Arquivo
    Especiais
    + Futebol
 1ª Divisão  -  Artilheiros   |   Copa Nacional   |   Supercopa
 História   |   Jogador do ano                                        + NACIONAIS
Malta Football Association 
Malta Football Association
Fundada em 1900
Filiada FIFA em 1960
Filiada UEFA em 1960
Endereço: Millennium Stand, Floor 2
National Stadium TA QALI ATD4000
Site: www.mfa.com.mt
História do Futebol em Malta
O Nascimento do Futebol "Maltês"

O futebol começou a ser jogado em Malta no final do século 19, quando o país, uma Colônia da Coroa Britânica, estava sob o comando do governador britânico Sr. Arthur Borton - e deve-se a sua origem aos trabalhadores dos serviços britânicos, que estavam sendo realizados na colônia. Alguns registros provam que foi introduzido já em 1884 e jogado em campo (ou pedaço dele) de terra. Se tem noticia que o apito do árbitro foi introduzido em 1885, em uma partida jogada em Zabbar entre o Trashier Regiment e o St. Andrew's de Cospicua, na qual terminou empatada em 1 a 1. Em 1908 a linha transversal e o tempo-extra foi introduzido. Mais adiante a numeração dos jogadores.

Os clubes mais antigos do país em atividade são: o Saint George's FC, da cidade de Cospicua, foi fundado em 1890; e o Floriana FC, de Floriana - fundado em 1894.

Depois vieram, pela ordem: Vittoriosa Stars (1906), Msida St. Joseph's (1906), Hamrun Spartans (1907), Sliema Wanderers (1909), St. Patrick (1912), Naxxar Lions (1920), Marsa FC (1920), Hibernians (1922), Rabat Ajax (1930) e Melita FC (1932).

As primeiras competições

Embora a Associação de Futebol de Malta, uma das mais velhas na Europa, tenha sido fundada em 1900, a primeira competição da liga (campeonato nacional) só aconteceu na época de 1909/10. Neste primeiro campeonato, que teve como campeão a equipe do Floriana FC, participaram cinco equipes. Cada time jogou quatro vezes e a pontuação final ficou assim: Floriana 08 pontos; Sliema Wanderers 05; St. Joseph´s United 04; Boys´Empire League 03; e Malta University 0 pontos.

Nos anos subseqüentes começaram outras competições, paralelas a competição da liga. Estes incluíram o M.F.A. Cup na época 1910-11 (6 edições), o Cousis Shield em 1914-15 (11 edições) e a Cassar Cup (para caridade) em 1920-21 (41 edições). Na temporada 1934-35 iniciou-se a prestigiosa F.A. Cup (Copa Nacional).

"Visitas de clubes estrangeiros"

Nos anos 20 clubes estrangeiros vieram fazer amistosos no país. A maioria destes clubes tinham um nivel técnico muito superior aos clubes locais, que eram saudados como heróis (os jogadores), ao conseguirem realizar uma grande partida - mesmo perdendo. Em 1926, teve inicio o "Christmas Tourney", da qual participavam clubes de Malta e os convidados "estrangeiros". É dito que apesar do fato que em algumas ocasiões os times locais, mesmo perdendo com goleadas para os clubes estrangeiros, estas partidas seguramente eram grandes ocasiões para os entusiastas de futebol, que pouco ligavam para o resultado final.

Clubes malteses em competições da UEFA

A primera participação de um clube de Malta em competições da UEFA remonta de 1961. Em 1959, o Valletta FC conquistou uma vaga na Copa dos Campeões mas a Federação ainda não estava filiada à FIFA e acabou por não ser admitida na competição. Dois anos depois, em 1961, após consumada filiação ao organismo mundial de futebol (FIFA), Floriana e Hibernians acabaram por ser os pioneiros em competições oficiais européias. Estes clubes jogaram contra o Servette (SUI) e Ujpest Dosza (HUN), respectivamente.

de Malta para o mundo

A primeira partida oficial da seleção nacional, ocorreu num amistoso, em 24 de fevereiro de 1957, contra a equipe da Áustria no Empire Stadium, em Gzira. Os jogadores malteses enfrentaram uma seleção austríaca repleta dos seus melhores jogadores e não decepcionaram, mesmo perdendo por 3 a 2. Dois anos depois a Associação de Futebol se afiliou a FIFA e, em 1960 à UEFA, fato que em muito contribuiu para a melhora técnica de seus jogadores, pois a seleção e os clubes passaram a participar de competições internacionais.
 
 
Fonte: Pesquisas de Sidney Barbosa/www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em dezembro de 2006; atualizada e revisada em 05 de janeiro de 2009.
 
 1ª Divisão  -  Artilheiros   |   Copa Nacional   |   Supercopa
 História   |   Jogador do ano                                        + NACIONAIS
Trofeu Melhor do Ano
Footballer of the Year Trophy
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005