HISTÓRIA DO VELO CLUBE RIOCLARENSE


Velo Clube de Rio Claro    ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA VELO CLUBE RIOCLARENSE
    Fundado em 28 de agosto de 1910
    Endereço: Rua 3, 116 - Copacabana, Rio Claro/SP - CEP 13500-020
    Estádio Benito Agnelo Castellano
    Site: www.veloclube.com.br


História Títulos Hino Estádio Benitão Arquivo   + CLUBES

       

A Fundação e Fusão

Em agosto de 1910, Miguel Ângelo Brandoleze, Miguel Ferrari e Amadeu Rocco lançaram a idéia da fundação de um clube que promovesse o ciclismo na cidade de Rio Claro. No dia 28 de agosto de 1910, na residência de Miguel Ângelo, foi realizada a assembléia oficial da fundação do Velo Clube.

A primeira diretoria ficou assim constituída: Amadeu Rocco (Presidente), Simão Hofling (Vice- Presidente), Venâncio Baptista Chaves (Tesoureiro), Miguel Angello Brandoleze (Primeiro Secretario), Armindo Rodrigues Alves (Segundo Secretario) e Miguel Ferrari (Procurador).

O nome do Velo Clube está diretamente ligado à prática do ciclismo. No início do século XX o Brasil sofria grande influência da França. Em francês uma das palavras utilizadas para se designar “bicicleta” é vélo, daí surgiram os termos Velo Clube – designação genérica de agremiações voltadas para a prática ciclística – e velódromo – local destinado a estas práticas.

Durante dez anos o Velo Clube dedicou-se exclusivamente ao ciclismo, transformando Rio Claro em um pólo do esporte no interior paulista e atraindo desportistas de diversas localidades do estado.

Em 1920, por iniciativa de um grupo liderado por Felício Castellano e Aldino Tebaldi, o futebol começou a fazer parte da história da equipe de Rio Claro. Naquele ano, no dia 16 de maio, ocorreu a fusão entre o Velo Clube com o Comercial Futebol Clube, passando a nova equipe a denominar-se Associação Esportiva Velo Clube Rio-clarense. A data de fundação, no entanto, permaneceu a do clube de ciclismo: 28 de agosto de 1910.

Campo, primeiro título e as competições

Para receber as partidas de futebol, o Velo Clube, que já era dono do velódromo de Rio Claro, construíram um campo de futebol com uma pequena arquibancada de madeira em um terreno entre a Vila da Caridade São Vicente de Paula e a Santa Casa de Misericórdia. Atualmente, o local abriga o estádio Benito Agnelo Castellano.


Mascote do Velo Clube
Galo - Mascote



Camisa 1 do Velo Clube
Uniforme N° 1 (2009)



Camisa 2 do Velo Clube
Uniforme N° 2 (2009)
O primeiro título foi conquistado em 1925, quando o clube foi Campeão do Interior. Na época este era o torneio de maior prestígio que uma equipe de fora da capital ou de Santos podia conquistar. Como Campeão do Interior o Velo Clube ganhou o direito de disputar a Taça Competência, contra o campeão do estado naquele ano – no caso o São Bento da capital. O jogo ocorreu no estádio Parque Antártica, atual Palestra Itália, e o São Bento venceu o Velo Clube por 2 a 0, ficando com o troféu.

A participação em campeonatos profissionais da Federação Paulista de Futebol começou em 1948, quando o clube foi alocado na Segunda Divisão (atual Série A2) do Paulistão. Oito anos mais tarde o clube acabou sendo rebaixado para a Terceira Divisão (Série A3), onde ficou até 1975, quando conquistou o vice-campeonato e o acesso para a Primeira Divisão (Série A2). Foi um dos períodos mais vitoriosos do clube, já que em 1978 o Velo chegou ao vice-campeonato da Divisão Intermediária (Série A2), ganhando o direito de disputar uma vaga na Divisão Especial (Série A1), contra o Paulista.

Para a definição da vaga foram disputadas três partidas, em que o Velo Clube ganhou duas e empatou uma. Mais de 10 mil torcedores invadiram o estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Uma carreata de mais de 40 km ocupou a Rodovia Anhanguera na volta à cidade.

No dia 1° de setembro de 1979, o Velo Clube estreava na Divisão Especial contra o Juventus, na Rua Javari. Mas os 20 dias de preparação para enfrentar a maratona de 38 jogos da competição não foram suficientes para garantir a permanência na elite do futebol profissional do paulista. O clube ficou em último lugar no torneio com 22 derrotas, 11 empates e apenas cinco vitórias, sendo rebaixado para a Segunda Divisão (A2) em 1980.

Em 1991, o Velo Clube foi vice-campeão da Segunda Divisão (Série A3), subindo para a Divisão Intermediaria (Série A2) com o São Caetano. Mas como o estádio Benitão não comportava 15 mil torcedores, o Velo seguiu na Segunda Divisão. No ano seguinte, novamente a capacidade do estádio prejudicou a equipe e, apesar de se classificar entre os 16 clubes que teriam direito a disputar a Série A3 de 1993, o Velo Clube teve de se conformar em ficar na Série B1 (Atual Segunda Divisão).

Em 1996, o clube conquistou o acesso para a Série B1-A, mantendo a invencibilidade em 27 partidas. Dois anos depois, disputou a Copa São Paulo de Juniores. Depois de se licenciar de competições profissionais por um ano, o Velo Clube fez sua última disputa em 2005, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No ano seguinte, garantiu o título na disputa do Sub- 17. Voltou aos campeonatos profissionais em 2007, na Segunda Divisão do futebol paulista.

DATAS MARCANTES

» Fundação em 28 de agosto de 1910,na residência de Miguel Ângelo, á Rua 1, Avenidas 4 e 6, aconteceu a assembléia oficial da fundação do clube.

» 18 de dezembro de 1.910 - inauguração do Velódromo com uma pista de 240 metros. Houve uma prova ciclística.

» Em 1.912 o Velo Clube, comemorou festivamente o seu segundo aniversário. Durante os anos seguintes, entretanto ,ocorreu uma paralisação que se prolongou até 1.919.

» 1.919- por esforços de Venâncio Batista Chaves, José Mattola, José Felix Teixeira e Domingos Giovanni, o clube foi reorganizado com uma nova Diretoria , constituída da seguinte forma:- Presidente; Joaquim Alves Penna ; Vice-Presidente:- Olavo Quintella; Tesoureiro;- Alexandre Nociti ;Primeiro Secretario:- José Felix Teixeira ; Segundo Secretario:- Afonso de Pilla ; Procuradores:- Domingos Giovanni e Antonio Wieckmann ; Orador:- Miguel Angello Brandoleze ; Fiscais ;- José Mattola, Alberto Duarte, David Correa e, Emilio Ludki ; Diretor Esportivo :- Venâncio Baptista Chaves.

» 1920- Da idéia de um grupo, liderados por Felício Castelano e Aldino Tebaldi, foi introduzido o Futebol. No dia 16 de maio de 1.920, em uma fusão com o já existente Comercial FC e, passando a denominar-se Associação Esportiva Velo Clube Rio-Clarense.

» 1920- É construído o Campo de Futebol, com uma pequena Arquibancada de madeira em um terreno entre a Vila da Caridade São Vicente de Paula e a Santa Casa de Misericórdia, hoje o atual local em que esta localizado o Benitão, que foi inaugurado em 10 de outubro de 1.920.

» Em 30 de outubro de 1.938, inauguração de seu novo estádio, com Arquibancadas de Cimento Armado.

» Em 5 de abril de 1.953, inauguração do Alambrado que recebeu o nome de “Alambrado Floriano Bianchini” um dos maiores Patrono do Velo Clube.

» Em 22 de junho de 1.969,inicio da construção de seu futuro estádio "Benitão", tudo feito pelos Velistas da época, em sistema de Mutirões.

» Em 7 de setembro de 1.972 inauguração do estádio que viria a denominar-se Estádio Benito Agnello Castellano.

» Em 31 de janeiro de 1.973, inauguração do Busto do maior Benemérito do Velo Clube, Benito Agnello Castellano.

» 1.973- O Velo Clube conquista o Titulo de “Quinto Clube de Futebol mais Querido do Estado de São Paulo” Pesquisa feita pela” Revista Placard”pelo jornal” Diário da Noite”e jornal “Folha da Tarde” Em primeiro ficou o SC Corinthians Paulista; em segundo SE Palmeiras; em terceiro São Paulo FC ; em quarto lugar Santos FC e, em quinto lugar AE Velo Clube Rio-Clarense.

» Em 24 de junho de 1.975, na Gestão do então presidente Sillas Bianchini.a inauguração do seu sistema de iluminação, com implantação de 4 torres, sustentando 4 holofotes cada do Estádio Benito A Castellano.

» 1.978- Vice-Campeão da divisão Intermediaria,com o direito de disputar uma vaga na Divisão Especial, contra o Paulista FC de Jundiaí, onde foram jogados 3 partidas em uma melhor de 3, com o Velo ganhando 2 e empatando uma, conseguiu o seu acesso juntamente com a AA Internacional de Limeira, ingressando assim na Divisão Especial (atual Série A1), do Campeonato Paulista de 1.979.

» 1.991- Vice-Campeão da Segunda Divisão, subindo para a Divisão Intermediaria, juntamente com o AD São Caetano. Por motivos de o Estádio Benitão não comportar 15.000 torcedores, o Velo ficou amargando a Segunda Divisão.

» 1.992- 93- Classificou-se entre os 16 clubes para formar a Série A-3, porem pelo motivo, de novo, de o estádio não comportar 15.000 torcedores o Velo Clube não seguiu em frente.


Página adicionada em 19 de Junho de 2010.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Eduardo Zuculotti, de Rio Claro-SP.
Fontes: www.campeoesdofutebol.com.br, www.futebolpaulista.com.br; www.visiterioclaro.com.br, em matéria de Álvaro Sebastião Pinto Lopes, historiador do clube.

 

 

Pesquisa personalizada

 

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo