A obsessão do Real Madrid pelos brasileiros

O Real Madrid, que tem a chance de conquistar seu primeiro título na Liga desde 2017 de acordo com a bolsa esportiva, teve mais de 20 brasileiros em sua equipe ao longo de sua rica história, alguns conseguindo, mas muitos outros não conseguindo se destacar no Santiago Bernabéu .

Roberto Carlos e Ronaldo foram duas das estrelas mais bem-sucedidas do Los Blancos, com Roberto Carlos jogando mais de 500 jogos pelo Madri entre 1996 e 2007, enquanto Ronaldo marcou impressionantes 104 gols em 177 jogos ao longo de cinco anos. O lateral-esquerdo conquistou três títulos de Liga dos Campeões e dois triunfos na La Liga antes do atacante ingressar ao time vindo da Inter de Milão. A dupla ganhou mais dois títulos da liga juntos.

Desde que deixaram o Real Madrid, o clube tenta descobrir a próxima grande estrela brasileira, com 13 contratações originárias do país sul-americano. No entanto, a maioria deles fracassou. Robinho foi trazido do Santos e deveria derrubar Ronaldo de seu trono, mas o atacante não o conseguiu, marcando apenas 35 vezes em 137 partidas antes de ser vendido ao Manchester City - onde as coisas também não deram certo.

Emerson foi outro brasileiro que não conseguiu despontar no Real Madrid. O volante assinou contrato com o Los Blancos em 2006 e ficou apenas uma temporada antes de ser vendido ao Milan. Conhecido como “o puma”, Emerson é considerado uma das piores contratações já feitas pelo Real Madrid.

Até o vencedor do Ballon d'Or Kaká falhou em um dos maiores palcos do mundo. O meio-campista foi o jogador destinado a brilhar em Madri. No entanto, ele passou quatro temporadas sujeitas a lesões no Bernabéu, onde marcou 29 gols em 120 jogos antes de ser mandado de volta ao San Siro.

Porém, nem tudo tem sido tristeza para os brasileiros desde a era Ronaldo-Carlos. Marcelo, que assinou com o Real Madrid em 2006 e já jogou mais de 500 vezes desde então, conquistou 21 troféus, incluindo quatro títulos da Liga e quatro Ligas dos Campeões. O compatriota Casemiro, que entrou em 2013, também participou de todos os quatro triunfos europeus e de uma das vitórias no título da liga.

Há outros quatro jogadores brasileiros no plantel de Los Blancos, ao lado do lateral-esquerdo e do volante - Vinícius Júnior, Éder Militão, Rodyrgo e Reinier. Vinícius Jr ingressou nos Galácticos em 2018 e a paciência dos torcedores de Madri está começando a se esgotar com o jovem de 19 anos, que marcou apenas seis gols em mais de 50 jogos.

Rodrygo, também com 19 anos, mudou-se para a capital espanhola no último verão saindo do Santos e Vinícius Jr já foi deixado na sua sombra. O atacante ocupou o lugar de seu colega brasileiro na formação titular de Zinedine Zidane e apresentou desempenhos muito melhores - marcando sete vezes em 18 jogos.

Militão assinou contrato com o Real Madrid no mesmo dia que Rodrygo, mas fez apenas 12 jogos – sendo reserva imediato da dupla Sergio Ramos e Raphaël Varane, apesar de ter apenas 22 anos e poder ganhar o posto mais cedo ou mais tarde para substituir o velho Ramos.

A mais recente aquisição brasileira do Real é Reinier, que foi contratado no mês passado por US$ 26 milhões do Flamengo. O meia de 18 anos marcou seis gols e deu duas assistências em seus 14 jogos pelo profissional, mas não há garantia de que ele consiga dar certo em Madri.


Por Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 20/Fevereiro/2020.

 

Campeões de todos os esportes do mundo