
Seleção da história das Copas do Mundo tem dois corintianos
O jornal inglês The Sun, através de seu editor chefe Shaun Critis, formou a melhor equipe da história das Copas do Mundo. Entre os onze titulares, cinco titulares entraram na lista, incluindo dois atuais corintianos: Roberto Carlos e Ronaldo.
O primeiro jogador, que seria o dono da camisa 1 na seleção de todos os tempos dos Mundiais, é o italiano Dino Zoff. O feito mais destacado de Zoff é ter sido capitão, aos 40 anos, da Itália campeã do mundo em 1982, que eliminou o Brasil nas semifinais.
Os brasileiros começam tomando conta das laterais. O direito é Cafu, capitão do penta e único jogador a atuar em finais de Copas, entre 1994 e 2002, vencendo duas vezes. O dono da camisa seis, para os ingleses, é Roberto Carlos, destacado por sua forma física, algo que também tem sido exaltado em suas atuações pelo Corinthians em 2010, aos 37 anos.
Os dois jogadores que completam o sistema defensivo são Franz Beckenbauer, citado como o jogador mais elegante da história, além de poder transformar defesa em ataque em segundos, e Bobby Moore, capitão do English Team campeão em 66 e tido como um atleta que lia o jogo perfeitamente.
Do meio pra frente, vários craques completam a equipe. O brasileiro Jairzinho é destacado por sua grande atuação na Copa de 1970, quando ele marcou em todas as partidas. Zinedine Zidane é lembrado pela cabeçada em Materazzi, mas principalmente por sua genialidade. Johan Cruyff é dado como a encarnação do futebol completo, pela Copa que fez em 1974.
Na frente, Maradona é dado como o segundo melhor jogador da história do futebol mundial. Apesar de o colocarem na seleção, os ingleses não esquecem o famoso gol de mão contra a Inglaterra em 1986. O melhor de todos os tempos é Pelé, dono da camisa 10 e destacado por suas grandes atuações em 58, 62 e 70. Quem completa o time é Ronaldo Fenômeno. No texto, é lembrada a convulsão do corintiano em 1998, mas também sua grande atuação em 2002 e seu recorde de gols em Copas, com 15 tentos no total.
A Escalação
Dino Zoff; Cafu, Beckenbauer, Bobby Moore e Roberto Carlos; Jairzinho, Zidane e Cruyff; Maradona, Pelé e Ronaldo "Fenômeno".
Fonte: Jornal The Sun (Inglaterra), matéria de 10 de junho de 2010.
Pàgina adicionada em 11 de junho de 2010.
Pesquisas de
Sidney Barbosda da Silva.