Clubes que são SAFs no Brasil

Listagem já conta com 64 clubes que disputam o futebol profissional


Sociedade Anônima do Futebol


Loja Campeões do Futebol


Desde 2021, quando a Lei n° 14.193/21 (Lei das SAFs) foi sancionada, o Brasil tem testemunhado um avanço considerável na transformação de clubes "profissionais" de futebol em sociedades empresariais. Esta nova Lei estabelece normas especiais de governança corporativa, tratamento fiscal diferenciado e criação de novos mecanismos de financiamento da atividade futebolística. Na teoria, a medida visa melhorar a gestão financeira e a transparência dos clubes.

Até agora, 64 clubes profissionais brasileiros já aderiram ao modelo SAF, com outros em processo de adesão.

Atualmente, oito estados seguem sem nenhum clube neste formato: Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Roraima.

Dos clubes da Série A do Brasileiro, o primeiro a se tornar SAF foi o Cuiabá, em 2021. E o América Mineiro, com o rebaixamento concretizado em 8 de novembro de 2023, se tornou a primeira Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a cair para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Não entram em nossa base de dados

Há clubes que são SAFs, mas que estão filiados apenas nas categorias menores ou a nenhuma federação de futebol. É o caso do Krakatua Futebol, de Curitiba-PR, fundado em agosto de 2003, com CNPJ SAF de 20.04.2022; o Santa Cruz Acre EC, de Rio Branco-AC, com categorias menores.

Em São Paulo, o Pinda FC SAF, de Pindamonhangaba, surgiu em 22 de fevereiro de 2022, com a missão de se tornar um clube formador de atletas. No Paraná o P8 Futebol também foi criado para as categorias menores. Estes são alguns dos clubes que não entram em nossas estatísticas, por não disputarem o futebol profissional.

SAFs extintas

Há aquelas que se tornaram SAFs mas foram extintas. É o caso da SAF do Gama. Segundo site ge, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF (Jucis-DF) decretou o que pode ter sido um dos capítulos finais do imbróglio entre a Sociedade Esportiva do Gama (SEG) e a Gama SAF, Sociedade Anônima do Futebol criada para gerir a modalidade no Alviverde. Depois de uma série de troca de acusações entre as partes, que chegou a motivar a proibição do acesso de funcionários da SAF ao CT do Gama, que pertence à SEG, o CNPJ da SAF foi considerado extinto.

A decisão foi publicada por meio de edital, datado de 20 de outubro de 2022, foi assinada pelo presidente do órgão, Walid de Melo Pires Sariedine.

Clubes que são SAF no Brasil

Estado Clube / Cidade
AM Amazonas FC (Manaus) e Sete FC (Manaus)
BA EC Bahia (Salvador) e Fluminense de Feira FC (Feira de Santana)
CE Fortaleza EC (Fortaleza) e CFA do Tirol (Fortaleza)
DF Brasiliense FC (Brasília) e Capital CF (Brasília)
ES Nova Venécia FC (Nova Venécia) e Rio Branco AC (Vitória)
GO Atlético C. Goianiense (Goiânia), Centro Oeste FC (Senador Canedo) e Grêmio E. Anápolis (Anápolis)
MT Cuiabá EC (Cuiabá)
MG América FC (Belo Horizonte), Athletic Club (São João Del Rei), C. Atlético Mineiro (Belo Horizonte), Boston City FC, Coimbra, Cruzeiro EC (Belo Horizonte), Ipatinga FC (Ipatinga), Itabirito FC (Itabirito) e Pouso Alegre FC (Pouso Alegre)
PB CSP - Centro Sportivo Paraibano (João Pessoa)
PR Araucária EC (Araucária), Azuriz FC (Pato Branco), Cianorte FC (Cianort), Coritiba FC (Curitiba), Foz do Iguaçu FC (Foz do Iguaçu), Galo Maringá - Aruko Esportes Brasil (Maringá), Londrina EC (Londrina), Maringá FC (Maringá), AC Paranavaí (Paranavaí) e PSTC - Centro de Treinamento de Futebol do Paraná (Londrina)
PE Flamengo SC (Arcoverde)
RJ Boavista SC (Saquarema), Botafogo FR (Rio de Janeiro) e CR Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
RN América FC (Natal), Clube Laguna (Tibau do Sul), Quinho FC (Natal) e Rio Grande SAF
RS Clube Futebol com Vida (Viamão)
RR Monte Roraima FC (Boa Vista)
SC Figueirense FC (Florianópolis), Hercílio Luz FC (Tubarão) e CA Tubarão (Tubarão)
SP América FC (São José do Rio Preto), Atlético Monte Azul (Monte Azul), Botafogo FC (Ribeirão Preto), Capivariano FC (Capivari), A. Ferroviária de Esportes (Araraquara), AA Internacional (Limeira), Ituano FC (Itu), CA Linense (Lins), Grêmio Novorizontino (Novo Horizonte), Portuguesa de Desportos (São Paulo), EC Primavera (Indaiatuba), EC São Bento (Sorocaba), EC São Bernardo (São Bernardo do Campo), São Bernardo FC (São Bernardo do Campo) e São José EC (São José dos Campos)
SE Falcon FC (Barra dos Coqueiros, depois Aracaju, em 2024)
TO Capital FC (Palmas)


Veja também:


História de Clubes do Brasil

Matérias Especiais

Competições do Futebol Brasileiro


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva. Fontes: Websites de clubes, federações estaduais e as citadas no artigo. Página adicionada em 03 Janeiro 2025.