Federação Maranhense de Futebol  O PRIMEIRO CAMPEONATO NO MARANHÃO - 1909



História - Parte 1 História - Parte 2 Torneio de 1909 1ª Divisão 2ª Divisão Outras Competições Arquivo   + ESTADUAIS


Em março de 1909 foi anunciado um torneio de futebol a ser disputado por sócios do Fabril Athletic Club-FAC e o Maranhense Foot-Ball Club-MFC. Cada clube deveria inscrever 24 jogadores, que seriam divididos em 4 equipes de 6 jogadores cada, para trinta minutos de duração em cada partida (Pacotilha, 23 de março de 1909). O primeiro jogo da série deveria começar em 11 de abril, disputando-se dois jogos por domingo, sendo o encerramento em 02 de maio, entre os times que tivessem melhor classificação no campeonato. Inscritos os jogadores, foram sorteados entre os dois times existentes os jogadores e respectivas vestimentas segundo o Quadro 1 adiante que segue a identificação então adotada por letras do alfabeto.

No primeiro domingo jogaram: E x H – referee: C. E. Clissold; C x B – referee: T. H. Downey. No dia 25: A x D – referee: J. M. A Santos; G x F – referee: T. H. Downey. A seguir é dada a escalação dos times, distribuídos os jogadores nas seguintes posições:
goal-keeper (1); full-backs (2); forwards (3), e que os times começariam a se enfrentar a partir do dia 18 de abril (Pacotilha, 17 de abril de 1909).

A primeira rodada desse primeiro concurso – campeonato – de foot-ball teve os seguintes resultados (Pacotilha, 19 de abril de 1909):
Jogo 1 – E 5 x 0 H; gols de J. Mário (4) e Cunha Júnior (1); Jogo 2 – C 4 x 2 B; gols de Downey (4), não sendo informados o(s) marcador(es) da equipe “B”.

A segunda rodada não foi realizada na data prevista – domingo, 25 de abril – por “motivo de força maior” (Pacotilha, 24 de abril de 1909, sábado), porém não se informando qual seria o motivo do impedimento. Na edição d’ A Pacotilha de 1º de maio, sábado, é anunciada a realização da segunda rodada, dando-se a escalação das equipes que se enfrentariam (Pacotilha, 1º de maio de 1909, sábado).

Lamentando as chuvas que caíram no domingo – 02 de maio – prejudicando o desempenho dos jogadores, a segunda rodada foi realizada com os seguintes resultados (Pacotilha, 04 de maio de 1909): A 1 x 0 D, gols de Rego Serra; G 2 x 0 F, gols de A Gandra, sendo que na quinta-feira – 06 de maio – haveria novo sorteio, dos times vencedores, para as partidas de domingo: B x G; e H x D; dando-se a escalação de cada uma delas, servindo de árbitro, para ambos os jogos C. E. Clissold.( Pacotilha, quinta-feira, 06 de maio de 1909). Os resultados foram, na primeira partida: B 10 x 0 G, gols marcados por Downey: dois no primeiro tempo e oito no segundo; e na segunda partida: H 4 x 2 D, gols marcados por Satú Bello e J. Mário no segundo, não se informando quantos cada um marcou, nem quem fez os gols do D.

Os jogos, conforme rezava o Regulamento, foram disputados em dois tempos de 15 minutos cada um, sendo que no intervalo do primeiro jogo, jogava-se o primeiro tempo do segundo jogo; terminado este, voltavam a jogar as equipes da primeira partida o seu segundo tempo; terminada esta, o segundo match do dia. A final do Campeonato de Foot-Ball seria disputada entre as equipe do “B” x “H”, vencedoras das “semi-finais”, cuja composição dos “teams” segue no Quadro 2.

Embora previsto no Regulamento, a cobrança de ingressos nas semi-finais, a partir da segunda fase da competição, não foram cobrados devido às intensas chuvas que vinham castigando a cidade; mesmo assim houve grande afluência de público em todas as partidas. Para a partida final, seriam cobrados os ingressos. No domingo marcado para a grande final desse “primeiro Campeonato Maranhense de Foot-Ball”, voltou a chover muito, a partir das três da tarde – o início do jogo estava marcado para as quatro -, o que impediu a presença do grande público esperado. O jogo começou às 4 ½, e “... esteve realmente bem disputado, pois os footballers jogavam com interesse”, informa o cronista d’ A Pacotilha.: “Após porfiada luta, o team “B” conseguiu marcar o goal, dando-se por encerrada a primeira parte do programa. Na segunda parte contava ainda a victória ao team “B”, que fez um segundo goal. Depois disto o team “H” fez um goal, correndo o match sem resultado até o final. Coube, portanto, a victória completa ao team ‘B’”, porém não foi informado o nome dos marcadores.

Nestas condições, os primeiros campeões maranhenses de foot-ball, em concurso disputado em 1909, entre os sócios footballers dos clubes Fabril e Maranhense, então existentes em São Luís do Maranhão, foram os seguintes: Goal: E. Simas; Full-backs: M. Sardinha e Raymundo Almeida; Forwards: T. H. Downey; J. F. Costa (captain); e M. Mathias Filho (F. C. Ribeiro, que disputou a primeira fase do torneio, ao que parece foi substituído por M. Sardinha no jogo final).




Fontes: DA COSTA, Lamartine (Org.) - Atlas do Esporte no Brasil - Rio de Janeiro - CONFEF, 2006.
Pesquisas de Leopoldo Gil Dulcio Vaz - professor de educaçao fisica, pesquisador-associado do Atlas do Esporte e socio do IHGM.
Página adicionada no Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br em 23/Julho/2011 - revisada em 12/Janeiro/2018.

 

Shopping Campeões do Futebol