No segundo jogo da final do Campeonato Carioca, o Clube de Regatas do Flamengo repetiu a receita do primeiro, aplicando dois gols sem resposta sobre o Club de Regatas Vasco da Gama e colocando o resultado final em 4-0. A justiça da vitória do Rubro-Negro na presente edição do Carioca ficou bem demonstrada.

No mais, as “odds” das casas de apostas esportivas (como você pode encontrar em sportsbet.io) já mostravam que dificilmente o Flamengo iria perder a vantagem de dois gols conseguida no primeiro jogo. Será que o time está se preparando para uma campanha vitoriosa no Brasileirão?

Fla campeão 2019
As estatísticas da partida não mostram a tranquilidade com que o Flamengo acabou por encarar a decisão do Estadual. A posse de bola foi de 52% contra 48% do Vasco, mas os vascaínos remataram mais vezes (21 contra 11), incluindo no gol (8 contra 6). Isso mostra como o Flamengo se preocupou em segurar a bola e controlar as investidas do adversário.

Principalmente depois de “obrigar” o Cruz-Maltino a marcar três gols para adiar a decisão além do tempo regulamentar, com o gol de Willian Arão logo aos 16 minutos. A confirmação de Vitinho, aos 84 minutos, só serviu mesmo para fazer a torcida pular de emoção antes ainda do final do jogo e da confirmação de um resultado já decidido.

Estatísticas do Carioca 2019 confirmam superioridade
Os números do Carioca 2019 mostram também que o Flamengo foi o time mais forte da competição. A equipe conseguiu o melhor ataque (33 gols), o maior número de finalizações (282) e o maior número de finalizações certas (116). O maior artilheiro foi Bruno Henrique, com 8 gols, e o “rei” dos desarmes foi Renê (35).

Clássico dos Milhões e Carioca: estatísticas também favoráveis ao Mengão
O fato de o Flamengo aumentar para 4 seu número de vitórias no Rio a mais que seu adversário mais próximo, o Fluminense (35 vs 31), é apenas uma das estatísticas impressionantes que o time conseguiu com esse resultado.

Outra delas foi ter conseguido a maior sequência de invencibilidade na história do Clássico dos Milhões: 12 jogos consecutivos sem perder contra o Vasco, somando 4 vitórias e 8 empates nesses últimos 12 jogos.

De resto, o Clássico dos Milhões começa ficando realmente mais desequilibrado em favor do Rubro-Negro, refletindo também o que tem sido a evolução do futebol carioca nos últimos anos. Vasco e Flamengo já jogaram um contra o outro em 388 ocasiões, e o Flamengo leva 147 vitórias (37,88%) contra 130 derrotas (33,51%). Os restantes 111 jogos (28,61%) resultaram em empate.

Nos jogos efetuados para o Carioca, o Flamengo leva 92 vitórias contra 77 derrotas; 68 partidas terminaram em empate. Para o Brasileirão, o equilíbrio é maior, mas o Flamengo continua levando vantagem, com 18 vitórias contra 17 derrotas. Entretanto, e simbolizando claramente esse equilíbrio entre os times no Brasileirão, o empate é o resultado mais frequente (21).

Com 7 vitórias nos 13 campeonatos disputados desde 2007 (mais que seus três rivais juntos), o Flamengo vem claramente se afirmando como a principal potência do futebol carioca, ao nível histórico.