Fundado em 13 de maio de 1899, com o nome de Club Cricket Victoria, por Arthur Valente, Artêmio Valente, Adolfo Irineu dos Santos, Alberto Teixeira, Antônio Almeida, Antônio Guimarães, Augusto Francisco Lacerda, Carlos Carvalho, Carlos Teixeira, Herbert Filgueiras, Joaquim Costa Pinto, Joaquim Chaves, Jorge Wilcox, Juvenal Teixeira, Leobino Cavalcante, Octavio Rabelo, Pedro Almeida, Quintino Ferreira e Fernando Kock, num casarão no Corredor Vitória, sendo o primeiro clube social do Estado fundado por brasileiros. Antes dele, apenas os ingleses haviam feito isso, mesmo assim num projeto que durou pouco tempo.

O nome fazia referência ao esporte inicial praticado pelo clube: o cricket, uma espécie de futebol onde podem ser utilizadas também as mãos. Apenas um ano após sua fundação, ainda sob o nome original, a agremiação passou a praticar o futebol. Ao contrário do futuro maior rival, de origem mais humilde, o Victória tinha um grupo formado por representantes da elite baiana da época. Artêmio Valente foi eleito o primeiro presidente por aclamação; 18 dias depois Fernando Kock assumiria a presidência).

Inicialmente adotou o críquete (1899), depois remo (1902), futebol (1903) - apesar deste já fazer parte extra oficialmente desde 1901 - , atletismo (1905), tênis (1906) e tiro esportivo (1908). Numa outra fase, em 1920, inaugurou a natação, o pólo aquático, o basquete, o vôlei e o tênis de mesa. Em 1928 fundou o handebol.

A primeira partida da história do clube foi contra um combinado de marinheiros de navios ingleses atracados no porto de Salvador, no dia 22 de maio de 1901. E logo na estréia, uma vitória por 3x2 que começaria a justificar o nome escolhido pelos rapazes do Corredor da Vitória. Os uniformes ainda traziam as cores branca e preta devido às dificuldades em conseguir o padrão verde-e-amarelo, real desejo dos representantes do time. Somente seis meses depois, o time tornou-se rubro-negro. Ainda em 1901, com a inclusão dos esportes náuticos, o clube passou a chamar-se Esporte Clube Vitória.

A estréia do time principal do Vitória aconteceu em 13 de setembro de 1903, quando o rubro-negro bateu o São Paulo-Bahia, time formado por integrantes da Colônia Paulista, por 2x0. A primeira partida do time na Liga de Futebol da Bahia – que ajudou a fundar – aconteceu no dia 1° de julho de 1904. E foi justamente uma derrota para o Club Internacional de Cricket, por 2x1.

O Vitória ajudou a organizar todas as federações em nível estadual e colocou seu nome nas atas de fundações de muitas, quase todas, associações esportivas da Bahia.

Em 1922 já sonhava em construir seu campo particular, o que aconteceu em 12 de agosto de 1923. Em 1937, mais precisamente no dia 21 de fevereiro, é reconhecido como Utilidade Pública pelo Decreto Estadual nº 8.817.

Foi o primeiro clube a participar de ações de marketing esportivo na Bahia, com o lançamento, em janeiro de 1906, dos “Charutos Sport Club Victoria” e do perfume “Bouquet Victoria”.

Nas últimas décadas as glórias no futebol fizeram com que o clube se tornasse conhecido internacionalmente. Parte disso se deve a formação de atltetas que representam o Vitória pelo mundo.

As categorias de base do Leão são o orgulho de um clube que soube valorizar seus talentos e investiu pesado para fazer de simples garotos, gênios da bola. Nomes como Bebeto, Alex Alves, Dida, Paulo Isidoro, Vampeta, Júnior, Fábio Costa, Cláudio, Matuzalém e Rodrigo, saíram dessa universidade chamada Vitória e firmaram a imagem de um clube vencedor que forma talentos.


Estádio Manuel Barradas (Barradão)
Estádio Barradão
O Manuel Barradas, conhecido nacionalmente como Barradão, tem capacidade para 35.000 torcedores, e tem iluminação artificial de 750 lux horizontal, dentro dos padrões exigidos pela FIFA para sediar jogos internacionais. Foi inaugurado em 9 de novembro de 1986, com a partida Vitória 1 a 1 Santos.

SIMBOLOS

Mascote do Vitória-BA         Camisa do Centenário         Uniforme n° 1         Uniforme n° 2
Leão - Mascote; Camisa comemorativa do Centenário; Uniforme n° 1 (utilizado em 2009); e Uniforme n° 2 (utilizado em 2009)



Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; www.ecvitoria.com.br; www.bavi.com.br; e www.leaodabarra.com.br
Página em 07/Setembro/2009 - atualizada em 28/Setembro/2015.

 



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo