AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

O Início
Muito embora o Paraná tenha recebido a primeira bola de futebol, ainda em 1903, trazida pelo professor Victor Ferreira do Amaral, a prova documental mais antiga da realização de jogos no Estado, encontrada pela FPF, data do dia 30 de dezembro de 1905. Essa informação consta de um anúncio publicado no Diário da Tarde, periódico que circulou em Curitiba entre 1899 e ainda é editado esporadicamente pela Editora Gazeta do Povo. Na página 3 deste jornal, havia um convite à população para um jogo de bola, que aconteceria no bosque localizado na Rua Marechal Deodoro, 64. O torneio seria realizado nos dias 31 de dezembro de 1905 e 1° de janeiro de 1906.

A partir de 1908, com o surgimento dos primeiros clubes de futebol tanto na capital e no interior, houve a necessidade da criação de uma entidade que organizasse as competições oficiais. A primeira a preceder a atual FPF foi a Liga Sportiva Paranaense (LSP), fundada em 1914.

Mas a LSP ganhou uma forte concorrente logo após a sua fundação. Tudo por causa de uma ruptura entre os dirigentes do América, que contestavam a vitória do Internacional FC, no campeonato daquele ano. Esses dissidentes criaram a Associação Paranaense de Sports Athleticos (APSA). A fusão veio alguns meses depois. Por intervenção do poeta Olavo Bilac, as duas entidades se uniram com o firme propósito de fortalecer o futebol no Estado e fundaram a Associação Sportiva Paranaense (ASP). Em 1926, a ASP teve seu nome alterado para Federação Paranaense de Desportos (FPD).

Na década seguinte, em 1937, as responsabilidades foram divididas. A Liga Curitibana de Futebol (LCF) passou a administrar o futebol da capital, enquanto a Federação Paranaense de Futebol (FPF) assumiu o comando do futebol no estado. Já a FDP ficou responsável em organizar as categorias inferiores. Somente em 1941, a FPD e LCF foram extintas e a FPF, desde essa data, se tornou a maior entidade do futebol paranaense.

Primeiro Campeonato (1915)
Teve inicio em 23 de maio e foi finalizado em 15 de novembro do mesmo ano, com um total de 24 jogos realizados. Nos dois turnos do campeonato foram marcados 93 gols, média de 3,87 por partida. Ivo Leão (Internacional) foi o artilheiro com 14 gols. Participaram desta competição o América FC, Internacional FC, Paraná SC, Coritba FC, Paranaguá SC e Rio Branco SC.

A equipe base do campeão Internacional foi formada por César, Dagô e Bacalhau, Manfredine, Torres e Tubarão, Collares, Casas, Pandú, Ivo Leão e Maravalhas. A base do Paraná SC, vice campeão, era formada por Medeiros Jans, Egg e Hélio, Ítalo, Rafael Pícolo, Currial,Parigot, Ary, Arthur, Flygare e Tote.

Linha do tempo
-Em 12 de outubro de 1909 surge o maior campeão do estado: Coritiba Foot-ball Club.
-O América-Paraná, campeão de 17, é resultado de uma fusão entre América e Paraná Sport Clube mas a fusão acaba no inicio de 1919.
1924- (26/03) surgimento do Clube Atlético Paranaense, fruto da fusão entre o Internacional e o América.
1926- Criada, no dia 2 de junho de 1926, a Federação Paranaense de Desportos (FPD), substitui a Associação Sportiva Paranaense.
1929- É disputado oficialmente o primeiro campeonato estadual do Paraná.
1939- A Liga Curitibana de Desportos (LCD) é absorvida pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que passa a comandar o futebol no Estado.
1942- Obedecendo a uma determinação da CBD, Palestra Itália e Savóia são obrigados a mudar de nome. O Palestra passa a se chamar Paranaense e o Savóia, Brasil. A medida visava desvincular o nome destes clubes de Alemanha e Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
1943- O Paranaense, ex-Palestra Itália, muda de nome mais uma vez e passa a se chamar Clube Atlético Comercial.
1944- A guerra obriga o Brasil, ex-Savóia, a novamente mudar de nome. Por determinação Conselho Nacional de Desportos, o clube, ligado à comunidade italiana, passa a se chamar Água Verde.
1946 - Em 29 de janeiro surge a Sociedade Esportiva Palmeiras, novo nome do Comercial, ex-Paranaense, ex-Palestra Italia.
1950 - O Palestra Itália, ex-Paranaense, ex- Comercial e ex-Palmeiras, volta a se chamar Palestra, em 50.
1956- Surge o Londrina Esporte Clube, o LEC, em 5 de abril.
1971- Da união de Palestra Itália, Ferroviário e Britânia surge o Colorado Esporte Clube, que incorpora o patrimônio dos três clubes e passa a mandar seus jogos no Estádio Durival de Britto. O nome do novo clube vem do apelido do Ferroviário, que era chamado de "Colorado", devido à cor vermelha de sua camisa que é mantida pelo novo clube.
1971- O Água Verde, clube que se originara do antigo Savóia, muda de nome e passa a se chamar Esporte Clube Pinheiros.
1989- Surge o Paraná Clube. O fato mais importante em 1989 está reservado para o último mês do ano. Colorado e Pinheiros trabalham durante meses no projeto para uma fusão, que ocorre no dia 19 de dezembro. Os dois clubes representam uma seqüência de fusões, envolvendo nada menos que 13 associações. Surge então o Paraná Clube, cujo simbolo principal, exibido no escudo, é uma gralha azul, pássaro-símbolo do Estado. Pelo acordo de união, os jogadores passam a pertencer ao Tricolor. Mas a grande transformação ocorre no patrimônio, com a incorporação dos imóveis pertencentes aos clubes extintos, resultando em cinco sedes sociais.
2002- houve a disputa do Estadual com 08 equipes do interior sem a participação de Atlético, Coritiba, Paraná e Malutron. Esses clubes disputavam a Copa Sul-Minas e foram incluidos na disputa do Supercampeonato.

SEDE ANTERIOR
No início de 2014, a Federação Paranaense de Futebol se instalou na Avenida República Argentina, 2153, no bairro Portão. A sede abrigava, também, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná – TJD, e a Escola Estadual de Árbitros Victor Marcassa. Foi uma região de fácil acesso aos filiados que vinham do interior, e contava com amplo estacionamento, auditório, salas para realização de arbitrais e reuniões, além de um espaço confortável dedicado aos filiados.

SEDE ATUAL
Desde o início de 2019, a Federação Paranaense de Futebol está em novo endereço, na Rua Herbert Neal, 148, no bairro Santa Quitéria. A atual sede continua com todo conforto aos seus filiados, e com a mesma estrutura da anterior. Nesta nova sede está o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná – TJD, e a Escola Estadual de Árbitros Victor Marcassa.

OBS: Apesar de alguns meios de comunicação divulgarem que o vice campeão de 1935 foi o Ferroviário encontramos no site da FPF que o verdadeiro vice daquele ano foi o Olinda; o mesmo ocorre com o ano de 1936; e em 1959, onde o Londrina é indicado como o vice e não o Ferroviário. O mesmo ocorre em diversos outros anos; é que o campeão estadual saia do cruzamento entre o vencedor da capital e o vencedor do interior.


Pesquisas: Sidney Barbosa da Silva
Fonte: www.federacaopr.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em Outubro/2005 e atualizada em 05/Março/2021.