Histórico

Disputada pela primeira vez no ano de 1914, teve como campeão a equipe do Villa Isabel F.C., sendo jogada de forma ininterrupta até 1920. Nesta primeira edição (1914) participaram sete equipes:
- Sport Club Brasil (da Praia Vermelha-Urca)
- Cattete Football Club (do Catete)
- Club de Regatas Icarahy (de Icaraí, Niterói)
- Ingá Football Club (do Ingá, Niterói)
- Palmeiras Athletico Club (de São Cristóvão)
- Sport Club Riachuelo (sede em S. Cristóvão, campo em V. Isabel)
- Villa Isabel Football Club (de Vila Isabel).

Entre 1921 a 1980 não houve Campeonatos da Terceira Divisão.

Em 1978, ocorreu a fusão entre as Federações Fluminense e Carioca de Futebol, nascendo, assim, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1980, a Deliberação nº 1/80 do Conselho Nacional de Desportos dispôs sobre a organização das divisões profissionais, o sistema de acesso e descenso das associações que as integravam, formalizando, assim, a Primeira, Segunda e Terceira Divisões de Futebol Profissional. A fórmula só foi adotada no ano seguinte.

Entre 1996 e 1998, o campeonato foi dividido em 3 módulos (extra, especial e intermediário), 2 turnos e uma competição final. Neste período convencionou-se dizer que os campeões dos módulos especial e intermediário seriam, respectivamente os campeões da 2ª e 3ª divisões.

Em 2000 a fórmula do Campeonato Estadual da Primeira Divisão de Profissionais divide o Módulo Extra em duas séries: A1 e A2. Permanecem os módulos Especial e Intermediário. Neste ano, módulo Especial representou os times da Terceira Divisão, já que os campeonatos da Terceira Divisão não estavam acontecendo. Só a partir de 2001 é que a FERJ volta a realizar o Campeonato da Terceira Divisão de Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e a fórmula permanece até hoje.


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva; com informações adicionais de Pedro Varanda (clubes participantes de 1914).
Fontes: www.fferj.com.br e www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em Novembro/2007 - atualizada em 04 Janeiro 2016.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol