Historia da Copa do Mundo de 1930

Em Portugal, a Liga NOS 2018/19 terminou com o Benfica conquistando seu 37º título de campeão português. A campanha do time "encarnado" ficou marcada por uma goleada histórica de 10 a 0 ao Nacional da Madeira, números que há muito não se viam no escalão máximo do "país irmão" e que nos transportam para outros tempos. De resto, as "águias" carimbaram aquela que foi a maior goleada do campeonato português nos últimos 55 anos. Afinal, quais terão sido as cinco maiores goleadas da história do futebol português?

No levantamento efetuado, considerámos partidas válidas pela 1ª divisão portuguesa - atual Liga NOS -, a "prova rainha" Taça de Portugal e sua versão anterior, o Campeonato de Portugal. Para os amantes dos mercados de "overs" da Betfair, esses seriam autênticos jogos de sonho...
  Maiore goleadas futebol portugues
Fonte: Pexels

Mindelense 0-21 Sporting
A temporada é 1970/71. Na época, os clubes das então colónias portuguesas participavam da Taça de Portugal, segunda competição mais importante do país. O Mindelense, clube de Cabo Verde, viria a enfrentar o Sporting nas oitavas da competição. Os "leões" de Lisboa não tiveram dificuldades em seguir na prova, impondo uma goleada por 21 a 0 em que o grande destaque foi Fernando Peres, autor de nove golos. O Sporting viria a conquistar essa edição da competição.

  Sporting 18-0 Torres Novas
O Sporting também surge na segunda posição desse ranking e em um contexto idêntico - no Campeonato de Portugal 1927/28, decretado pela Federação Portuguesa de Futebol como prova antecessora da atual Taça de Portugal. Logo na 1ª eliminatória da competição, marcada por várias goleadas, o Sporting viria a golear o CD Torres novas por 18 a 0, iniciando seu percurso rumo à final que no entanto terminaria com uma derrota por três a um às mãos do Carcavelhinhos.

  Porto 18-0 Ginásio Lis
Também entre as cinco maiores goleadas da história do futebol nacional surge o encontro entre Porto e Ginásio Lis, uma vez mais válido pelo Campeonato de Portugal, época 1931/32. Frente ao time leiriense do Ginásio Lis, o time do "dragão" igualou o feito sportinguista ante o Torres Novas e se assegurou entre as maiores goleadas de sempre.
 Maiore goleadas futebol portugues
Fonte: Pexels

Belenenses 17-0 Vila Franca
Por esta, o leitor decerto que não esperava. Domingo, 7 de novembro de 1982, eliminatória da Taça de Portugal no Restlo em Lisboa. O Belenenses, treinado por Félix Mourinho, "despacha" o time açoriano Vila Franca por 17 a 0. Maior curiosidade sobre o jogo? José Mourinho (esse mesmo!) vai para o jogo ao intervalo e aponta quatro dos 17 gols dos "azuis do Restelo" na partida, ajudando a estabelecer um registo que continua a ter honras de destaque até os dias de hoje.

  Vasco da Gama Vila Franca do Campo 2-16 Madalena
A goleada mais recente que consta nesse ranking aconteceu entre times do arquipélago português dos Açores, ambas dos distritais (escalão mais baixo do futebol português) mas, claro está, em contexto de Taça de Portugal, caso contrário não integraria essa lista. Na época 2001/02, o Vasco da Gama de Vila Franca do Campo foi perdeu em casa com o Madalena, por impressionantes 2-16. 

Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Citadas no texto e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 24/Maio/2019.

 

Shopping Campeões do Futebol