Federação Cearense de FutebolA LIGA METROPOLITANA DE FOOTBALL E CAMPEONATOS AVULSOS NO CEARÁ



História Liga Metropolitana Ato N° 11/2008 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Outras Competições Arquivo     + ESTADUAIS

       

Primeiro campeonato "Avulso"

Se tem noticias que em 1914 foi disputado o primeiro campeonato "avulso" de futebol em Fortaleza, com a participação de quatro equipes: Stela (que passou a se chamar Fortaleza), Rio Branco (atual Ceará Sporting), Rio Negro e Maranguape. A final foi jogada em 22 de outubro, com vitória do Rio Branco por 1 a 0 sobre o Rio Negro, gol assinalado por Olsen. O time campeão formou com Aldo, Garcia e Speedy; Célio, Carlito e Gotardo; Abreu, Pinto, Meton, Olsen e Ninito.

Liga Metropolitana

Com várias equipes já formadas em Fortaleza, em 21 de maio do ano de 1915, decidiu-se criar, sob a presidência interina de Alcides de Castro Santos, presidente do Stella, a Liga Metropolitana Cearense de Foot-ball, semelhantes a outras que surgiram no Brasil. Depois o eleito foi Heitor Augusto Borges, tendo como vice Clodoveu Morais.

Os cronistas que escreveram sobre o futebol cearense informam que a criação dessa associação vinculou-se à necessidade de "melhor organizar o futebol local", pois com a falta de campos (os jogos passaram a ser realizados nas praças, a exemplo da Clóvis Beviláqua) havia muitas brigas e discussões, com times que marcavam jogos para um campo na mesma hora em que outro também tinha marcado - caberia à Liga organizar e promover os jogos entre os clubes.

Um outra razão para a instituição da Liga de Foot-ball estava a questão classista e racial: os jovens de boa posição não desejavam se "misturar" com elementos da "ralé" e "pretos", com o "povinho das areias", como eram tratados preconceituosamente os segmentos populares. Prova disso é que no primeiro camponato da Liga, ainda em 1915, apesar da grande quantidade de times, só participaram quatro equipes, todas de "bons moços" (Ceará, Maranguape, Rio Negro e Stella).

Os times da Liga eram proibidos até de jogar amistosamente com as equipes não filiadas, tal a segregação social, étnica e esportiva.

Havia então, uma divisão para preservar os times principais (de bons moços e da elite), e uma segunda divisão, um campeonato distinto e disputado por times e pessoas de "menor expressão".

CAMPEONATOS DA LIGA METROPOLITANA DE FOOT-BALL CEARENSE

Recorte de Jornal sobre o Campeonato Cearense de 1915
Fac-símiles do Diário do Estado sobre o jogo final
de 1915 do Campeonato da Liga Metropolitana
 
1915 - Em 7 de dezembro termina o primeiro campeonato oficial de futebol (hoje Campeonato Cearense de Futebol) realizado em Fortaleza, reunindo os times Ceará Sporting Club, Stela, Rio Negro e Maranguape. Sagrou-se Campeão o Ceará Sporting Club, ao derrotar o Stela pela contagem de 2x1, no Campo do Prado.
O juiz da partida foi Lúcio Bauerfeldt.
Os gols foram marcados por Humberto Ribeiro e Pacatuba para o Ceará e Pedro Riquet para o Stela.

O Ceará Sporting Club formou com: Aldo Silva, Meton Pinto, Garcia; Raimundo Justa "Ninito", Silveira e Rola; Abreu, Pacatuba, Humberto Ribeiro, Gotardo Morais e Guilherme.
O Stela formou com: Gilberto, O. Cabral e Oscar Loureiro; Carlos Alberto, João da Frota Gentil (João Genti)l e Clóvis; Pedro Riquet, Clodoveu, J. Bruno, Walter Jansen Barroso (Walter Barroso) e Walter Olsen.

1916 - Participantes: Ceará Sporting Club, Riachuelo Sport Club, Rio Negro Foot-ball Club e Stella Foot-ball Club, ambos de Fortaleza, e Maranguape Football Club de Maranguape. O time Ceará Sporting Club foi o campeão, ao vencer o Maranguape em jogo realizado no Campo do Prado, no dia 06 de agosto de 1916, por 2x0, gols de Walter Barroso.

1917 - Participantes: Ceará Sporting Club, Hespéria A.C., Rio Negro Foot-ball Club e Stella Foot-ball Club, ambos de Fortaleza, e Maranguape, de Maranguape. A final foi Ceará 1 x 0 Stella, em 8 de dezembro.

1918 - Participantes: Ceará Sporting Club, Fortaleza Sporting Club, Hésperia A.C., e Rio Negro Foot-ball Club, todos de Fortaleza. Pela quarta vez consecutiva é campeão o Ceará Sporting Club em 17 de dezembro de 1918, na final contra o Fortaleza (2x0, gols de Walter Barroso e Enoch.

1919 - Participantes: Bangu, Ceará, Fortaleza, Guarany Atletic Club e Hésperia Atlético Clube, todos de Fortaleza. O Ceará Sporting Club foi, mais uma vez, o campeão.

Observações
A Liga Metropolitana antecedeu a Associação Desportiva Cearense, hoje atual Federação Cearense de Futebol. O campeonato de 1914, vencido pelo Rio Branco (atual Ceará) foi organizado pelos próprios clubes e acabou por dar origem a Liga metropolitana.

Fundado em 1912, o Fortaleza mudou seu nome para Stela em 1915, voltando a se chamar Fortaleza em 1918. O Rio Branco foi fundado em 1914; passou a se chamar Ceará Sporting Club em 1915.
No ano de 1919 (1) a Liga organizou dois campeonatos.

Ato de Homologação (Ato N° 11/2008) - Reconhecimento dos títulos do Ceará SC
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF - CE), Ernando Uchoa Lima Sobrinho, recebeu do auditor Haroldo Guimarães, em 16/12/2008, o acórdão do julgamento que reconheceu o pentacampeonato conquistado pelo Ceará de 1915 a 1919, como campeonato estadual. No dia 17/12/2008, o pentacampeonato do Ceará foi homologado pela Federação Cearense de Futebol (FCF), através do Ato N° 11/2008 do presidente, Mário Degésio. Confira na íntegra o Ato N° 11/2008

Veja também O Penta do Ceará Sporting 89 anos depois das conquistas

CAMPEÕES NO PERIODO 1914-1919

ANO CAMPEÃO VICE
LIGA METROPOLITANA
1919 (1)
1919
Fortaleza
(Ato N° 11/2008)
Ceará
--
1918 (Ato N° 11/2008) --
1917 (Ato N° 11/2008) --
1916 (Ato N° 11/2008) --
1915 (Ato N° 11/2008) --
CAMPEONATO AVULSO
1914 Rio Branco Rio Negro

Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural - 2005. Autor: Miguel Angelo de Azevedo - Nirez - 2005; Federação Cearense de Futebol; demais citadas no texto; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 22 de setembro de 2006 - atualizada em 08/Agosto/2016.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol