Historia da Copa do Mundo de 1930

Importância do peso ideal de um jogador de futebol profissional

Para qualquer esporte, seja ou não profissional, o peso de quem o pratica é fundamental. Há esportistas que vão a pé aos treinos, utilizando a caminhada como preaquecimento antes do treino. Outros esportistas vão de Fiat Argo, de Hyundai ou de um fusquinha, e só começam a treinar depois de estacionar o carro. Na verdade, o que importa é a consciência do treino para manter o peso ideal e cuidar do corpo para o esporte específico.

No mundo do futebol, o peso do jogador também é muito importante. Mas engana-se quem pensa que só é importante para um bom desempenho dentro do campo durante o jogo... Não é por acaso que um jogador de futebol profissional cuida da imagem corporal e chega ao seu clube dirigindo uma BMW, um carro Mercedes Benz, um Fiat Argo ou uma Hyundai, por exemplo.

Acontece que a imagem de um jogador profissional é fundamental para poder obter bons contratos publicitários! Cristiano Ronaldo é um bom exemplo disso: além de ser um excelente jogador, indiscutível para todo aquele que ama o futebol, ele trabalha o seu corpo diariamente para obter o resultado visto por todo o mundo. Sem dúvida alguma, não é por acaso que diversas marcas internacionais o contratam para divulgar os seus produtos.

Um bom rendimento depende do estado físico
Sem dúvida alguma, o estado físico de todo esportista, tanto profissional quanto amador, vai influenciar no rendimento. O peso é um fator fundamental, mas deve haver sempre um profissional da saúde cuidando desse aspecto, para evitar que os esportistas acabem sofrendo sérios transtornos alimentares. Não é por acaso que um 0,7% das mulheres e um 0,1% dos homens sofrem com a bulimia ou anorexia. Existem diversas pesquisas que indicam esse perigo.

Acontece que a anorexia e a bulimia são doenças que começam na adolescência e aqueles que decidam se dedicar ao esporte deverão evita-las ou supera-las –sempre com a ajuda e o apoio de um profissional da saúde–, para ter uma boa qualidade de vida e um excelente rendimento profissional.

Na vida dos jogadores de futebol profissional, o treino e a alimentação são a combinação perfeita para o rendimento exigido por esse esporte. Os jogadores devem seguir uma dieta rígida para manter o peso ideal e uma excelente forma física. Já os treinos são fundamentais para que o corpo continue forte e firme, podendo então suportar as exigências da alta competição em campo.

Qual é o peso ideal para um jogador de futebol de elite?
Cada corpo possui as suas próprias características e um é diferente de outro. Sem dúvida alguma, a natureza é a determinante quanto a isso. Assim sendo, tudo depende da musculatura e da estrutura corporal de cada jogador.

Estúdios feitos por especialistas determinam que o peso ideal, segundo a altura do jogador, seria:

• 48 quilos até 1,52 metros de altura, mais 2,7 quilos a cada 2,5 centímetros adicionais

Portanto, fazendo o cálculo, um jogador que tenha 1,80 metros de altura, deveria ter um peso de aproximadamente 75 quilos e meio. É claro que a contextura física tem um papel muito importante no valor total do peso. Então, um jogador dessa altura, com contextura magra, deveria pesar uns 68 quilos, enquanto que um jogador com maior massa muscular deveria pesar 83 quilos.

No caso das mulheres jogadoras, os números mudam da seguinte forma:

• 45 quilos até 1,52 metros de altura, mais 2,3 quilos a cada 2,5 centímetros adicionais

O cálculo neste caso para uma jogadora que tenha 1,70 metros de altura, deveria ter um peso de aproximadamente 59 quilos. Esportista com contextura magra, deveria pesar uns 53 quilos, enquanto que uma jogadora com maior massa muscular deveria pesar 65 quilos como máximo.

É necessário lembrar que um peso menor ao correspondente à altura de cada jogador ou jogadora irá influenciar negativamente no desempenho dentro do campo, porque o futebol não é só talento e habilidade, mas também precisa-se de resistência, potência física e força!


Por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 10/Março/2021.