A história da Libertadores 1963

Não deve ser nenhuma surpresa saber que o futebol é um dos esportes mais populares em todo mundo. O esporte é praticado quase todos países e tem uma competição em escala global: A Copa do Mundo. Mas você conhece a origem do futebol?

Origem do futebol

O futebol como conhecemos hoje tem origens incertas. Alguns historiadores relatam formas de esportes similares ao futebol em várias culturas antigas. A relação mais forte de tais esportes com o futebol é o uso da bola e dos gols.

Origens do futebol na China

Exemplos de culturas antigas com esportes similares ao futebol é a China. Na China antiga (por volta de 3000 a.C) os militares utilizam as cabeças dos inimigos como bola. Estranho e brutal não é? Com o tempo evoluiu e foi começando a ser utilizada bolas de couro.

Origens do futebol na Grécia

Outro exemplo de um esporte similar ao futebol acontecia na Grécia por volta do século I antes de Cristo. O Episkiros, como era chamado o esporte consistia em dois times de nove jogadores que utilizavam uma bola feita de bexiga de boi. Quando os romanos conquistaram a Grécia eles assimilaram o esporte para a própria cultura.

Origens do futebol na idade média

Na idade média um esporte similar ao futebol também esteve presente. Era denominado Soule ou Harpastum e era extremamente violento. Cada equipe tinha 27 jogadores com diferentes funções dentro do jogo.

A normatização das regras e evolução do esporte na Inglaterra

Foi na Inglaterra que o esporte, conhecido como futebol, ganhou regras, organização e sistematização. Várias regras foram sendo implementadas com a evolução do esporte que inicialmente era praticado somente pelos nobres. Como regras podemos citar o uso de uma bola de couro, campo de 120 por 180 metros, definição do goleiro que é o único que pode tocar a mão na bola, tempo de 90 minutos, critérios para pênalti e muito mais.

Criação da FIFA

Em 1904 foi criada a FIFA. A FIFA é a maior organização de futebol em escala global. Entre suas organizações destacam-se a copa do mundo, UEFA, libertadores da América, liga dos campeões da Europa, entre muitos outros.

O jeito simples e fácil de jogar futebol foi um dos principais motivos para todo seu crescimento. Com uma bola e alguns poucos jogadores e duas traves já é possível jogar. Além disso o futebol pode ser jogado em praticamente qualquer lugar e, mais importante, todos podem jogar e brincar. Atualmente o futebol está presente em quase todo mundo na rua, clube, escola, quintal até em grandes estádios.

Como podemos ver o futebol evoluiu e continua evoluindo em escala global. Uma das últimas evolução foi o início do uso do árbitro de vídeo na última copa do mundo em 2018. Falando sobre o uso de tecnologia do futebol podemos citar também os jogos de futebol em celulares, computadores e console que também tem um grande destaque e tem atraído um público cada vez maior.

Jogos de futebol em celulares, tablets, computadores e consoles

O esporte cresceu tanto que foi levado para as telinhas de celulares, computadores e videogame. Atualmente existe uma nova divisão denominada e-sport que são os esportes eletrônicos. O futebol é um dos grandes destaques no e-sport com os jogos FIFA e Pro Evolution Soccer (PES).

A inserção do do futebol no mundo virtual começou por volta da década de 90. O futebol virtual cresceu tanto que começaram a ser realizados inúmeros campeonatos oficiais que premiam, muitas vezes, valores maiores que a Taça da Libertadores.

Que tal conhecer um pouco sobre o futebol online? Clicando aqui você pode conferir diferentes jogos de futebol para jogar online e totalmente grátis! Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do futebol?