Campeões do Futebol

AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

“COM MEU TRAPO E A BANDEIRA VENHO PELA CAMISETA” (Ano 2019)



 

Análise semiótica do artefato para com o torcedor gremista.

RESUMO

A memória é uma construção social na qual o indivíduo desenvolve uma combinação de memórias dos diferentes grupos dos quais participa e sofre influência, seja da família, da escola, do ambiente de trabalho ou de torcidas ligadas ao futebol.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a influência da camiseta de futebol na construção da memória e identidade do torcedor.
O estudo se justifica pelo crescente interesse por parte dos clubes de futebol em potencializar as práticas alusivas aos seus acontecimentos históricos através de artefatos.
Tem como objeto de estudo a camiseta comemorativa de 1995, lançada pela Umbro em 2015, que remete aos 20 anos que o clube Grêmio Football Porto Alegrense (GFBPA) foi campeão da Copa Libertadores da América.