Arquivo
  Especiais
  + Futebol
 TAÇA MUTILADOS DE GUERRA (POR)
+ TORNEIOS AMISTOSOS     
Este troféu ao lado era atribuído pelo jornal “Os Sports” que organizava o torneio com a colaboração da Associação de Lisboa. As receitas detinavam-se na sua totalidade ao Fundo dos Hospitais dos Mutilados de Guerra (a 1ª Guerra Mundial, em que Portugal foi parte beligerante, havia terminado em 1918).

O Torneio se iniciou em 17 de Abril de 1921, à data o mais valioso troféu esportivo em Portugal, e destinado a equipes de primeira divisão da A.F. de Lisboa. O torneio contou com a participação de oito clubes – Belenenses, Sporting, Benfica, Carcavelinhos, Vitória de Setúbal, Internacional, Casa Pia e Império – que jogariam por sorteio em eliminatórias sucessivas.

De caráter social, já que as receitas revertiam para o Fundo dos Hospitais de Mutilados da Guerra, aos clubes não cabia qualquer verba pelo que a disputa era absolutamente orientada para a vertente desportiva.

E assim, a 19 de Junho de 1921, o Belenenses, comandados por Artur José Pereira e alinhando com César de Matos, Azevedo, Alberto Rio, José Pires, Mário Duarte, F. António, Joaquim Rio, Joaquim Almeida, Morais, Augusto Silva e Anacleto, conquistavam para a sua sala de troféus a Taça Mutilados da Guerra, depois de eliminar Vitória de Setúbal (4x0) e Carcavelinhos (6x2), numa primeira fase, e Sporting Clube de Portugal (2x1) na final do torneio.

Este valioso troféu era anualmente disputado, ficando em posse definitiva do clube que por dois anos consecutivos conquistasse o torneio, façanha que o Belenenses viria a realizar dois anos mais tarde...

Em 1923, depois de eliminar o Internacional (3x1) e Império (3x0), o Belenenses chegava à final, no dia 8 de Julho de 1923, vencendo o Carcavelinhos por 3 a 1 com gols de Joaquim Rio e Veloso (2).

A FINAL DE 1923
Belenenses 3 x 1 Carcavelinhos

Data: 08/Julho/1923 - Arbitro: Silvestre Rosmaninho
Gols: Veloso (2), Joaquim Rio e Carlos Canuto.
Belenenses: Mário Duarte, Azevedo, Morais, Bernardino, Augusto Silva, Anacleto, F. António, Joaquim Almeida, Veloso, Joaquim Rio e Alberto Rio.
Carcavelinhos: Júlio Augusto, Carlos Alves, Cabral, C. Abrantes, Rufino, Filipe Duarte, A. Ribeiro, Teixeira Mendes, Carlos Canuto José Carlos e H. Abrantes.
 Ano  Campeão  Vice
 1921  Belenenses  Sporting de Lisboa
 1922  --  --
 1923  Belenenses  Carcavelinhos
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 24 de junho de 2013.
+ TORNEIOS AMISTOSOS     
Pesquisa personalizada
LEIA GRÁTIS
Livro Unificação dos títulos brasileiros
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador