CECCotinguiba


História do Cotinguiba

Começou como clube de remo. Em 1916 adotou o futebol


 


Fachada da Sede do Cotinguiba Esporte Clube
Fachada da Sede do Cotinguiba Esporte Clube


Loja Campeões do Futebol


Ficha do clube

Escudo do Cotinguiba   Cotinguiba Esporte Clube
  Fundado em 10 de outubro de 1909
  Endereço: Av. Augusto Maynard, 13, São José - Aracaju (SE)
  Site: n/d


O Cotinguiba Esporte Clube, veterana e gloriosa agremiação cultural e esportiva de Aracaju, é um dos poucos clubes centenários do Brasil. É conhecido como O "Decano da Fundição" ou "Tubarão da Praia. Tem as cores azul e branco e é o clube esportivo mais antigo de Aracaju, fundado em 1909, sediado no São José, e inicialmente voltado para competições de remo. Disputou a elite do campeonato sergipano pela última vez em 1996.

Fundação
Com o nascimento do Cotinguiba Sport Club a vida sócio-esportiva sergipana começa a se organizar. Sensível aos anseios da gente sergipana, um valioso grupo de personalidades intelectuais, politicas e desportistas deram inicio para a criação da agremiação. Na ocasião lá estavam os mais autênticos representantes das famílias Franco, Leite, Rollemberg, Garcez e Vasconcelos, seus primeiros sócios e dirigentes.

A data oficial de fundação é 10 de outubro de 1909. Era, pois, um clube elitista. Criado e dirigido pelo "high-society", mas a partir da década de 1930 seguiu uma trajetória ideológica diferente. Seja no departamento de remo que permitia a inclusão de pescadores como sócios (algo impensável nos rivais Sergipe e Iate Clube), seja por ter muitos metalúrgicos e fundidores frequentando a sede (daí o apelido “decano da fundição”).

Nasceu onde ainda hoje vive. Tomou o nome de Cotinguiba em homenagem ao rio que nos separa da Barra dos Coqueiros. Depois o rio mudou de nome nesta região e passou a se chamar Rio Sergipe, de acordo com determinação emanada do Poder Legislativo.

Começou com o remo e, já no ano seguinte, arrebatava, triunfalmente, a primeira colocação do 1º CAMPEONATO OFICIAL DE REMO. Em 1910, o COTINGUIBA já era campeão de voleibol. O primeiro Presidente do clube foi Mário Passes.

Ainda em 1910 é noticiado a inauguração da "garage" do clube no Folha de Sergipe, de 14 de agosto:
Cotinguiba Sport Club - Realiza-se hoje a inauguração da garage desta sympathica sociedade sportiva no arrebalde da Fundição.
A festa promette exito brilhante tal o gosto que presidiu a confecção do programma dividido em 3 partes ...

Em 26 de agosto de 1916 a diretoria do clube (juntamente com seu maior rival Sergipe) resolve adotar oficialmente o futebol, modalidade esportiva crescente no Brasil.

Em 10 de dezembro daquele mesmo ano, no campo da Praça Pinheiro Machado, segundo um impresso da época, o Diário da Manhã, houve a primeira partida entre Cotinguiba e Sergipe - O Clássico Vovô do futebol sergipano - que terminou em 2 a 3: Roque abriu o placar para o Sergipe, Godofredo virou para o Cotinguiba com um gol de pênalti e outro de falta, e Roque mais uma vez marcou, empatou de cabeça. E o primeiro clássico terminou com vitória do Sergipe, mas o gol foi do Cotinguiba. É que o Clóvis marcou contra, faltando 15 minutos para o final do jogo.

A ficha desta partida: Cotinguiba 2 x 3 Sergipe
Local: Campo da Praça Pinheiro Machado
Árbitros: Edgar Magalhães (Principal), Frederico Silva e Armando Cravo (goal); A. Simões e Messias Santana (linha)

Cotinguiba: Alonso; Cravo e Oliveira; Constâncio Vieira, Lauro e Rolinha; Josué Cunha, Victor, Moraes, Roque e Mendes.
Sergipe: Alexandre; Alberto e Travassos; Bessa, Godofredo Menezes e Eduardo; Clóvis, Nelson, Chaves, Waldemar e Paulo

Em 1918 participa do primeiro campeonato sergipano da história, realizado pela Liga Desportiva Sergipana, da qual foi um dos fundadores, sagrando-se campeão. Campanha: 7x0 41° Batalhão; 2x1 e 2x0 Sergipe; 4x0 e 2x3 Industrial.

Clique na imagem para ampliar
Nilton Tenorio de Araujo, jogador do Cotinguiba em 1918   Oscar Conceição, campeão pelo Cotinguiba em 1918
Na primeira foto: Nilton Tenorio de Araujo, jogador do Cotinguiba em 1918. Fonte: Revista Vida Sportiva, 17/Agosto/1918; na segunda foto: Oscar Conceição, campeão pelo Cotinguiba em 1918. Fonte: Revista Vida Sportiva, 01/Março/1919.

Em 13 de maio de 1930 é realizada a primeira partida de basquete no estado de Sergipe. A equipe em formação do Cotinguiba Clube enfrentou em uma partida amistosa os atletas amadores do 28° BC. O convite para o jogo foi feito em Jornais da época, que revelam a data precisa em que a bola rolou.

O Jornal Correio de Aracaju de 12 de maio de 1930, publicou a seguinte matéria:
“O diretor de esporte do Cotinguiba Clube convida os seus amadores para um fortíssimo treino de futebol amanhã 13 de maio, e bem assim a sua turma de basquete, que está assim constituída: Dantas, Rodrigues, Queiroz, Martins e Saldalinho… a turma do 28 BC está assim organizada: Gregório, Dias, Luiz, Espindola, Alameida”.

Em 1933, na publicação "Cadastro: Commercial, Industrial, Agricola e Informativo do Estado de Sergipe", é publicada a diretoria do clube: Presidente, Bel. Manoel de Andrade Mello Sobrinho; 1° vice-Presidente, Francisco Bessa; 2° vice-Presidente, Engenheiro Armando Leite; 1° Secretario, Mario Bessa; 2° Secretario, Antonio Sebastião de Moura; Oradores, Professores Arthur Fortes e Sebrão Sobrinho; Thesoureiro, Jayme Aragão; Director nautico, Victorino Magno; Director terrestre, Francisco Martins; Director de Baskett-Ball, Manoel Amado Salles.

Durante o mandato do presidente Getúlio Vargas e a ditadura militar, muitos membros dos partidos de esquerda tornaram-se sócios do Cotinguiba e marcavam reuniões secretas para produzir jornais e panfletos. Alguns sergipanos ficaram até refugiados na sede do clube alvi-anil para fugir da polícia e do exército. Os troféus serviam para esconder documentos comunistas.

Na década de 40, o Cotinguiba encontra seu ponto culminante na administração de Clóvis Cardoso quando, assessorado por Altanesche, homem que modificou o cenário arquitetônico de Aracaju, realizou consideráveis reformas na sua sede, surgindo a feição mediterrânea que até hoje possui, apesar da rebeldia de algumas reformas que ali foram realizadas em outras gestões.

Cotinguiba campeão de 1942

É cognominado “O PALÁCIO ALVI-AZUL DA AVENIDA AUGUSTO MAYNARD”. Além de ser conhecido como “O Decano da Fundição, é também chamado pela imprensa especializada, desde 1976, de “O Tubarão da Praia”.

Um verdadeiro pioneiro. Foi o primeiro campeão de Remo, Futebol, Voleibol, Basquetebol, Pedestrianismo e Natação.

No ocaso da década de 50 surgiu em Aracaju o Futebol de Salão. o Cotinguiba, juntamente com a Associação Atlética de Sergipe, lutou e conseguiu fundar a Federação de Futebol de Salão. Realizado o primeiro campeonato da modalidade, o Cotinguiba foi, como bom pioneiro, o campeão.

Charuto, estatua do craque do Cotinguiba na década de 50Algumas pessoas que acompanharam o futebol nas décadas de 40 e 50 dizem que a decadência do clube nos gramados foi resultado da preocupação única do clube em promover as festas e acontecimentos na sede social ao invés de investir no futebol. Na década de 70 o clube promovia o bloco Tubarão da Praia, outro apelido do clube, e foi a primeira instituição no estado a organizar bailes gays.

Como as festas carnavalescas passaram a ser mais frequentes e com a forte concorrência das festas no Iate Clube e no Vasco Esporte Clube, a receita do clube sofreu um forte abalo no final dos anos 1980. Atualmente, a sede social continua imponente na Avenida Augusto Maynard com uma belíssima estátua do Charuto recebendo reuniões de sindicatos e o clube alternando participações esporádicas na segunda divisão do estado.

Possui um valioso patrimônio e o seu quadro social é o segundo maior do Estado.

Cotinguiba patrimônio histórico e cultural de Aracaju
O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou, em 26 de outubro de 2018, o projeto de lei que torna o Cotinguiba Esporte Clube patrimônio histórico e cultural de Aracaju. A propositura é de autoria do vereador Antonio Bittencourt, que participou do ato de sanção ao lado do presidente do clube, Wellington Mangueira.

Para Edvaldo, é motivo de “muita alegria e satisfação” sancionar a lei, uma vez que reconhece a importância do clube, o 1° a ser criado no Estado.

Todos os títulos

Troféus do Cotinguiba Esporte Clube
06 Campeonato Sergipano : 1918, 1920, 1923, 1936, 1942, 1952
01 Campeonato Sergipano da 2ª divisão: 1993.
06 Torneio Inicio do Campeonato Sergipano: 1920, 1928, 1929, 1933, 1934, 1948
01 Campeonato Municipal: 1957

Categoria menores
03 Sergipano Sub-17: 2004, 2005, 2007
02 Sergipano Sub-15: 2005, 2011
02 Sergipano Sub-13: 2007, 2011

O time também possui, até outubro de 2018, 38 títulos estaduais de remo consagrando-se como maior campeão da modalidade no estado.

Cotinguiba campeão municipal de 1957
Na foto em pé Carmelo (Goleiro), Elcio, Agostinho, Charuto, Zé Hamilton, Zé Carlos e Roger (Técnico). Agachados João Sobral, Airton, Fernando Amaral, Tomaz e Niltinho. Fonte: acervo do clube.



Veja também


+ Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores

Por Sidney Barbosa da Silva. Fontes: Revista Vida Sportiva, de 17/Agosto/1918 e 01/Março/1919; Folha de Sergipe, de 14 de agosto de 1910; Cadastro: Commercial, Industrial, Agricola e Informativo do Estado de Sergipe, Edição 0001, Ano 1933; www.aracaju.se.gov.br; itabi.infonet.com.br/fsf/images/historia (PDF); expressaosergipana.com.br/13-de-maio; http//www.cotinguiba.na-web.net/ (Desativado); Correio de Aracaju de 12 de maio de 1930; Diário da Manhã, ano 1916. Página adicionada em 12 Maio 2019 - atualizada em 21 Setembro 2025.