Publicidade

Loja Campeões do Futebol


Estádio Lourival Baptista, em Aracajú, no ano de 2021
Foto do Estádio Lourival Baptista, em Aracajú, no ano de 2021.

A Pedra Fundamental

A divulgação da construção do Complexo Desportivo com um estádio que abrigaria 25 mil pessoas foi divulgada pela imprensa sergipana no final de 1967.

Sua pedra fundamental foi batida no dia 21 de janeiro de 1968, antes do jogo decisivo do certame de 1967 entre Sergipe e Confiança. No ato solene, presidido pelo governador Lourival Baptista estavam presentes o Senador José R. Leite, vice-governador Manoel Cabral Machado, comandante do 28° BC Cel. Ítalo Diogo, presidente do T. J. Humberto Sobral, deputados Arnaldo Garcez , Cleonâncio Fonseca e Djenal Tavares, entre outras autoridades públicas, inclusive o presidente da Federação Sergipana de Desportos, Américo Alves.

A maquete do Estádio permaneceu por muito tempo exposta no “hall” de entrada do palácio do governo e foi motivo de muita visita de desportistas e curiosos.

Na verdade, o Estádio Lourival Baptista era apenas parte do “conjunto Esportivo” projetado pelo governo em 1968. Ele era composto por um estádio de futebol, um ginásio de esportes, coberto (para 12 mil pessoas) e uma piscina olímpica (com 25x50 metros) com arquibancada coberta de 54 metros de comprimento. Todo este complexo esportivo foi completado no governo posterior, com o ginásio coberto recebendo o nome de “Constâncio Vieira” um grande empresário e desportista sergipano.

Construção

Bem estruturado, o plano de construção do estádio Lourival Baptista era composto por um grupo de trabalho (presidido pelo eng. Paulo Barreto) responsável pela supervisão dos serviços e grupo técnico, tendo à frente o arquiteto baiano Aurelino Teles (e autor do projeto do Estádio) além do Engenheiro Antonio C.R. Laranjeiras encarregado dos cálculos da estrutura de cimento armado. As obras foram iniciadas no dia 22 de janeiro de 1968 com o duro trabalho de demolição do antigo Estádio de Aracaju e instalações de infra-estrutura da obra (almoxarifado e escritórios). Mais de 200 operários (90% sergipanos) trabalharam, das sete da manhã às seis da tarde durante as primeiras etapas da construção.

Capacidade de Público Inicial

Pelos cálculos do projeto, o Estádio Lourival Baptista abrigaria comodamente 25 mil pessoas, podendo suportar até 30 mil em dias de grandes jogos. O tempo de evacuação do público era estimado em apenas sete minutos. E, de fato isto foi provado no dia de sua inauguração. Em menos de 10 minutos aquela multidão (calculada em quarenta mil pessoas) evacuou comodamente. Entretanto, a estrutura do Batistão foi alterada anos depois mudando bastante esta característica e tornando mais lenta a saída do público.

O Estádio, quando inaugurado, possuía três mil cadeiras numeradas nas arquibancadas cobertas (lado oeste), além de tribuna de honra, tribunas para autoridades esportivas e para a imprensa escrita. Tinha também 14 cabines para radio e televisão acusticamente preparadas e eletronicamente equipadas.

O custo da construção do Batistão foi calculado, na época (1969) em três milhões e duzentos mil cruzeiros novos.

Em seus primeiros anos, o Estádio Lourival Baptista recebeu grandes públicos, registrando números superiores (em alguns jogos) a 30 mil pessoas nas décadas de 1970 e 1980.

Ao longo de sua história, o Estádio recebeu algumas reformas, sendo a mais abrangente finalizada em fevereiro de 2015, que, seguindo os padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o tornou Arena Lourival Baptista. Inaugurado com um público superior a 45 mil espectadores, foi perdendo sua capacidade de público, e atualmente comporta 15. 575 pessoas. Para a Copa do Mundo de 2014 o estádio foi escolhido como Centro de Treinamento para a seleção da Grécia.

Estádio Lourival Baptista, em Aracajú, no ano de 1971
Foto de 1971. Fonte: Série / Acervo dos municípios brasileiros (IBGE)
Estádio Estadual Dr. Lourival Batista - capacidade para 45.000 lugares (à época). À direita o Instituto de Biologia e a Faculdade de Química.


O Estádio Lourival Baptista, conhecido popularmente como Batistão, foi inaugurado em 9 de julho de 1969 com um jogo entre a Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Sergipana.

Os convocados da FSD e a partida inaugural

Para o primeiro jogo da história do Baptistão, foram convocados pela Federação Sergipana de Desportos, os seguintes atletas:
Augusto, Edmílson, Marcelo, Tatica e Zé Paulo (Itabaiana); Benê, Fernando Oliveira, Gercélio, Joel e Mário Portela (Sergipe); Beto II, Caroço, Vidal e Zé Américo (Cotinguiba); Evangelista, Gílton, Vevé e Zé Arlindo (Confiança); Beto (Olímpico), Piranha (Lagarto) e Paulo Lumumba, do Grêmio de Porto Alegre, ex-Confiança.

O 1° gol marcado no Batistão foi de Toninho Guerreiro, pela Seleção Brasileira. Por sua vez, Clodoaldo, na época jogador do Santos FC, foi o primeiro sergipano a marcar um gol no estádio, porém pela Seleção Brasileira. Vevé, o "Canhão do Bairro Industrial", marcou o histórico primeiro gol de um sergipano radicado no estado, e o zagueiro Beto, do Olímpico de Aracaju, marcou o gol contra de número 1 da história do Batistão.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 8 x 2 SELEÇÃO SERGIPANA

Data: 09-07-1969, Amistoso não oficial
Local: Estádio Lourival Baptista, em Aracaju
Público: 45.058
Árbitro: Armando Marques
Gols: Toninho Guerreiro, Clodoaldo, Toninho Guerreiro, Vevé, Toninho Guerreiro, Paulo Cezar Caju, Gérson, Beto (contra, para o Brasil), Paulo Borges e Tatica
Brasil: Félix, Carlos Alberto Torres (Zé Maria), Djalma Dias (Britto), Joel Camargo, Rildo, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho (Paulo Borges), Toninho Guerreiro, Pelé, Edu (Paulo Cezar Caju). Técnico: João Saldanha.
Seleção Sergipana: Gílton (Marcelo), Augusto (Zé Américo), Mário Portela (Vidal), Beto (Zé Paulo), Gecélio (Zé Arlindo), Evangelista (Tatica), Benê, Caroço (Paulo Lumumba), Beto II (Piranha), Vevé (Edmílson), Joel (Fernando Oliveira). Técnico: Edmur Cruz.

Quem foi Lourival Baptista?

O Médico e Político Lourival BaptistaLourival Baptista foi um médico e político brasileiro. Nasceu em 3 de outubro de 1915, no município de Entre Rios, estado da Bahia. Faleceu com 97 anos de idade, em 8 de março de 2013, em Brasília, capital federal do Brasil.

No ano de 1943, já formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Lourival chegou a Sergipe, constituindo família e adotando Sergipe como seu lar. Estabeleceu-se em São Cristóvão, onde exerceu sua profissão de médico. Pela sua vocação política, no ano de 1947 foi eleito Deputado Estadual e, em seguida, Prefeito de São Cristóvão.

Foi deputado estadual (1947-1951), prefeito de São Cristóvão (1951-1954), deputado federal (1959-1967), governador de Sergipe (31 de janeiro de 1967 a 14 de maio de 1971) e senador (1971-1995).

Durante o período em que atuou como governador obras importantes foram construídas para o estado a exemplo do Estádio Lourival Baptista, o Batistão, localizado na Zona Sul de Aracaju, e dos Estádios Presidente Médici, em Itabaiana, a 58 km da capital e o Paulo Barreto de Menezes, em Lagarto, distante 75 km de Aracaju, além do edifício Estado de Sergipe, sede do Banco do Estado (Banese).


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Série / Acervo dos municípios brasileiros (IBGE); Federação Sergipana de Futebol em "Os Campos e Estádios de Sergipe", de Viana Filho; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 29 Outubro 2023.