HISTÓRIA DA GINÁSIO PINHALENSE


Ginasio Pinhalense de Esportes Atleticos (SP)GINÁSIO PINHALENSE DE ESPORTES ATLÉTICOS
Fundado em 17 de julho de 1937
Endereço: Avenida Oliveira Mota, 01, Centro, Espírito Santo do Pinhal/SP - Cep: 13900-000
Site: não disponivel

+ Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores + FUT-PAULISTA


O clube foi fundado no ano de 1937 por filhos de italianos, atendendo à classe média crescente na cidade, que veio colaborar para uma maior dispersão nas atividades sociais.

Atualmente o time de futebol profissional está inativo, mas quando participava das competições oficiais da Federação Paulista de Futebol mandava os seus jogos no Estádio Municipal Fernando Costa com capacidade para 5 mil pessoas. Sua cores são vermelha e branca. Seu apelido é Diabo da Serra.

O clube debutou no futebol profissional em 1948, repetindo o feito em 1949 e 1950. Depois de 25 anos de paralisação, retornou em 1976 na atual Série A3, ficando em sexto lugar. No ano seguinte, em 1977, se tornou campeão. Em 1978 chegou as finais da intermediária (A2). Foi uma trajetória que justificou o cognome de Diabo da Serra, aplicado ao clube, depois de ficar 58 jogos sem perder em casa. Teve mais de 15 participações no Campeonato Paulista de Futebol, a maioria na Segunda Divisão (atual A2).

Fatos marcantes

Em 1977, até então sua única participação no Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A-3), sagrou-se campeão, mas não antes de muito polêmica, seu único título, retornando à divisão de acesso (Série A2).

A partida final entre Pinhalense e Linense, campeões respectivamente dos Grupos 'A' e 'B' da fase final, não foi disputada devido a um recurso do Radium no STJD. Após descobrir que o Ginásio Pinhalense utilizou-se de um jogador em situação irregular (suspenso por possuir 3 cartões amarelos) na vitória sobre o Amparo, em julgamento realizado em 16 de fevereiro de 1978, a partida foi remarcada para o próximo dia 25, com nova vitória do Ginásio Pinhalense por 1 a 0.

Após esse resultado, deveria ser disputada a final com o Linense, mas, por falta de data disponível, visto que já se iniciava os estaduais de 78, ambas as equipes foram promovidas à Divisão Intermediária. No dia 27 de fevereiro, o jornal Folha de S. Paulo declarou o Ginásio Pinhalense campeão da 1ª Divisão, já que somou mais pontos que o Linense na fase final, 12 contra 10, gerando protestos na cidade de Lins, que também considera o Linense campeão. No site oficial da FPF, assim como no citado jornal, consta o Ginásio Pinhalense como campeão.

Em 1978 o Ginásio Pinhalense enfrentava a Inter de Limeira em um jogo decisivo pela Segunda Divisão do Paulista (Série A2), e no final do jogo saiu uma briga horrorosa com invasão de campo e tudo mais, provocadas pelos torcedores da Inter que perdiam o jogo, pois com esse resultado o Ginásio subia para a primeira divisão. O G.P.E.A. foi punido pela FPF e a Inter de Limeira subiu, sendo alguns anos depois, campeã paulista da principal divisão.

Anos 2000

Mascote da Ginasio PinhalenseNo século XXI, o Diabo da Serra (como é chamado) não conseguiu obter bons resultados. Último ano que realizou boa campanha foi em 2004, na extinta Série B2 (Quinta divisão) onde o clube ficou muito próximo do acesso.

Devido muitos problemas enfrentados por parcerias que não deram certas, e goleadas sofridas, uma delas por 10 a 1, em 03 de julho de 2005, frente ao Capivariano FC, pela 4ª divisão do Campeonato Paulista, o clube se afastou do futebol em 2007, e não retornou até os dias de hoje. Aliás, 2005 foi o pior ano do clube em competições do futebol paulista. Na 4ª divisão disputou 14 jogos, com 12 derrotas, e dois empates. Marcou 11 gols e sofreu 73.

Apesar de estar inativo, há a possibilidade da Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos (G.P.E.A.) retornar, sobretudo, após o município ter inaugurado as novas instalações de um estádio mais moderno, no caso, o Prefeito José Costa, para mais de 15 mil pessoas. Em 2017 foi postado em sua rede social o certificado de filiação na Federação Paulista de Futebol, indícios de que o clube está perto de voltar.


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: 2016.futebolpaulista.com.br/clube; Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; www.portaldepinhal.com.br; www.wikiwand.com/pt/; e Revista Placar, de 24 de Novembro de 1978.
Página adicionada em 16/Fevereiro/2018.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo