Arquivo
   Especiais
   + Futebol
+ COMPETIÇÕES SELEÇÕES   
A Taça de Amadores da UEFA
O Início
Uma competição reservada a equipes amadoras foi sugerida pela primeira vez, pelo Comitê Amador da UEFA, em Fevereiro de 1965, e foi aprovada pelo Comitê Executivo de UEFA, que criou, nesse mesmo ano, a UEFA Amateur Cup (Taça Amadores da UEFA). Entretanto, devido à dificuldade em determinar o que é um jogador amador, apenas 12 dos 33 países associados da UEFA inscreveram suas equipes.

Participação
Apenas podiam participar nesta competição países que organizassem, ao mesmo tempo, competições profissionais e amadoras. Esta regra levou a que fossem impedidos de participar os antigos países socialistas do Leste Europeu - onde todos os desportistas eram considerados amadores - e os países escandinavos - onde os campeonatos principais ainda não eram profissionais.

A primeira edição
As 12 equipes inscritas foram divididas em quatro grupos e jogaram entre si partidas de ida e volta, entre Fevereiro e Dezembro de 1966. Os vencedores dos grupos encontraram-se em Palma de Mallorca, Espanha, onde a Áustria conquistou o título ao bater a Escócia, por 2 a 1, em 18 de Junho de 1967.

Demais edições
Em 1970, a Holanda venceu a segunda edição da Taça Amadores, que foi disputada em Forte dei Marmi, em Itália. A final de 1974 acabou por não se realizar, pois a Alemanha Ocidental e a Iugoslávia preferiram dividir o título em vez de jogarem a final. A Iugoslávia ganharia, depois, o título de 1978, que foi decidido na Grécia. Esta foi a última edição do torneio, tanto que apenas dez seleções se inscreveram.

Resumo
A Taça Amadora, foi disputada de quatro em quatro anos entre 1966 e 1978, antes de ser abandonada devido a falta de interesse do público e das federações.

Mas a idéia de uma competição européia para amadores foi recuperada em 1996, pelo recentemente criado Comitê da UEFA para o Futebol Amador. Esta competição atualmente se chama Taça das Regiões e é disputada a cada dois anos.
Ano Campeão Vice
1967 Áustria Escócia
1970 Holanda --
1974 Alemanha Ocidental e Iugoslávia --
1978 Iugoslávia --
Fonte: Uefa.com e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 23 de julho de 2011.
+ COMPETIÇÕES SELEÇÕES   
Pesquisa personalizada
As Cruzes nos escudos dos clubes de futebol
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador