Federação Bahiana de FutebolCAMPEONATO BAHIANO DE 1912
( PRIMEIRA DIVISÃO )



Todos os Campeões da 1ª Divisão    ₊ TABELAS

       

HISTÓRIA DO CAMPEONATO

O ano de 1912 foi o ano fatídico da Liga Bahiana de Sports Terrestres. A indisciplina campeou e raro os jogos em que não terminavam em sururus, muitos dos quais com conseqüências lamentáveis. Os casos na entidade eram quase que diários. Ninguém se entendia. A politicalha campeou e a indisciplina deu cabo da primeira entidade que se fundou na Bahia e que tão auspiciosamente se iniciou no Campo da Pólvora. Note-se entretanto que dessa entidade só fazia parte rapazes finos e educados, na sua maioria estudantes e empregados do alto comércio.

Um jornal da época, descrevendo um dos jogos do campeonato, assim se externou:

"Infelizmente, mais uma vez, lamentamos os fatos que se passam no Rio Vermelho em quase todos os jogos. Até já parece que isso faz parte do programa do campeonato deste ano. Outro dia numa partida entre os clubes Bahia e Atlético deu-se o vergonhoso incidente de que já tratamos; no penúltimo jogo, entre os clubes Vitória e São Salvador, houve novos incidentes que reservamos para tratar em outra ocasião que agora chega; e no último, reproduziu-se o fato de caráter sério. E no pé em que vai queira Deus, não tenhamos de lamentar resultado mais funesto e mais triste. Lamentamos tanto porque nesses incidentes em que jogadores e árbitros são agredidos e insultados ou se engalfinham, há sempre sacamento de revólveres e mesmos tiros. O que não pode, nem deve, é continuar no curso em que vai a fiscalização do Campo do Rio Vermelho; se ali existe o policiamento indispensável, ele é imperfeito; se no campo há um representante da Liga, um Juiz, ele não se faz impor e assim torna-se necessário que o Sr. Chefe de Polícia mande um Delegado aos domingos assistir aos jogos de futebol para garantia dos que ali procuram um divertimento".

Neste ano deixou de tomar parte pela primeira vez desde que se filiou em 1906, o S. C. Santos Dumont. Em seu lugar filiou-se e disputou o campeonato o Atlético F. C., que segundo afirmam era o mesmo Santos Dumont, apenas com nome e cores diferentes. O campeonato começou em 19 de maio de 1912 com o jogo em que o S. C. Bahia venceu o São Salvador por 1 a 0.

SURGE O PRIMEIRO CASO

O São Salvador, por motivo de indisciplina, suspende por 90 dias o seu goleiro Teixeira Gomes e comunica à Liga, que aprova a penalidade. Na reunião de 22 de maio, porém, um clube filiado pede a transferência desse amador. Calorosos debates em torno do assunto terminam com o deferimento da transferência.

Não se conforma o São Salvador e retira-se da Liga. Acompanha-o o Presidente da Liga, Sr. Alfredo Ruas, que é substituído na mesma sessão, ilegalmente, pelo Sr. J. Fernandes.

Finalmente a 1º de junho volta o São Salvador à Liga uma vez que "cessaram os motivos da sua desfiliação".

TABELA

19/05- SC Bahia 1 x 0 São Salvador
02/06- Atlético 1 x 0 Rio Vermelho
09/06- SC Bahia 4 x 3 Vitória
16/06- Rio Vermelho 1 x 0 São Salvador
23/06- Atlético 1 x 1 Vitória
30/06- SC Bahia 2 x 1 Rio Vermelho
07/07- Vitória 3 x 1 São Salvador
14/07- Atlético 2 x 1 SC Bahia
21/07- Vitória 3 x 1 Rio Vermelho
28/07- Atlético 2 x 0 São Salvador
11/08- São Salvador 1 x 4 Vitória
01/09- São Salvador x Atlético (Vitória atribuída para o Atlético)
22/09- Vitória 0 x 1 Atlético

Observação:
Neste ano apenas três clubes terminaram a competição pontuando, pois o SC Bahia e o Rio Vermelho abandonaram o campeonato.

PONTUAÇÃO FINAL
1° Atlético, o campeão, com 7 pontos;
2° Vitória, com 5 pontos;
3° São Salvador, com 0.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: historiadofutebolbaiano.zip.net, de Luiz Botelho; placar dos jogos na www.rsssfbrasil.com e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 12/Abril/2013.

 

Shopping Campeões do Futebol