
A Copa Rio de Profissionais de 1998 foi a 8ª edição da Copa Rio, nomeada este ano como Róbson Pantaleão Resende, competição organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para definir o segundo clube do Rio de Janeiro na disputa da Copa do Brasil de 1999.
O Fluminense venceu o São Cristóvão e se sagrou campeão dessa competição.
Dados.
Participantes: 13.
Organização: FFERJ.
Período: 10 de outubro–19 de dezembro.
Campeão: Fluminense FC.
Vice-campeão: São Cristóvão FR.
História.
Último ano no qual grandes clubes participaram dessa competição classificatória para a Copa do Brasil, nesse ano, Fluminense e Flamengo.
A partir do ano seguinte o Ranking da CBF passaria a ser o critério de classificação.
Nas semifinais o Fluminense passou pelo Botafogo de Macaé e o São Cristóvão pelo Volta Redonda.
Conforme o Jornal do Brasil o primeiro gol de Castro foi de barriga e a vitória foi "festejada por quase mil tricolores, que em êxtase, saíram em passeata pelas ruas de Olaria, cantando uma paródia de uma canção de fim de ano (Feliz ano velho)".
O futuro técnico tricolor Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo em 1998 pela Seleção Brasileira, assistiu a final e disse que "esse time é uma boa base para se começar".
Fórmula de disputa.
Treze clubes foram divididos em três grupos com os seus participantes disputando entre si em jogos de ida e volta, classificando quatro para as semifinais, um do grupo A, um do B e dois do C que tinha cinco participantes, com os dois vitoriosos das semifinais decidindo o título em partida única.
Jogo do título.
Fluminense 4–0 São Cristovão
Data: 19 de dezembro de 1998.
Local: Estádio da Rua Bariri (Olaria).
Árbitro: Wiliam Marcelo Nery.
Renda: Não disponível.
Público: cerca de 1.000.
FFC: Diogo; Flávio, Wagner, Emerson, Ademir; Roberto Brum, Jorge Luís, Bruno Reis (Wellington), Roger; Gabriel Lima e Flavinho (Castro). Técnico: Duílio.
SCFR: Zé Carlos; Wendel, César, Alexandre e Danílson; William (Bebeto), Peterson, Wallace (Marco Aurélio) e Fabiano; Gutenberg (Cristiano) e Arnaldo. Técnico: Jorge Madeira.
Gols: Castro aos 4' e 9' do 1º tempo da prorrogação, Roger aos 4' e 9' do 2º tempo da prorrogação.
Cartões amarelos do FFC: Flavinho, Gabriel e Roger.
Cartões amarelos do S.C.F.R: não disponíveis.