PAIZ, de 08 e 10/04/1918; e livro "FOOTBALLMANIA - UMA HISTÓRIA SOCIAL DO FUTEBOL NO RIO DE JANEIRO, 1902/1938", de Leonardo Affonso de Miranda Pereira, Ed. Nova Fronteira (2000)
Página adicionada 04/Abril/2009 - atualizada em 11/Janeiro/2015.
 veja também »  Torneio Nacional de Clubes   |   Torneio Quinela de Ouro             + FUT-BRASIL
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL

América
(Rio de Janeiro/RJ)
01 Título





Fluminense
(Rio de Janeiro/RJ)
01 Título





Paulistano
(São Paulo/SP)
01 Título
SBSites Internet do Brasil Siga o Campeões do Futebol no Twitter
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador